Autor Tópico: Fotômetro da Zenit  (Lida 5141 vezes)

slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 19 de Abril de 2009, 15:02:51
Parece que minha 12xp está com o fotômetro desregulado. Eu estava reparando que minhas fotos estavam sempre saindo mais para o superexposto e resolvi fazer uns testes utilizando minha fz18 como fotômetro. Percebi que para ficar com os fotômetros das duas batendo tinha que colocar o o iso na Zenit em 200. Isso é possível? Tem como arrumar isso? Estava pensando que basta eu compensar usando assim, mas e quando eu pôr um filme 400 nela, aí não vai dar certo...
Obrigado pela ajuda.
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2009, 15:05:52
Sidinei,

Já deu uma olhada nas duas baterias?


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2009, 15:20:16
Elmo, a câmera veio sem baterias, e eu comprei num relojoeiro duas energizer da mesma especificação do manual...
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2009, 10:56:30
Não sei da sua câmera, mas sim, é possível vc calibrar o fotômetro. Na minha opinião, eu conviveria com o problema. Eu tenho uma K1000 q tenho q usar ISO 64 quando está com ISO 100 por exemplo, mas é bem tranquilo!
Abraços
Elmo, a câmera veio sem baterias, e eu comprei num relojoeiro duas energizer da mesma especificação do manual...


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2009, 16:15:31
Vc pode fazer uma tabela de relação entre o ISO mostrado na 12XP e na FZ28 relacionando como vc tem que compensar. Só lembre de fazer isso em um ambiente sem mudança de luz e com as duas câmeras fazendo o mesmo enquadramento.
São Paulo - SP


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2009, 16:24:54
Será q vale a pena? Pelo q ele explicou, basta setar iso 200 qdo estiver com filme iso 100 q o problema tá resolvido!

Abraços

Vc pode fazer uma tabela de relação entre o ISO mostrado na 12XP e na FZ28 relacionando como vc tem que compensar. Só lembre de fazer isso em um ambiente sem mudança de luz e com as duas câmeras fazendo o mesmo enquadramento.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2009, 16:46:16
Será q vale a pena? Pelo q ele explicou, basta setar iso 200 qdo estiver com filme iso 100 q o problema tá resolvido!

Abraços


 Acho q não custa nada tentar e ele vai ter a certeza de estar fazendo a compensação correta em qualquer ISO que for usar e não só no ISO 100.
 Não conheço muito bem o fotômetro da Zenith, mas talvés esse desvio não seja tão linear em outro ISO.
São Paulo - SP


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2009, 21:31:35
O fotômetro da Zenit não é muito sensível, porém não chega a ser falho.
Ele "lê" a luz na média da cena, então se vc estiver com uma lente 50 ele vai considerar e interpretar os 46 graus (aprox) que a 50 abre, se for uma lente mais aberta ou mais fechada a leitura do fotômetro muda.
Acontece muito com câmeras tipo Zenit numa foto, digamos na praia, de sair subexposta, apesar de ter muuuuita luz. Melhor não seguir o fotômetro, uma vez que ele não faz leitura pontual.
Pode ser que sua câmera não tenha defeito, e seja só uma limitação construtiva. Pode ser...


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2009, 06:25:32
O fotômetro da Zenit não é muito sensível, porém não chega a ser falho.
Ele "lê" a luz na média da cena, então se vc estiver com uma lente 50 ele vai considerar e interpretar os 46 graus (aprox) que a 50 abre, se for uma lente mais aberta ou mais fechada a leitura do fotômetro muda.
Acontece muito com câmeras tipo Zenit numa foto, digamos na praia, de sair subexposta, apesar de ter muuuuita luz. Melhor não seguir o fotômetro, uma vez que ele não faz leitura pontual.
Pode ser que sua câmera não tenha defeito, e seja só uma limitação construtiva. Pode ser...

Oi, Arnaldo, lembre-se muitas ZENITs possuem fotômetros OTL, dessa forma a leitura da luz independe da objetiva. Acredito que essa sua observação de fotos na praia, que usou como exemplo se deva a esse tipo de câmera. No caso das TTL, que é o caso da 12XP, isso já não ocorre.


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2009, 11:03:06
Primeiro, gostaria de agradecer toda a ajuda que tenho recebido neste e em outros tópicos.
Quero contar que consegui regular o fotômetro da minha 12xp. O pessoal do yahoo group zenit me explicou que atrás daquele parafusinho que tem no canto direito superior frontal da câmera, tem um potenciômetro que pode ser regulado utilizando uma chavinha pequena o suficiente e com isolamento para não correr o risco de dar curto no fotômetro.
Com isso, eu ajustei minha FZ18 numa exposição que era possível repetir na Zenit, e fui girando aquela regulagenzinha até que a câmera mostrou a exposição como correta.
O interessante é que na maioria dos testes, a exposição das duas está batendo, ou, no máximo está dando 1/2 ponto de diferença, então acho que o fotômetro da Zenit não é tão ruim assim, porém, levando em conta que na panasonic, tive que tirar do matrix e colocar pela média.
Mas estou empolgado com minha primeira "mexida" por conta própria.
Abraço
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2009, 11:22:35
Sidinei, que maravilha, acabei de ver o tal parafusinho aqui, abri e confirmei. Nunca saberia disso se não fosse por você.

Me diz ainda uma coisa. Qual o código da bateria que está usando?

Abraços e obrigado,

Elmo


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2009, 11:46:53
Elmo, são duas baterias 386, da marca Energizer.
E eu que tenho que te agradecer, pois comecei a empolgar com filme depois de ver suas fotos e comentários aqui no MF. :worship:
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2009, 19:34:35
Oi, Arnaldo, lembre-se muitas ZENITs possuem fotômetros OTL, dessa forma a leitura da luz independe da objetiva. Acredito que essa sua observação de fotos na praia, que usou como exemplo se deva a esse tipo de câmera. No caso das TTL, que é o caso da 12XP, isso já não ocorre.
Olá Elmo, ocorre sim, pode fazer o teste.  :ok: