Autor Tópico: Sony CyberShot DSC-R1  (Lida 16396 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2005, 18:40:26
:denken: kdoleokdoleokdoleo???????
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:16:32
Citar
:denken: kdoleokdoleokdoleo???????
hahaahahahhaahhaah

demorei pra conseguir ler...


EDIT:
mas e agora... será que essa não vai ficar com o lcd estragando em quantidade genocídica???
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 19:18:01 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:18:45
Palmas pra Sony, que câmera! Ahhh e também tiro o chapéu por terem feito uma câmera sem vídeo, mostra a seriedade com que desenvolveram a R1. E o LCD, que é em cima e relativamente "pequeno", não interessa, seria extremamente bizarro usar o LCD pra compor numa câmera dessas! Só pra situações complicadas mesmo, aqueles ângulos difíceis, macros, etc... Pro resto o que interessa é o EVF! Agora, com esse sensor "quase APS" e essa lente 24 mm, putz, simplesmente demais  :clap:  
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:49:32
Citar
Eu penso que quem usa camera prosumer se encaixa em duas categorias:

1. Quer fazer vídeo, que enquadrar pelo LCD, não quer uma câmera tão grande e com tanta manutenção como uma SLR.

ou então

2. Está ainda sem grana para comprar uma SLR com lentes equivalentes em distância focal.

Acho que esta Sony ficou meio deslocada com relação ao peso e a falta de vídeo. O grande atrativo acho apenas o tamanho do sensor com relação as outras prosumers.

Desculpe, DF, mas em prosumer não se enquadra pelo LCD, eu pelo menos nunca fiz isso.

Também nunca fiz viideo.

também não é uma questão de perço das SLRs. Hoje em dia compra-se barato um corpo DSLR.

É uma outra concepção de cãmera, simplesmente, e esta aqui discutida começa pela primeira vez a realizar o potencial desse tipo de concepção em sua plenitude.

Na história da fotografia já houve mudanças de padrão várias vezes, e os padrões novos não foram adotados por serem mais baratos, e sim porque propiciavam um novo tipo de experiência fotográfica mais compatível com o uso da e´poca que o antigo.

Lente equivalente em distãncia focal que uma 24mm numa DSLR é...14mm. Não tem muitas dessas por aí, nem com projetos óticos como os possíveis quando a lente quase toda a câmera (2mm nesta câmera da Sony). Isso faz uma diferença enorme.

Esta câmera da Sony coloca todas as DSLRs não profissionais no bolso, só isso.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2005, 20:00:26
Citar
Lente equivalente em distãncia focal que uma 24mm numa DSLR é...14mm. Não tem muitas dessas por aí, nem com projetos óticos como os possíveis quando a lente quase toda a câmera (2mm nesta câmera da Sony). Isso faz uma diferença enorme.

 
Ivan,

Você podia me explicar essa diferença de equivalência na distância focal das DSLR para as de lente fixa.

E 140mm equivale a quanto em uma DSRL?
« Última modificação: 09 de Setembro de 2005, 11:00:03 por Matheus »


sapp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • http://
Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:02:36
cade o leo?  :denken:

hehehe


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:11:02
Citar
Eu não me enquadro em nenhuma das duas.

Só uso o EVF, inclusive no playback. Não faço vídeos, a não ser quando tem algo muito interessante, por exemplo, resgate de um carro numa trilha ou salto de moto.

Concordo, tbm não me enquadro nas duas opções. Tbm só uso o EVF, eventualmente o LCD p review. E vídeo? Até gosto que exista a opção, mas é perfumaria, não se avalia uma câmera fotográfica com base nisso. Se o cara gosta de vídeo, compra uma filmadora dv, se gosta de foto compra uma câmera, ninguém procura um ginecologista pq tá com dor no joelho, então não entendo essa fissura por funções diferentes da principal, que é fotografia.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 21:12:23 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


gu.pitta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:21:32
Para fazer este cálculo, com o fator crop 1,6x, uma 140mm, funcionaria como uma 225mm em uma DSLR. Caso queria que funcione como 140mm em uma DSLR ela deve ser 90mm.

A equivalência depende do tamanho do sensor. Existem DSLR, Full Frame, que matêm a distância de uma 35mm.
Bom, se eu tiver falado besteira, me corrijam.
Abraço


gu.pitta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:22:54
Citar
Esta câmera da Sony coloca todas as DSLRs não profissionais no bolso, só isso.
Caramba, vou jogar minha D70s de 2 meses no lixo!!
Rs....


dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:46:54
Citar
Desculpe, DF, mas em prosumer não se enquadra pelo LCD, eu pelo menos nunca fiz isso.

Também nunca fiz viideo.

também não é uma questão de perço das SLRs. Hoje em dia compra-se barato um corpo DSLR.

