Autor Tópico: 2a Clínica de Análise Fotográfica - EXPERIMENTAL  (Lida 9601 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 17 de Abril de 2009, 08:45:47
2a Clínica de Análise Fotográfica


Propósito:

Oferecer aos interessados uma análise balanceada e aprofundada de suas fotografias e de seu processo fotográfico realizada pelo mesmo analista dentro do modelo da 1a Clínica ocorrida neste fórum. Há algumas modificações entre esta e a primeira, naturais evoluções a partir de observações nela feitas e coerentes com o propósito meramente experimental das clínicas.

A Clínica de Análise Fotográfica é uma atividade volitiva e grauita e tem por objetivo oferecer aos interessados análises estruturadas de suas fotos, permitindo um tipo de diálogo e de retorno superior à mera manifestação de gosto, abordando o conjunto técnica-estética-poética.

Como Funcionará:

Trata-se de um experimento, então é algo cujo funcionamento obedecerá a regras experimentais, que poderão, ao meu exclusivo julgamento, ser adaptadas aos casos específicos, mas, grosso modo, será da seguinte forma:

1) Haverá apenas 5 participantes, e esses 5 participantes serão selecionados entre os 10 primeiros que postarem fotos neste tópico dentro das regras abaixo especificadas;

2) Àqueles 5 que ficarem de fora das análises não cabe nenhuma reclamação por isso. As fotos analisadas serão selecionadas por conterem pontos interessantes de análise e por terem algo que permita generalizações úteis a mais pessoas; Pode haver menos de cinco participantes selecionados caso não haja essa quantidade de fotos com interesse.

3) Cada pessoa deve postar até três fotos com 600 pixels na maior dimensão, sem moldura. O analista (eu) selecionará entre essas três fotos aquelas que serão analisadas, podendo ser uma duas ou três, ao meu exclusivo critério;

4) As três fotos deverão ser postadas juntas no mesmo post;

5) Mais de três fotos implica na não participação da pessoa;

6) Acima do 10 participante, as postagens serão ignoradas.

7) Cada foto deve vir acompanhada de um título e de uma explicação sobre o fato daquela foto ter sido escolhida para essa clínica. Repito: não é para dizer porque fez a foto e sim dizer porque a escolheu para a clínica. Não deve haver dados técnicos na fotografia nem menção de lente nem da câmera, desejavalmente deve ser apagado o exif, a fotografia deve falar por si mesma;

8) Fotografias que tenham características de série poderão sofrer análise conjunta;

9) O analista responderá apenas uma vez a esclarecimentos após análise quando solicitados por cada participante, e sua resposta será delimitada por seu exclusivo julgamento de necessidade e oportunidade;

10) Antes de postar pense se suas fotos precisam deste tipo de análise ou ainda contém outro tipo de problema mais relacionado ao domínio da câmera. O objetivo desta clínica não é ensinar técnica e quando ela for mencionada não será acompanhada de "como fazer".

Postagens até 21 de abril. Em 21 de abril considero encerradas as inscrições, ou quando completarem 10 inscritos, alternativamente, o que ocorrer primeiro.

Então, vejamos... Vamos supor que 10 pessoas postem três fotos cada uma. Entre essas 10 pessoas escolherei 5 pessoas para terem fotos analisadas, ou seja, um conjunto de 15 fotos. Dentro desse conjunto, escolherei uma, duas ou três fotos do participante para analisar, então serão analisadas um número de fotos entre 5 e 15, no máximo (provavelmente 7 a 10 fotos, pois a idéia é apenas uma ou duas análises por pessoa).

Pode haver, na análise, menção sobre as outras fotos dos participantes, mas não haverá respostas posteriores sobre essas menções. Apenas a foto analisada poderá ser objeto de um esclarecimento adicional.

Esta clínica não gera qualquer obrigação para o analista, nem nada poderá ser dele cobrado. Trata-se de ação voluntária dosada conforme a oportunidade, a disponibilidade de tempo e o interesse. Quem postar fotos saberá que pode não as ter analisadas sem que caiba qualquer reclamação por isso. Em caso extremo de rumo indesejado do tópico pode não haver análise de nenhuma foto, até.

Aí está a proposta.

Quem quiser, pode postar.

