Autor Tópico: Pensando sobre resultados (Pode ser útil a todos os frequentadores do forum)  (Lida 1964 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Boa noite pessoal,

Tenho apanhado muito da minha câmera, como alguns que acompanham meus posts e me ajudaram sabem. Pesquisando por aí vi que muitos se queixam da tendência à superexposição da D80 e acho que a D90 também está assim, apesar disso tenho visto excelente resultados com a D80.

Nesse link http://www.flickr.com/groups/d80/discuss/72157600124196411/ que trata apenas da exposição na D80 tem fotos belíssimas. Não há a necessidade de ler o que está no site, mas acho que vale uma olhada (principalmente nas fotos de A.Joki), mesmo para quem não tem a D80 (Tem muitas fotos que eu considero excelentes), pois toda câmera têm suas falhas, mas as pessoas aprendem a contorná-las e tirarem o melhor de suas câmeras. Claro que alguém dirá que tem muito pós processamento, mas para mim pelo menos, o importante são os resultados finais.

Acho que vale para todos que em alguns momentos devem se sentir frustrados com seus resultados, independente do equipamento que possuem e espero que a galera do fórum aproveite algo disso.

Opiniões sobre como cada um se sente sobre o assunto e sobre o link serão recebidas com o maior prazer.

Espero ter contribuído de alguma forma, nem que seja apenas como uma reflexão...

Abraços,
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 02:24:54 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Achilles,

Eu também já vi fotos maravilhosas feitas com a D80, ela é uma ótima câmera, principalmente não aumentando acima de ISO400.

O controle de exposição dela também é excelente, deve ser apenas questão de costume. 


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Leandro,

Concordo com você em parte, talvez ela falhe um pouco na exposição sim, mas é uma excelente câmera, sem dúvida. O post foi mais no sentido da reflexão em relação à falhas na câmeras (qualquer uma tem seus pontos negativos) X resultados. Achei que o link poderia ser util a todos de alguma forma.

Abraços e obrigado por sua opinião.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Para mim o importante é que cada um conheça bem o equipamento e saiba de suas limitações.
A primeira câmera que tive foi uma Aiptek ( :eek: ) e através do único controle que tinha (compensação de exposição) eu conseguia resultados satisfatórios em boas condições de luz (com um tapinho no PS, é claro.
Aqui tem um exemplo:



almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Pedro,

Era isso mesmo que eu estava pensando. Ás vezes não temos os resultados que procuramos e ficamos frustrados, mas o equipamento é apenas uma ferramenta.
Essa foto que você postou está muito boa mesmo, e pelo que percebi essa câmera (não conheço) devia ser bem limitada. "Tapinha" do PS acho que faz parte. Acho difícil uma foto maravilhosa que não tenha seus "tapinhas", independente da câmera usada. Quando as condições são controladas (em estúdio)aí pode ser que o PS não seja tão necessário.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Pedro,

Era isso mesmo que eu estava pensando. Ás vezes não temos os resultados que procuramos e ficamos frustrados, mas o equipamento é apenas uma ferramenta.
Essa foto que você postou está muito boa mesmo, e pelo que percebi essa câmera (não conheço) devia ser bem limitada. "Tapinha" do PS acho que faz parte. Acho difícil uma foto maravilhosa que não tenha seus "tapinhas", independente da câmera usada. Quando as condições são controladas (em estúdio)aí pode ser que o PS não seja tão necessário.

Abraços,



Acho que hoje em dia um celular é melhor que ela. O ISO era fixo em 100, assim como a lente que era também um ponto de plástico e o modo "macro" dela era de incríveis 30cm rs


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Pois é... :hysterical:

No entanto você conseguiu uma foto como aquela, e possivelmente outras boas fotos.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Se você usar a câmera no auto, realmente complica. Por isso gosto de trabalhar no manual e fotometrar em spot: se  a foto estiver ruim a culpa é só minha. Não gosto de deixar as decisões para a câmera, afinal a responsabilidade sobre a foto é minha. Já tive a D80 e não subexpunha.... é questão de característica com relação a curva de sensor e preservação de altas/baoxas luzes.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Guto,


Obrigado por sua opinião.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Olá Achilles, eu também tenho passado horas sem dormir pensando em como melhorar e etc. Mas as vezes veja, como as fotos de A.Joki, que sem um pós processamento muito forte é difícil conseguir chegar a um resultado muito bom.

Esses dias eu capturei o terreno vazio do meu vizinho e fiz um tratamento com HDR, minha esposa simplesmente não acreditava que poderia ser a mesma fotografia. Acho que esse é o ponto que falta as vezes, a "revelação digital".

Eu estou inclinando os meus estudos, amadores, pra esse lado, pois tenho muito a aprender e ajuda demais a ter ótimas fotos, como tenho visto em diversos acervos pessoais pela rede.

O que eu nunca encontrei mastigado foi um workflow pra fotografia digital, todos dizem que tem muita característica pessoal pra compartilhar e etc. Eu estou fechando algo que tem me agradado e logo vou escrever alguns artigos de demonstração, pois faz falta compartilha esse tipo de informação. Coisa que a gente consegue se reunindo com os grupos de fotografia presenciais, isso faz muita diferença.

abraços e boa sorte nas capturas.
[Cameraless !]


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
matusalem,

Muito bom o seu depoimento sobre o assunto. É por aí mesmo, mas confesso que as vezes ainda me sinto frustrado com alguns resultados e quando vejo que tenho uma D80 nas mãos isso me chateia...acaba sendo mais fácil culpar o equipamento. Mas isso são só momentos, sei que os resultados ruins são minha culpa mesmo.

Aliás estou começando a me animar a fazer uns HDRs, vamos ver no que dá.

Obrigado e abraços,
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 14:35:03 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime