Autor Tópico: Cromo subexposto  (Lida 3687 vezes)

lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Online: 20 de Abril de 2009, 16:27:00
Fiz uma burrada: usei cromo iso 100 e fotometrei com 400  :(. As fotos tem um certo valor pra mim, então gostaria de tentar resgata-las... Pergunto: é possivel de alguma forma?

Abraços,

Lucas


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2009, 17:17:10
Manda revelar puxando 2 pontos...
Vai aumentar o contraste e o grão, mas a exposição vai ficar correta.
São Paulo - SP


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2009, 20:11:44
É isso mesmo. Em outras palavras acrescenta 35% no tempo do revelador.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 09:52:31
Não me expliquei direito, o cromo já foi revelado :aua:!
O negócio é pior do que parece... Estão todas escuras... Não tem nenhum jeito de revelar novamente? Uma vez vi algo q era um químico para expor mais. Mesmo q lave as cores, eu só queria q aparecesse alguma coisa :(

Abraços


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2009, 12:13:59
Lucas,

Escaneia e veja o que consegue recuperar.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2009, 18:14:04
Não tenho scanner :(
Vou esperar pra ver agora. Triste isso :(
Lucas,

Escaneia e veja o que consegue recuperar.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2009, 21:33:27
Não tenho scanner :(
Vou esperar pra ver agora. Triste isso :(

Bom, pelo que entendi depois que fixou a revelação já não tem mais volta em termos de química.

Então resta vc ir num local que tenha um bom scanner e pedir pra acompanhar. Aí pode tentar salvar alguma informação que ficou ali nas sombras e ajustando bem os parâmetros do scanner...

Mas como é cromo que já tem fotometria crítica com erro de 2 pontos não deve ficar lá muito bom não. Mas tem que tentar né?

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 09:39:57
Na verdade 1 ponto no cromo já é bem crítico! Eu me acostumei a usar negativos PB, fiquei desatento pra usar cromo  :aua:. Vou esperar comprar meu scanner rs, 12 fotos custarão 60 reais de scanner :o! O scanner custa 600, se eu divido em 10x é uma parcela hehe!

Abraços,
Lucas
Bom, pelo que entendi depois que fixou a revelação já não tem mais volta em termos de química.

Então resta vc ir num local que tenha um bom scanner e pedir pra acompanhar. Aí pode tentar salvar alguma informação que ficou ali nas sombras e ajustando bem os parâmetros do scanner...

Mas como é cromo que já tem fotometria crítica com erro de 2 pontos não deve ficar lá muito bom não. Mas tem que tentar né?

Abraço!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2009, 10:03:05
Lucas, pelo jeito não se pode vacilar com cromos. No seu caso, acho que o melhor é escanear mesmo, e tentar recuperar no PC.

A propósito do assunto, meu amigo João mandou pra mim um filme que pedi a ele pra comprar no Centro Fotográfico (BH), é um Astia 100F 120 que está lá com um preço muito bom: 9,90 o rolo. Quando o recebi entendi o motivo: está vencido desde junho/2008, e o cara que me atendeu quando liguei para saber os preços não me informou nada sobre isso. Não considerei que o cara agiu de má fé, mas não deixa de ser atendimento deficiente.

Vou usá-lo mesmo assim, só que tomando mais cuidado ainda com a fotometria.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2009, 11:26:30
Heber, pelo visto já tem gente fazendo dinheiro com esse Astia.
Esse Astia está sendo vendido na Angel a 8 reais a caixa, está vencido mas está perfeito. Toda vez q dou um pulo na 7 de abril compro pelo menos um e vou estocando na geladeira. Já usei uns 6 rolos, todos ficaram excelentes.
A dica q eu posso te dar do cromo é evitar grandes contrastes... é meio que inevitável um céu estourado caso haja muita diferença de luminosidade na cena.......

Abraços!

Lucas
Lucas, pelo jeito não se pode vacilar com cromos. No seu caso, acho que o melhor é escanear mesmo, e tentar recuperar no PC.

A propósito do assunto, meu amigo João mandou pra mim um filme que pedi a ele pra comprar no Centro Fotográfico (BH), é um Astia 100F 120 que está lá com um preço muito bom: 9,90 o rolo. Quando o recebi entendi o motivo: está vencido desde junho/2008, e o cara que me atendeu quando liguei para saber os preços não me informou nada sobre isso. Não considerei que o cara agiu de má fé, mas não deixa de ser atendimento deficiente.

Vou usá-lo mesmo assim, só que tomando mais cuidado ainda com a fotometria.

Abraços.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2009, 18:16:17
Nossa, 2 pontos em cromo é muuuuito difícil de recuperar, mesmo em processo químico. A latitude é bem menor do que em negativo. Não dá para puxar e mesmo a digitalização vai estar com perdas incríveis devido à subexposição. Se fosse negativo dava para recuperar na boa, mas em cromo você terá que dar muita sorte para conseguir recuperar alguma coisa, ainda mais porque baixas luzes é onde os filmes normalmente estouram primeiro(diferente do digital que normalmente estoura na luz alta).
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 18:18:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2009, 19:04:02
Que eu saiba cromo também estoura mais nas luzes altas. É o contrário do negativo.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 00:04:10
O cromo estoura tanto em alta quanto em baixa. A fotometria tem q ser precisa senão dança. Eu vou ver o que consigo com esse filme através de scanner mesmo.

Que eu saiba cromo também estoura mais nas luzes altas. É o contrário do negativo.


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 06:36:26
Que eu saiba cromo também estoura mais nas luzes altas. É o contrário do negativo.

deixa eu tirar uma dúvida.
O que é estourar em baixas luzes?
Seria tipo sombra de árvore que, quando vc subexpõe muito, as sombras em baixo da árvore ficam tão pretas que perdem a textura? Seria exatamente o inverso do estourar em altas luzes?

Estourar altas luzes: tudo branco, não se vê nada,etc
Estourar baixas luzes: tudo preto, não se vê nada, etc



É que não sei o que é estourar em baixas luzes.

abraços!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2009, 10:53:15
É exatamente isso. Fica tudo preto.  :no:
deixa eu tirar uma dúvida.
O que é estourar em baixas luzes?
Seria tipo sombra de árvore que, quando vc subexpõe muito, as sombras em baixo da árvore ficam tão pretas que perdem a textura? Seria exatamente o inverso do estourar em altas luzes?

Estourar altas luzes: tudo branco, não se vê nada,etc
Estourar baixas luzes: tudo preto, não se vê nada, etc



É que não sei o que é estourar em baixas luzes.

abraços!