Autor Tópico: lentes analógicas servem para camera digital?  (Lida 23544 vezes)

Zwicker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 17 de Abril de 2009, 17:39:01
Boa tarde à todos! Sou novo por aqui, e não sou profissional. Entrei neste fórum pois gosto muito de fotografia e estou pensando em trocar minha MZ-50 por uma digital, que ainda não sei, talvez K20 (sugestão de um amigo), e minha dúvida é se vou poder aproveitar minhas lentes 35-80 e 100-300 da MZ que é analógica. Alguém saberia me dizer com certeza? Muito obrigado!!
Aceito sugestões para comprar outro modelo tendo em vista que irei ao EUA daqui um mês e queria aproveitar ;), lembrando que meu ojetivo não é profissional, mas gosto muito da brincadeira!!!


Mario A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
  • "O mundo por relexos"
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 09:37:12
Oi Zwicker

Eu tenho uma Samsung GX10, comprei uma lente antiga (foco Manual) e consigo utiliza-la na minha camera..

Se vc tiver que selecionar a abertura na propria lente, e so colocar a camera no modo que ela da prioridade na abertura e seleciona a velocidade de modo automatico, funcionou na minha.

Nao se esqueca que as lentes para camera de Filme sao para o que eh chamado "Full Frame" que seria o filme 35mm, para as cameras digitais vc tem que considerar o tamanho do sensor para essas lentes.

No caso da minha Samsung o sensor e 1.5x (fator de Crop) ou seja sua 10-300 vai ser (100 x 1.5 = 150mm / 300 x 1.5 = 450.00).

Fora isso para a escolha da camera, vc tera muito mais facilidade de arrumar lentes usadas para Nikon e Canon.

Fora isso.. boas fotos..

Mario
www.flickr.com/photos/marioandreazza<br />Samsung GX10<br />Sigma 70-300mm + Macro APO + Samsung 18-55mm.


Zwicker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2009, 16:00:32
Valeu Mario! Obrigado pela informação, foi muito útil! Tenho ainda 30 dias para decidir qual comprar. Obrigado!!
Charles


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2009, 09:07:34
Zwicker, atualmente a baioneta 'K' (Pentax) é a mais receptiva a qualquer tipo de lente, originais ou não. Para lhe dar uma idéia, possuo lentes com montagem baioneta e rosca que uso na K20D, e todas funcionam nas atuais DSLR's Pentax nos modos 'manual' e 'prioridade de abertura'. E com todas elas vc terá a confirmação eletrônica de foco da câmera, sem necessidade de adaptadores (as de baioneta) ou com um adaptador simples (com as de rosca).

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2009, 18:42:18
Heber, eu ando pensando muito em pegar uma pentax digital, mas não manjo nada, essa K20D seria a top?

Zwicker, atualmente a baioneta 'K' (Pentax) é a mais receptiva a qualquer tipo de lente, originais ou não. Para lhe dar uma idéia, possuo lentes com montagem baioneta e rosca que uso na K20D, e todas funcionam nas atuais DSLR's Pentax nos modos 'manual' e 'prioridade de abertura'. E com todas elas vc terá a confirmação eletrônica de foco da câmera, sem necessidade de adaptadores (as de baioneta) ou com um adaptador simples (com as de rosca).

Abraços.


Henrique Nobre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2012, 16:24:33
Olá Zwicker!

Sou novo no MF (me inscrevi hoje) e estou olhando os posts do espaço Pentax/Samsung e respondendo quando tenho algo de útil a dizer, independente da data do post.
Já ganhei um troféu "Pá de ouro" por desenterrar posts antigos, e parece que vou ganhar mais... rsrs

O colega Heber_Dm respondeu muito bem em relação ao que voce quer saber. A Pentax é de longe a marca mais fácil para se reusar lentes antigas.

