Autor Tópico: Sony CyberShot DSC-R1  (Lida 16352 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 08 de Setembro de 2005, 06:23:48
E aí, já dá para opinar??

Sony CyberShot DSC-R1

- Sensor CMOS 10.1 Mp (mais qualidade com menor consumo) - Primeiro na categoria.
- Visualizacao simultanea LCD (2"x134.000 pixels) / EVF (0,44" x 235.200 pixels)
- Histograma de cores individuais
- 24-140mm (2.8-4.8) com acionamento manual (preferiria 28-200)
- Design inovador, no mínimo exótico. Alguns controles interessantes no corpo da máquina como WB
- ISO 160-3200 (utilizável??)
- RAW
- Bom Flash interno
- Excelente autonomia da bateria
- Nao faz vídeos
- Nao tem establizador
- Precinho: U$999!!! (Nao seria melhor ir logo para uma DSLR??)

Vamos aguardar as fotos...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 07:35:09 por Marcelo »
Deutschland

Flickr


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2005, 09:23:10
Olá!
Tudo jóia?
Pois é... estava vendo a "novidade" e achei que a Sony quer acertar na "mão" hehehe
((o sensor já está ficando compatível com o tanto de megapixel's hehehe - não está com tanto marketing como antigamente... agora podemos esperar um pouco de qualidade nas fotos))
(the F828 had a 2.7 µm pixel pitch, the DSC-R1 has a 5.49 µm pixel pitch (and hence has lower lens resolution requirements).

Mas o ruim que achei foi que a câmera não faz vídeos!!!
Veio pesadona igual a irmã F-828 - 995 g - quase 1kg!.
Decepcionou os usuários que queria que a nova câmera tivesse o nome de F-939 heheh
O range dela é absurdamente pouco (compensa pegar a FZ30 da panasonic)
Veloc. máxima de 1/2000 sec tb achei pouco numa câmera de mil dolares!
Sobre a possibilidade de flash externo, parece que não há? ou tem e eu não vi?

Quiseram fazer uma D'SLR, mas não conseguiram... aí fizeram uma câmera com lente fixa! Tudo bem que o range 24-120mm é execelente e cobre a maioria das vezes as necessidades da maioria das pessoas, mas eu achei pouco!

Ah, e eles morderam a língua quanto ao sensor hein... falaram que o CMOS era porcaria, tecnologia antiga, etc... e fizeram uma câmera "top de linha" com um sensor CMOS?!?

Vai entender!!!

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2005, 10:16:42
Fantástica a câmera!

Sensor APS com lente não removível, e, melhor ainda, indo de 24mm até 140mm, isto é, 6 vezes. Tem tudo para ser boa, pois o compromisso ótico é menor, aproxima-se mais de uma lente convencional. Se a lente for de verdade uma Zeiss em genética, a câmera é excepcionalmente boa.

Particularmente, o range da lente para mim não poderia ser melhor. Dificilmente vou além de 140mm, só para pannings, mas pannig é fotografia de brincadeira somente.

Ela não faz video? Que bom. Afinal, gosto de fotografia, não de video, e se não tem isso não aumenta o preço por algo que não uso.

Essa câmera vem exatamente ao encontro da minha tese de ser esse formato prosumer com EVF o legítimo formato digital, e mais ainda, que as cãmeras DSLRs com sensor APS vão acabar, roídas de um lado por esse tipo de câmera e pelo outro pelas DSLRs Full Frame que começam a tornar-se mais baratas. Sim, uma DSLR Full Frame vale a pena, afinal, nela as lentes funcionam como devem. Mas nem todos estão dispostos a comprar um tipo de câmera que implica em manutenção permanente do sensor quanto á limpeza.

24mm-140mm com um boa lente cobre grande parte dos usos possívels. Havendo um câmera assim com boa lente, não existe razão para comprar uma Canon com Kit. Mesmo lançada por 1000 dólares, não é absurdo pensá-la na faixa de 850 em um ano.

Agora sim a fotografia digital está encontrando o seu caminho, abandonando a mimética das câmeras de 35mm. Primeiro foi a Fuji 9000, que a seu modo (com SuperCCD) ataca a mesma faixa desta (com a loucura do seu micro sensor), agora esta. Bem, a Sony é a fornecedora dos sensores das outras, de modo que isso vai deflagrar uma série de lançamentos análogos, criando um novo patamar.

