Autor Tópico: Enquadramento  (Lida 2079 vezes)

Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Online: 17 de Abril de 2009, 09:16:51
Gostaria de saber a opinião dos amigos a respeito da regra dos terços. Ela se aplica a todo tipo de fotografia?
Fiz algumas fotos de um evento aplicando a regra, as pessoas "estranharam" ao não se ver centralizadas na foto.

abraço a todos e obrigado pelas opinioes


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2009, 12:12:04
A finalidade de não se centralizar o assunto principal é dar movimento a cena, contextualizar o assunto principal e fazer com que o observador caminhe com o olhar por todo o cenário. Se o que vc está fotografando é algo único na imagem, o resto é desinteressante (um retrato, por exemplo), não há porque não centralizar. Mas seria bom fechar, então, o enquadramento neste assunto. Do contrário vai ficar um poste perdido numa cena que não interessa a ninguém. Se vc está numa festa e quer fotografar um casal perto de uma parede lisa, não há porque jogar o casal no canto e incluir a parede no enquadramento. Melhor um close!
Por outro lado, se vai fotografar o casal e ao fundo a festa está bombando, as vezes vale a pena colocá-los no ponto de ouro e deixar a festa aparecer ao fundo, para contextualizar.

Mas, o mais importane: Cada foto é uma foto. E tem que ser pensada. Não se pode considerar nada como absoluto. Vale a pena analizar o que você quer mostrar: Uma coisa? Uma coisa num lugar? Um lugar com uma coisa? Duas ou mais coisas? Pense nisso antes de enquadrar e eleja o que é importante para montar um quadro (como digo a minha filhinha quando ela vai fotografar: "Faça um bonito quadro que conte uma estorinha!"). Eleja o que tem de ter mais destaque, o que deve vir primeiro, qual o seu ponto de referência, onde você quer colocar o observador, etc, etc, etc..

Tem umas dicas minhas sobre isso aqui ó:
http://stosfot.wordpress.com/2008/12/14/aula-4/

Veja lá se ajuda!

Abraço!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2009, 16:37:07
Cara, foi uma aula o que vi no link. valeu mesmo. muito obrigado.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2009, 17:17:15
O Marcelo já disse e ensinou tudo Marcos, só acrescento a conhecida frase entre os amantes da arte: "Fotografia é escolha!".

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2009, 17:19:35
é verdade chello, mas é que pra quem tá começando pinta uma insegurança e é sempre muito bom contar com as dicas e ensinamentos de voces.
mais uma vez muito obrigado por tudo
[]s


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2009, 17:23:14
Não, não questionei a sua postura em perguntar Marcos. Longe disso.
Me expressei mal é verdade. O que quis salientar é que sempre deve-se ter em mente que nenhuma regra é lei e única. Como o belo exemplo do casal na parede branca e lisa dado pelo Marcelo, ou você se prende à regra e torna a composição vazia ou foge dela e valoriza aquilo que realmente quer mostrar na sua foto, a mensagem que pretende passar.
É dessa escolha que eu falo.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Marcos Lamas

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.034
  • Sexo: Masculino
  • Eternizando Olhares
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2009, 20:31:48
Eu entendi o que vc quis dizer, e valeu muito a dica, aos poucos a gente vai se soltando e criando um estilo proprio né....
aí as escolhas vão ficando mais naturais... é tudo um processo de aprendizado, que, pessoas como vc e o marcelo estão me ajudando.. alem de estar lendo muito a respeito e praticando também.. essa é a receita não é...
gde abraço


Cristian de Sá

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2009, 21:06:52
eu acho a regra do terço muito válida, mas acontece que na medida que vc vai fotografando cada vez mais isso se torna "automático" e vc começa a compor melhor, usando objetos, monumentos, ou qualquer outra coisa que seja pra dar mais beleza na fotografia... as vezs oque importa é o momento, vc não vai deixar de pegar um flagrante pq isso não cabe a regra, certo? isso é questão de unir a técnica a criatividade.
faça o melhor de si...andei fazendo umas fotosem diagonal e de certa forma utilizei a regra dos terços e isso ajudou muito (mesmo sendo em diagonal) ... breve postarei na galeria.... enfim  o Favero já disse tudo!!

eu aprendo muito com esses caras.. sempre que posso encho eles com perguntas... rsrsrs
Nikon D40 lente  18-55mm e 50mm 1.8
http://cristiandesa.wordpress.com/


Serginho Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2009, 17:31:28
Só posso falar uma palavra sobre a aual nesse tópico:

OBRIGADO!  :clap: :clap: :clap:
Apenas um curioso... mas estou estudando!



Nikon D80 - Sb900


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2009, 11:21:47
A única regra é: não há regras! Faça de todas as formas possíveis, conforme a ocasião, fundo, tipo de fotografia, dependendo do que desejares, etc...  :ok: :ok: :ok:

Abraço, Blasius.

Há, já ia esquecendo, não importa como você faça, não desanime, sempre vai ter alguém que vai criticar e não vai gostar...
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 11:22:52 por Blasius »
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Rod

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
  • Niterói - RJ
    • http://www.flickr.com/photos/rodrigopenna
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2009, 01:56:13
Na filosofia de fotografar, acho que essa regra é basica ! heheh

apoio os amigos, cada caso é um caso.. ;)

Abraços !
Canon - 300D Rebel + 18-55mm f 3.5/4/5 (kit) + 50mm f 1.8 II + 24-70mm f2.8 SIGMA + 28-135mm f3.5-5.6 IS USM


César Motta

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • Cezär Motta | Photographer
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 22:25:01
Regras são ótimas, mais quebrá-las é melhor ainda!!!
Abs!
CEZÄR MOTTA | Phtographer
e-mail: pub @ cezarmotta . com
www.cezarmotta.com