Não sei se voce continuou na Pentax no retorno da sua viagem aos EUA. Se continuou Pentax, então vou lhe dar o meu exemplo.
Tenho várias lentes analógicas, tanto de rosca como baioneta, que eu usava em câmeras de filme.

Comprei a K10D há alguns anos e simplesmente passei as lentes para ela, comprando os adaptadores rosca-baioneta quando necessários.

Uma das minhas lentes, que comprei usada há uns 3 anos, é de 1977 e é de rosca. Ela precisa de um anel de corpo rosca-baioneta. Comprei o adaptador e estou usando sem problemas e com todas as funcionalidades uma lente analógica que é "só" 32 anos mais velha do que o corpo digital onde ela está sendo usada (o fator de crop não é relevante para mim). Essa é uma das grandes vantagens da Pentax !

Abçs!


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2013, 16:46:23
Desenterrando o tópico,

Tenho objetivas analógicas que uso na minha analógica Pentax Mx: uma 28mm, 50mm e 135mm. Comprei uma Pentax K5, ou seja o encaixe baioneta é direto, mas colocando no modo manual da k5, ajustando o Iso e a velocidade do obturador, faço o foco manual, mas a câmera não dispara...
Tem alguma coisa que estou esquecendo de fazer? Confesso que não li o manual, mas pelos tutoriais que li na internet era só colocar no manual, por a lente e pronto...
 
Alguém pode ajudar?
abs
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2013, 17:15:54
Diasb veja se derrepente tem alguma função que impeça a câmera de fazer foto sem lente, parece-me que algumas câmeras tem esse detalhe...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2013, 18:09:02
Desenterrando o tópico,

Tenho objetivas analógicas que uso na minha analógica Pentax Mx: uma 28mm, 50mm e 135mm. Comprei uma Pentax K5, ou seja o encaixe baioneta é direto, mas colocando no modo manual da k5, ajustando o Iso e a velocidade do obturador, faço o foco manual, mas a câmera não dispara...
Tem alguma coisa que estou esquecendo de fazer? Confesso que não li o manual, mas pelos tutoriais que li na internet era só colocar no manual, por a lente e pronto...
 
Alguém pode ajudar?
abs

DiasB, eu tenho a K30, também tive o mesmo problema.
Tem uma opção no menu que vc precisa ativar: Utilização do anel de abertura.
Muda o status desse item e tente novamente.

Vê se dá certo com a K5 também...

"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2013, 19:01:12
AGSANTOS

Muito obrigada, fiz essa ativação no menu e consegui!! É a mesma coisa na K5! Aí uma foto com a cinquentinha:



abs,
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2013, 19:27:11
AGSANTOS

Muito obrigada, fiz essa ativação no menu e consegui!! É a mesma coisa na K5! Aí uma foto com a cinquentinha:



abs,
Bárbara

Legal Bárbara  :ok:
Depois posta umas fotos pra gente no tópico de lentes manuais:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=70153.0

Vamos trocando figurinhas aí, quem sabe lentes também  :assobi: :D
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2013, 19:35:18
Legal esse tópico, show de bola as fotos, já até favoritei ele aqui! E sim vamos manter contato, e quem sabe trocar uma lentes também.
Agora que comprei a K5 quero melhorar o meu set de lentes: manuais e digitais!
Mais uma vez obrigada!
abs
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2013, 12:27:15
Cinquentinhaaaaaaaa????

Cade a cinquentinha?

Só vi uma cinquentona 1.4... linda por sinal...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2013, 16:15:19
Parabéns pelo brinquedo novo, Bárbara! :D


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #14 Online: 04 de Junho de 2013, 09:33:34
Valeu gente,

Estou gostando muito da K5 com as lentes analógicas. Ainda nos testes, mas bem satisfeita com os resultados. Acho que vou enviar pra limpeza as lentes, pois, algumas fotos tem ficado meio "lavadas", acredito que são alguns poucos fungos que as lentes possuem.

abs,
Bárbara
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5