Editado!
E quanto ao projeto ótico, eles colocaram a lente a 2mm do sensor! Já pensaram no que isso significa em termos de possibilidades de projeto ótico em relação às DSLRs cujo fundo da lente tem um espelho e uma cortina entre ele e o sensor? Caramba! Até que enfim!
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 10:21:58 por Ivan de Almeida »


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2005, 10:47:08
Citar
Fantástica a câmera!

Sensor APS com lente não removível, e, melhor ainda, indo de 24mm até 140mm, isto é, 6 vezes. Tem tudo para ser boa, pois o compromisso ótico é menor, aproxima-se mais de uma lente convencional. Se a lente for de verdade uma Zeiss em genética, a câmera é excepcionalmente boa.

Particularmente, o range da lente para mim não poderia ser melhor. Dificilmente vou além de 140mm, só para pannings, mas pannig é fotografia de brincadeira somente.

Ela não faz video? Que bom. Afinal, gosto de fotografia, não de video, e se não tem isso não aumenta o preço por algo que não uso.

Essa câmera vem exatamente ao encontro da minha tese de ser esse formato prosumer com EVF o legítimo formato digital, e mais ainda, que as cãmeras DSLRs com sensor APS vão acabar, roídas de um lado por esse tipo de câmera e pelo outro pelas DSLRs Full Frame que começam a tornar-se mais baratas. Sim, uma DSLR Full Frame vale a pena, afinal, nela as lentes funcionam como devem. Mas nem todos estão dispostos a comprar um tipo de câmera que implica em manutenção permanente do sensor quanto á limpeza.

24mm-140mm com um boa lente cobre grande parte dos usos possívels. Havendo um câmera assim com boa lente, não existe razão para comprar uma Canon com Kit. Mesmo lançada por 1000 dólares, não é absurdo pensá-la na faixa de 850 em um ano.

Agora sim a fotografia digital está encontrando o seu caminho, abandonando a mimética das câmeras de 35mm. Primeiro foi a Fuji 9000, que a seu modo (com SuperCCD) ataca a mesma faixa desta (com a loucura do seu micro sensor), agora esta. Bem, a Sony é a fornecedora dos sensores das outras, de modo que isso vai deflagrar uma série de lançamentos análogos, criando um novo patamar.

Editado!
E quanto ao projeto ótico, eles colocaram a lente a 2mm do sensor! Já pensaram no que isso significa em termos de possibilidades de projeto ótico em relação às DSLRs cujo fundo da lente tem um espelho e uma cortina entre ele e o sensor? Caramba! Até que enfim!
Ivan,

Concordo com voce... O range é fantástico pra ela... Com boa luminosidade e um sensor maior que vai, com certeza, diminuir a incidencia de ruidos e aumentar a qualidade da imagem....

Sobre o video, eu concordo.... Camera fotográfica não foi feita pra fazer filme e nem pra ser celular... Se voce precisa adaptar o equipamento pra fazer video, ele deixa de fazer melhor foto.... Fayol (na Teoria Clássica da Adminsitração) já dizia que quanto mais especializamos, melhor sua função é executada.

Ela vem mesmo para mudar o mercado de digitais....

Minha preocupação fica apenas na qualidade ótica dessas lentes.... Sem duvida, lentes Zeiss tem tradição, mas sabe como é o mercado....

Excelente camera, vai vir pra brigar num novo mercado...

Ae, Leo... Voce disse que a Sony não fazia sensores de 10MP.... Bom, tá aí!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2005, 14:05:52
E isso é só o começo, eu dizia pouco tempo atrás que quem comprar uma Panasonic FZ30 ainda vai se arrepender, com a concorrência assim a tendência é que câmeras como as sucessoras da Pro1, FZ30, A200 comecem a usar sensores maiores, não deve demorar um ano.

PS: já imaginaram essa Sony que não é tão grande qt uma reflex, para fotos de shows e eventos noturnos? Foco noturno tradicionalmente abusado da Sony + um alto ISO livre de ruído? Noossaa!! Não gostei da posição do flash externo e do LCD, mas problema mesmo só o preço, mas para quem não quer DSLR finalmente uma alternativa.