Ao postar estará concordando com tudo acima dito.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2009, 09:32:17
Ivan, uma pergunta porque eu tenho uma foto que gostaria de uma opinião tua.

As fotos devem ter exatamente 600 px no lado maior ou pode ter menos?
E, uma simples moldura seria permitido?

Te pergunto isto porque eu poderia fazer a foto exatamente com estas características, mas receio não dar tempo, pois a foto original não está aqui comigo.

Abraços.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2009, 09:56:06
Ivan, uma pergunta porque eu tenho uma foto que gostaria de uma opinião tua.

As fotos devem ter exatamente 600 px no lado maior ou pode ter menos?
E, uma simples moldura seria permitido?

Te pergunto isto porque eu poderia fazer a foto exatamente com estas características, mas receio não dar tempo, pois a foto original não está aqui comigo.

Abraços.

Peri;

Um exercício que tem regras coletivas deve ser feito com estrita adesão a elas, do contrário torna-se extremamente trabalhoso para mim, pois terei de arbitrar caso a caso.

As fotos devem ter exatamente 600 pixels na maior dimensão e não devem ter moldura.


peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 09:58:34
Ok Ivan, sem problema algum e que assim seja então.
Se der tempo posto de noite, se não der tudo bem.

Abração.
 :ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2009, 10:28:26
Putz....Eu estou agora na firma e não vou conseguir colocar três que tinha separado em casa, mas essas eu acho legal também e já tinha postado na primeira clínica.

Gostaria da sua opinião quanto a composição, tratamento, o olhar do fotógrafo. Inclusive algumas delas eu postei no Corredor Polonês.

1- Angustia do pai vendo ele ainda sem um irmão. Quem sabe 2010.


2- Cores e luz. Não sei se foi o momento q foi muito agradável pra mim, mas eu gosto dessa.


3- Casamento e pequeno incidente na piscina.


Obrigado Ivan. :ok:
« Última modificação: 17 de Abril de 2009, 10:31:24 por Leandro Federsoni »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2009, 11:51:42
Como disse, vou tentar participar dessa vez, embora ainda ache que estou na fase de encantamento com o tema.

Foto 1: Dois irmãos


Foto 2: Sem rosto


Foto 3: Minha vida


Motivo da seleção:
De modo geral, selecionei 3 fotos que pudessem comunicar algo além de uma técnica bem executada ou uma foto exuberante. Não sei se fui feliz, por isso o interesse na análise.
« Última modificação: 17 de Abril de 2009, 11:57:01 por Kika Salem »


helvio1979

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2009, 12:06:07
Ola Ivan, essa fotos podem ser analisadas em conjunto e o motivo para escolhe-las é que começo por aqui um conceito na minha expressão fotografica, que é a busca de inserir o elemento humano apenas como parte da solução estetica e não como o objeto maior da foto, nessas imagens aproveito para trazer o ludico para as minhas fotos o que as torna especiais porque uno a conceitualização com a experimentação.
Obrigado e parabens por mais uma bela iniciativa.


A Equilibrista


O Contorcionista


A Plateia


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2009, 15:43:50
Ola Ivan!!!
Parabens pela iniciativa, terei o maior prazer em ter umas fotos analizadas por vc!!!

Mas vamos la!!

Escolhi essa 3 fotos por terem me causado a mesma duvida quando as fiz. o equilibrio entre ruido, clariade e nitidez. visto que para melhorar uma temos que sacrificar outra.

veja o que vc acha Ivan do equilibrio desses parametros, pois para deixar o ceu azul, tenho que sacrificar a luminozidade dos barcos e das plantas, e na da garça, tive que sacrificar um pouco a velociades para ter um pouco de luminosidade. ou vc e a favor de clareamento no PS? (mas ai tambem sacrificamos a nitidez, e aumentamos os ruidos)

mas vou deixar essa analise para vc, essa e outras que sei que vc deve ter observado, mas que fogem aos meus olhos.


1º a capitura do momento exato.