É uma outra concepção de cãmera, simplesmente, e esta aqui discutida começa pela primeira vez a realizar o potencial desse tipo de concepção em sua plenitude.

Na história da fotografia já houve mudanças de padrão várias vezes, e os padrões novos não foram adotados por serem mais baratos, e sim porque propiciavam um novo tipo de experiência fotográfica mais compatível com o uso da e´poca que o antigo.

Lente equivalente em distãncia focal que uma 24mm numa DSLR é...14mm. Não tem muitas dessas por aí, nem com projetos óticos como os possíveis quando a lente quase toda a câmera (2mm nesta câmera da Sony). Isso faz uma diferença enorme.

Esta câmera da Sony coloca todas as DSLRs não profissionais no bolso, só isso.
Na prosumer enquadra-se sim pelo LCD, ele está lá e vira para todos os lados, é só querer (eu entendi que você não usa). Não estou dizendo que é ruim enquadrar pelo LCD. Você pode usar em ângulos difíceis, pode usar para fotografar a si mesmo, e pode usar para fotografar disfarçadamente. Acho que tem suas vantagens, assim como enquadrar pelo viewfinder tem as suas.

Eu não gosto do viewfinder eletrônico, embora eu usava quando tinha prosumer. O viewfinder óptico tem o problema da vida útil e custo de manutenção do sistema mecânico, mas a qualidade óptica é incomparável. Quem sabe no futuro quando houverem viewfinders eletrônicos de altíssima resolução...

Quanto aos vídeos, em 3 anos de câmera digital, só me foi útil uma única vez: para eu ver como eu estava correndo mal com a asa delta. Mas tem muita gente aí que se diverte com seus vídeos... cada um com seu hobby.

Quando eu falei que a DSLR era mais cara, eu mencionei as lentes junto. Então, inclua aí o custo das lentes extras que você vai comprar para ter o mesmo range. A DSLR tem ainda o custo potencial extra da limpeza de CCD e manutenção do espelho...

Ainda acho que DSLR e prosumer não se comparam. E uma não é melhor que a outra, elas tem aplicações diferentes, independente de ser DSLR profissional ou DSLR introdutória.

---

Quanto a questão da filmadora, uma das vantagens da prosumer é justamente isso, ter o máximo de funcionalidade em um conjunto compacto único, sem ter que carregar equipamentos extras, lentes e assessórios.

IMHO ('In My Humble Opinion' :) )  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2005, 21:49:34
Provavelmente, como acontece nas câmeras prosumers, eles já estão dando a focal-equivalente. Na verdade a distãncia focall verdadeira desta 24mm deve ser 24/1,6, isto é, 15mm
Ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:45:45
Citar
Na prosumer enquadra-se sim pelo LCD, ele está lá e vira para todos os lados, é só querer (eu entendi que você não usa). Não estou dizendo que é ruim enquadrar pelo LCD. Você pode usar em ângulos difíceis, pode usar para fotografar a si mesmo, e pode usar para fotografar disfarçadamente. Acho que tem suas vantagens, assim como enquadrar pelo viewfinder tem as suas.

Virando para todo lado ou fixo, desde quando um LCD flip'n'out ou twist é critério para definir prosumer ou seu usário?! Prosumer se define por qualidade das lentes, resolução e tamanho do sensor até onde sei. Acaso a S7000 não é prosumer? Que eu lembre não possui LCD móvel e ninguém ousou desclassificá-la dessa categoria. Tampouco vendeu menos por isso, sinal que não é algo essencial. Eventualmente um LCD móvel é útil, mas isso nada tem a ver com prosumer ou não, compactas como as G5 e S2IS tbm o possuem, é interessante para enquadrar em composições pouco comuns como fotos do céu ou de objetos muito abaixo do ângulo de visão, mas a maioria dos usuários exigentes e que gosta de foto continua fotografando mesmo é pelo visor, seja túnel de vidro, evf ou reflex.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 22:47:09 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:51:27
Guss.

O Danilo tem uma DSLR, acha que isso é essencial a um fotógrafo sério, e acha também que nós iniciantes não compreendemos o que é uma câmera avançada realmente, e precisamos de uma que além de ter video tenha video-games também.

Ivan


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:56:03
Ivan, aproveitando o comentário sobre o LCD, o que achei interessante nele, inovador tbm (embora tenha achado estranha a localização) é o fato dele ficar no topo da cam, possibilitando fotografar com ela bem abaixo dos olhos em ângulo de 90 graus e olhando por cima como naquelas hassel antigas.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:58:54
Isso é interessante mesmo. Tem um amigo meu, fotógrafo mineiro que admiro muito, que usa bastante uma Rolei, e diz que as pessoas se sentem menos incomodadas quando ele olha assim de cima para o despolido que quando olha no visor de uma SLR ou telemétrica. A câmera (esta Sony) é bem animadora. Pode ser um marco na fotografia digital.