Autor Tópico: Cromo subexposto  (Lida 3688 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2009, 13:11:49
No Nikon tem um tal de "analog gain", que deve aumentar a sensibilidade do sensor. Eu uso quando quero reduzir propositalmente a latitude de uma foto para ela ganhar mais contraste e saturação. Acredito que você possa conseguir alguma coisa por aí.

Eu sempre ouvi dizer que, se no negativo é bom superexpor cerca de 1 ponto, no cromo é bom subexpor 1 ponto. Então, se você fotografou sem obedecer a essa "regra", você está com 1 ponto de defasagem apenas. Talvez as fotos não fiquem bem como você esperava, mas alguma coisa deve dar para salvar.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2009, 17:05:08
deixa eu tirar uma dúvida.
O que é estourar em baixas luzes?
Seria tipo sombra de árvore que, quando vc subexpõe muito, as sombras em baixo da árvore ficam tão pretas que perdem a textura? Seria exatamente o inverso do estourar em altas luzes?

Estourar altas luzes: tudo branco, não se vê nada,etc
Estourar baixas luzes: tudo preto, não se vê nada, etc



É que não sei o que é estourar em baixas luzes.

abraços!

Isso mesmo, na verdade o termo não é muito correto, mas por analogia ficou assim. O colega francisco explicou melhor, só acho que subexpor um ponto em cromo será muita coisa. Como vc disse cromo tem muito pouca latitude. Eu mesmo estou falando de orelhada pois só usei cromo uma vez na vida.

[ ]s

Formel