 
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 14:11:09 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2005, 14:17:04
Palmas para a Sony! :clap:

Não tenho dúvidas de que é o lançamento do ano em câmeras fotográficas. Simplesmente a Sony corrigiu muitos dos problemas de usabilidade das suas câmeras top de linha, como compensação de exposição do flash (de -/0/+ pra um ajuste realmente compreensivo em EV, com intervalos de 0.3EV), além do modo de revisão de fotos e outras coisinhas.

Como se não bastasse, a câmera possui um sensor que certamente é fantástico, não vejo por que ele não estaria próximo em qualidade daquele que equipa a caríssima Nikon D2x.

Dito tudo isso, as únicas incógnitas são o AF (será que é rápido), além, é claro, da óptica. As especificações da lente da R1 são pra lá de impressionantes, principalmente se você compará-la com, por exemplo, uma Nikkor 18-70DX, que é f/3.5-4.5, enquanto que a Sony/Zeiss é mais ou menos 14-72mm e f/2.8-4.8. Se levarmos em conta que essa lente foi projetada especificamente para esse sensor, e o fato de não haver conjunto de espelhos possibilitar o posicionamento extremamente próximo da lente, temos de reconhecer que a possibilidade de que ela seja realmente boa é muito grande.

Se eles fizerem tudo direitinho, não vai ter câmera no mercado que possibilite uma qualidade de imagem tão grande por 999 dólares. :D

Abraço!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2005, 14:49:49
Citar
E isso é só o começo, eu dizia pouco tempo atrás que quem comprar uma Panasonic FZ30 ainda vai se arrepender, com a concorrência assim a tendência é que câmeras como as sucessoras da Pro1, FZ30, A200 comecem a usar sensores maiores, não deve demorar um ano.(...)
Estou impressionado !
Vou parar de dizer que Sony é câmera de mulher !!  :laughing:
Teoricamente este conjunto lente+sensor pode produzir
imagens melhores do que uma SLR com uma lente
equivalente(24-140), estou curioso para saber a distancia
mínima para focar, o macro...
(acabei de ver lá na tabela, 2cm macro e 50cm normal)

Hummm...
Não duvido que a Canon Pro2 venha +- no mesmo esquema,
sensor ASP CMOS + lente L+ processador DIGIC2...

Guss, para uma Panasonic vir com um sensor grande como
este e uma lente equivalente a uma FZ30, seria uma digicam
de 3kg e caríssima ! :blue:
Observe que esta Sony é 24-140 f2.8-f4.8 e não 35-420 f2.8-f3.7
são digicams para mercados diferentes...
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 15:12:45 por Pictus »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2005, 15:08:14
Citar
Mas o ruim que achei foi que a câmera não faz vídeos!!!
Veio pesadona igual a irmã F-828 - 995 g - quase 1kg!.
Decepcionou os usuários que queria que a nova câmera tivesse o nome de F-939 heheh
O range dela é absurdamente pouco (compensa pegar a FZ30 da panasonic)
Eu não faria vídeos.

Quase 1kg não é problema. é uma Slr com lente.

Compensa pegar a FZ30? Com aquele ruído porco?

E eu acho que se eles tiveram condições de fazer um sensor maior, daria pra fazer dSLR sim.

*

Não gostei do LCD. Mas se vier com um EVF de boa resolução ele vai ser parcialmente dispensável.
Algo que achei fantástico foi o tamanho do sensor e o range da lente. Imaginem quanto teriam de desembolsar pra conseguir 24mm (supostamente de qualidade)em uma dSLR de entrada com seus fatores de crop?
Pictus, tambem estou curioso pra saber do macro da garota.
Se ela vier com AF rápido, bom macro, e a ótica de qualidade... Acredito que será imbatível na linha dos $1000.
Ah e faltou só mais um dial na frente.
Ta na hora da Sony pensar em fazer sua dSLR com sua própria linha de lentes. Ja pensou?!

