Autor Tópico: Sony CyberShot DSC-R1  (Lida 16403 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #90 Online: 13 de Setembro de 2005, 02:38:32
Bom finalmente tive tempo de ler um pouco e "ver" um pouco sobre ela, eu realmente não entendi muito essa jogadinha da sony, após lançar um fantástico sensor como o usado na D2X eles aparecem com um sensor estranho como esse, em primeiro lugar o que me chocou foi os níveis de ruído de croma em ISO 1600 que são altamente destrutivos, ou seja uma câmera APS com ruído ruim em ISO 1600 acaba perdendo muito do sentido de ser, o que acabou ficando realmente legal nela foi o ISO 400, mas eu esperava bem mais de uma câmera APS, parece que usaram tecnologia antiga e barata no sensor com alta resolução. A pergunta é: "Porque não usar a tecnologia fantástica que foi usada no sensor da D2X? Seria essa tecnologia muito cara? Porque não fazer um sensor menor mas com essa tecnologia?"

A qualidade ótica parece que também deixou muito a desejar (continua sendo o grande pecado da Sony), A resolução obtida nos testes que eu tenho visto ficou muito pouco acima da resolução obtida pelas C-8080 da Olympus, e praticamente identica às SLR de 8MP, o que mostra que ou esse sensor ficou acima de seu ponto de ótimo ou a lente realmente não ajudou em nada, o que era de se esperar, pois é mais difícil fazer lentes para sensores maiores do que para sensores menores, se a Sony já tinha dificuldade para acertar nos sensores menores, agora então fica ainda mais difícil.

Por fim a conclusão que eu chego com tudo isso é que o próximo jogo de MKT será pelo tamanho do sensor, os fabricantes farão como fizeram com os pixels, correrão em busca de vender com sensores maiores, é a onda dos sensores enormes e ineficientes (como os o full frame da 5D), mas é válido, o Marketing está ai para vender mesmo, e existe um mercado viciado em enganações como foi a corrida dos pixels e agora a briga pelo tamanho dos sensores, o mais incrível é que isso nem sempre reflete em qualidade e muitos se enganam, vejam o caso da Oly E-300 que tem um sensore 4:3 que é bem menor que o APS dessa Sony e tem um comportamento de ruido bem parecido e uma resolução final nos testes de apenas 50 linhas mesmo sendo uma câmera de 8MP.
Não se iludam, tamanho do sensor não é tudo. :/
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 02:41:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #91 Online: 13 de Setembro de 2005, 17:23:04
:denken: No meu caso a análise vai para o lado da relação custo/benefício. Eu só preciso de no máximo ISO 400(a 1/60 e +- 4.0-5.6)para ampliações em papel a no máximo(99% dos casos) 20x30cm; a qualidade da 828 em ISO 100 é o que qualifico como suficiente(e parece ser a qualidade da R1 em ISO 400); gosto e preciso da distancia 24mm(o ganho mais sensível já que o ISO 400 se perde um pouco na lente mais escura) e no máximo 105mm para closes; gosto de praticidade de uma objetiva só em um corpo compacto e sem me estressar com limpeza de sensor; gosto de gastar o mínimo possível.
Acho que analisando desta forma a R1 seria a escolha ideal pois para ter as mesmas distancias focais com uma D50 por ex. eu gastaria bem mais, teria que limpar o sensor e teria ótimos ISO 800  e ISO 1600 que raramente usaria, já que em eventos com luz amarela de filmagem ia ter que corrigir tudo.
Temos que analisar friamente o destino de nosso dinheiro sendo específicos nas nossas necessidades. Resumindo: a máquina ideal é a que te atende nos quesitos técnicos, seja confortável de usar(para seu gosto pessoal) e custe o menor valor possível. O que passar disso é pura vaidade e desperdício de dinheiro.
Bye
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 17:41:11 por Zeiss »
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #92 Online: 13 de Setembro de 2005, 17:45:20
Zeiss:
Eu não teria dito melhor.
É exatamente o que penso.
Ivan