2º Ceu magnífico


3º Caminho dezerto



BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2009, 17:09:07
Olá, Ivan.
Seguem três fotos com motivos distintos para concorrerem à clínica:
1. Belo Sorriso
Sobre a parede branca compondo parte do fundo do retrato: distrai?
Acredito que o interior da casa, compondo mais da metade, tenha ficado acertadamente subexposto para esconder uma quantidade de detalhes sem importância, enquanto ficou ainda visível o suficiente para explicar o cenário


2. Movimento Iminente
Sobre composição e white balance. Acredito que há uma vasta área sem interesse no quarto superior direito da foto, mas que era importante para ajudar a delimitar o cenário. A luz ambiente já era amarelada e eu, que gosto de tons quentes, tentei preservá-la. Exagerei?


3. Primeiro Interruptor
Sobre composição. Acho que a colocação do primeiro plano no lado esquerdo provoca um passeio "inquieto" do olhar: vemos o objeto principal primeiro, seguimos adiante e, como não há mais nada de interesse, voltamos ao objeto principal. Gostei bastante do emolduramento pela luz de fundo.

Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




peridapituba

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2009, 20:13:06
Minha foto, apenas uma.
É uma foto que me traz algumas questões dúbias como a inclusão do título para que ela seja entendida.Não sei até que ponto a não inclusão dele se traduz de forma eficaz.Gostaria de saber uma opinião sobre este ponto e sobre questões de composição(É adequada para o entendimento da cena, não é, etc).Tenho a foto como resolvida, mas uma opinião sobre estes aspectos me direcionariam em composições futuras e como elas podem/poderiam funcionar.A questão do tratamento, enfatizando a cena a partir do título, também poderia ser analisada por você.

Título: Vasco 0x4 Botafogo - Cariocão 2009.
Búzios, Rua das Pedras - Semana Santa.



Abraços.
 :ok:




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2009, 19:33:30
Escolhi essas fotos porque pretendia passar alguma sensação. Como não é para descrevê-las pois não cabe fazer isso aqui, queria saber se consegui meu objetivo.
Não gosto muito de títulos (porque na verdade não sei escolhê-los), então talvez eles sejam um pouco genéricos :\

1. Fim de tarde


2. Flor


3. Game Over



Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2009, 00:53:15
Olá, Ivan. Bom, você já deve ter percebido qual minha abordagem na fotografia, durante minhas postagens aqui no fóum. A escolha desse tema foi excepcional.

Minha contribuição deriva da intenção experimental, somada à intenção artística. No caso dessas fotos, são apenas minhas leituras de artistas que considero muito: Picasso, Giger e Wahrol.

Violão



Alien´s Dream



Acorde Azul


`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2009, 07:48:58
1. "Papai do Céu..."


2. Preguiça


3. Um dia qualquer


Todas as fotos têm duas coisas em comum: meu momento pessoal e uma tentativa de mudança no processo fotográfico, que se inicou há mais tempo. Quanto ao primeiro aspecto: perdi minha esposa e o bebÊ de oito meses e meio, uma semana antes de marcar a cesárea, há exatamente dois meses e um dia, e o processo está sendo influenciado por isso. Essa influência será permanente? Não sei. Quanto ao segundo aspecto: mudança de proposta, mudança esta que vinha acontecendo, de tornar a fotografia mais pessoal, e que teria na família - esposa e filho(s?) os cúmplices perfeitos. Tenho, apesar desta perda, os amigos que estão cuidando de mim, para continuar esse desenvolvimento.

Abraço, Ivan.




wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2009, 14:08:36
Perdi essa também. estou viajando e só volto no prazo final, mas vou acompanhar.
abraços,


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2009, 00:57:56
Minha motivação ao postar estas fotos aqui é de ter uma análise mais profundas das fotos que tenho tirado, venho da área de exatas e apesar de estar trabalhando como fotógrafo ainda não me sinto "fotógrafo", talvez ainda me falte sensibilidade ou segurança para me sentir realmente "fotógrafo". Fotografia não é como engenharia, em que é relativamente fácil atestar o conhecimento de um engenheiro, fotografia é um tanto quanto subjetiva e é muito mais difícil saber como estamos nos desenvolvendo como fotógrafos.

Todas estas fotos foram tiradas no mesmo dia. Tem muito pouco tratamento em todas elas, apenas passei para P/B duas delas e a outra puxei um pouco o contraste, não existe corte, está do jeito que vi no visor.

Leitura


Pescaria urbana


Metal e madeira