Isso é só o começo. Que venham as sucessoras da linha das prosumers atual.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 15:10:34 por Roberto O. »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2005, 15:19:08
Pensando melhor, sei lá, empolgação de ver um sensor desses numa prosumer, mas ainda tem q cair mt de preço e se tornar comum para que valha a pena deixar de ter uma D50/XT/Ist que tem metade do peso, e ainda possibilidade de ter uma tele, tudo no mesmo preço. E lentes ao menos são um investimento.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 15:20:10 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2005, 15:48:40
Citar
Pensando melhor, sei lá, empolgação de ver um sensor desses numa prosumer, mas ainda tem q cair mt de preço e se tornar comum para que valha a pena deixar de ter uma D50/XT/Ist que tem metade do peso, e ainda possibilidade de ter uma tele, tudo no mesmo preço. E lentes ao menos são um investimento.
Com certeza!

Gostei muito do lançamento, mas acho que quando Canon/Nikon etc... entrarem nesse mercado os preços devem dar uma caída (ainda caro, mas que valha mais a pena do que uma dslr).

Por enquanto, nesse preço, sou mais uma DSLR.


dfcamara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
    • http://danilo.fcamara.net/
Resposta #10 Online: 08 de Setembro de 2005, 15:57:49
Eu penso que quem usa camera prosumer se encaixa em duas categorias:

1. Quer fazer vídeo, que enquadrar pelo LCD, não quer uma câmera tão grande e com tanta manutenção como uma SLR.

ou então

2. Está ainda sem grana para comprar uma SLR com lentes equivalentes em distância focal.

Acho que esta Sony ficou meio deslocada com relação ao peso e a falta de vídeo. O grande atrativo acho apenas o tamanho do sensor com relação as outras prosumers.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 15:59:50 por dfcamara »


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #11 Online: 08 de Setembro de 2005, 16:15:18
Citar
Pensando melhor, sei lá, empolgação de ver um sensor desses numa prosumer, mas ainda tem q cair mt de preço e se tornar comum para que valha a pena deixar de ter uma D50/XT/Ist que tem metade do peso, e ainda possibilidade de ter uma tele, tudo no mesmo preço. E lentes ao menos são um investimento.

Guss, concordo com você. Acredito que a hora que eles puderem lançar uma câmera mais barata, pois afinal boa parte da tecnogia em termos de pesquisa já está paga, acredito que os preços deveriam cair e muito...

Esta câmera da Sony, realmente é show de bola, até o LCD eu gostei, afinal vc usa se vc quiser. Agora o viewfiner poderia ser ótico, ai acredito seria uma máquina imbatível....

Valeu..
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


gu.pitta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #12 Online: 08 de Setembro de 2005, 16:34:02
Fala pessoal,
Beleza?
Sou novo no forúm. Saudações.

Fica a dúvida se a novidade vai roubar uma parcela do mercado das DSLR de entrada (d50, xt, etc.). Se o sensor realmente agradar e a ótica Zeiss for legítima, o bixo vai pegar. D50 que se cuide. As vendas devem cair...

Abraços.
Gustavo


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #13 Online: 08 de Setembro de 2005, 17:29:08
Citar
Eu penso que quem usa camera prosumer se encaixa em duas categorias:

1. Quer fazer vídeo, que enquadrar pelo LCD, não quer uma câmera tão grande e com tanta manutenção como uma SLR.

ou então

2. Está ainda sem grana para comprar uma SLR com lentes equivalentes em distância focal.

Acho que esta Sony ficou meio deslocada com relação ao peso e a falta de vídeo. O grande atrativo acho apenas o tamanho do sensor com relação as outras prosumers.
Eu não me enquadro em nenhuma das duas.

Só uso o EVF, inclusive no playback. Não faço vídeos, a não ser quando tem algo muito interessante, por exemplo, resgate de um carro numa trilha ou salto de moto.

Não tenho a mínima pretensão de partir pra DSLR, e estou muito feliz do jeito que estou com a minha A200.

Eu acho que esse valor vai cair em seis meses pra uns US$700. Tudo bem que as câmeras da Sony são as que menos caem o preço, mas...

Abraços,

 
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2005, 18:17:51
:clap:  :clap:  :clap:  :clap:  :clap:
Um sonho realizado....
Acho que pra quem usa e sabe aproveitar a 828 em eventos essa é sem dúvida a melhor opção. Acho muito difícil nos decepcionarmos e a Sony está de parabéns.
Digo tudo isto pq as qualidades dela se encaixam no que espero faz muito tempo de uma camera digital que não seja caríssima. Pode que para alguns ela não resolva mas pra mim é o máximo em relação custo/benefício.
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE