Autor Tópico: RAW!!! como usar??  (Lida 1819 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 06 de Abril de 2009, 09:30:07
Bom Dia!!!

ja li algumas coisas sobre o formato raw, porem nao tenho usado, pois e um arquivo grande, que toma muito espaço no cartao, fica pesado, e eu nao sei o que fazer com ele.

mas agora resolvi estudar um pouco mais sobre esse formato, para tentar tirar provito dele, pois acho que fotografar em raw para depois somente converter o arquivo em jpeg, entao fotografo direto em jpeg.

1-essa e minha duvida, o que fazer com o arquivo?
2-que programa usar para manipular o arquivo?
3-o que manipular nele?
4-porque manipular o arquivo manualmente, e melhor do que deixar que a maquina faça?
5-quais a principais vantagens do formato raw?
6-o arquivo tem que ser convertido para mandar revelar(imprimir)?
7-onde consigo alguns artigos para me ajudar?

obrigado!!


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2009, 10:06:17
Marcio, isso é uma discussão grande, mas resumindo para você, fotografar em RAW é bom pois você pode se preocupar me fotografar (compor e registrar os momentos) em vez de se preocupar com balanço de branco e outros ajustes finos da sua câmera.

Por que é melhor deixar para fazer estes ajustes finos depois? Pois em cada situação as variáveis envolvidas podem estar alteradas e você não tem tempo para ficar mudando os ajustes o tempo todo. Imagine pedir para o padre esperar durante a cerimônia de um casamento, pois você está batendo o branco novamente, já que as luzes do cinegrafista e do altar estão diferentes das luzes da entrada da igreja.

Outro detalhe, cada foto "pede" um tratamento diferente, haverá fotos em que você deseja mais saturação nas cores, outras com mais ou menos nitidez, etc. Fotografando em RAW você pode dar o tratamento adequado a cada foto, em jpg você fica preso a configuração que fez na câmera.

Recomendo procurar na internet por raw vs jpg, tem muita discussão sobre isso.

Respondendo às suas perguntas:

1-essa e minha duvida, o que fazer com o arquivo?
Importar no Adobe Lightroom ou Photoshop, ou programa próprio da sua câmera.

2-que programa usar para manipular o arquivo?
Adobe Lightroom ou Photoshop, ou programa próprio da sua câmera.

3-o que manipular nele?
Tudo o que desejar, desde WB (balanço do branco), nitidez, saturação, curvas, etc

4-porque manipular o arquivo manualmente, e melhor do que deixar que a maquina faça?
Respondi no texto acima

5-quais a principais vantagens do formato raw?
Respondi no texto acima

6-o arquivo tem que ser convertido para mandar revelar(imprimir)?
Tem que exportar para jpg

7-onde consigo alguns artigos para me ajudar?
Busque na internet por raw vs jpg
« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 10:08:31 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
SBC - SP   FLICKR


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 12:48:23
eu tenho um pdf sobre RAW, ele é em ingles, mas ajuda...

http://www.conexaobrazil.com.br/pedrogabriel/RAW%20Materials.pdf
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2009, 15:37:38
Dá uma lida:
http://www.kenrockwell.com/tech/raw.htm

Devo avisar que o Ken Rockell faz ótimas fotos, o que nos inspira a tomá-lo como modelo, mas ele é extremamente IRREVERENTE, APARECIDO e tem um gosto especial por ser POLÊMICO.
Leia o texto (que é ótimo) em um dia de muito bom humor, compreendendo que as opiniões dele são adequadas ao estilo de fotografia que ele prefere.

A "bottom line" disso tudo é: Se for pra fazer com o RAW no Photoshop o que os algoritmos da câmera fariam sozinhos, fotografe em JPEG e seja feliz. RAW no Photoshop é só pra deixar a foto MELHOR do que a câmera deixaria.
Abraço.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Daya_Faria

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2009, 10:59:45
Olá

Trabalho com edição fotográfica, a há poucas semanas comecei a fotografar sessões no estudio onde trabalho, porém, já tenho intimidade com o RAW há 3 anos, e sinceramente, acho muito melhor a edição, por ser um negativo do digital (como todos já sabem)

Mas a minha opinião, procuro usar o raw somente em sessões internas ou externas, não em eventos, mesmo porque a quantidade de imagens para a edição fica bem menor em sessões do que comparada aos eventos.



Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2009, 11:22:19
Daya, mas toda imagem deve ser processada, ter muitas imagens para processar faz parte do trabalho, pois eu nunca entregaria uma imagem não processada a um cliente, mesmo que tivesse feito 800 fotos no casamento dele.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2009, 23:19:49
Concordo com o Alexis, no LR, quase nao da trabalho fazer esse trabalho. (Pelo menos os ajustes básicos).  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2009, 19:51:35
Acompanhe o blog do Ivan sobre RAW
http://123rawfotos.wordpress.com/