Autor Tópico: tempo e abertura...  (Lida 1691 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 20 de Abril de 2009, 18:05:05
Galera...

Não sei se é aqui o lugar certo.. mas vamos lá...

Tenho a seguinte duvida

Situação 1
Tripé, assunto horizonte
Tempo de exposição maior (5 ou 10 segundos)
Abertura menor (F10, F15)

Situação 2
Tripé, assunto horizonte (mesmo horario do anterior
Tempo de exposição maior (1 ou 2 segundos)
Abertura maior (F4, F5)

em ambos os casos, o fotometro batendo no meio, com a diferença somente de tempo e abertura

Minha duvida é a seguinte...
O que vai haver de diferente entre uma foto situação 1 e situação 2?
Sei que na 1, por ter uma menor, as coisas ficam mais nitidas...
mas somente isso ?

as cores por exemplo... elas ficariam iguais ?
Fiz uns testes.. não notei mta diferença

vlw povo


Serginho Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2009, 18:55:41
posta os seus testes pra gente poder olhar também. Acredito que cada caso é um caso. Vai depender da luz...

Essa equação tem muitas variáveis pra poder ter uma resposta exata pra mim... você tá diminuindo a quantidade de luz quando diminui o tempo, mas por outro lado aumenta a entrada de luz quando muda a abertura.
Apenas um curioso... mas estou estudando!



Nikon D80 - Sb900


Fabio Branco

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2009, 01:41:25
é isso aí, gastro... o fotometro da camera marca igual, pq nos dois modos que citou, possui a entrada "correta" que a câmera identificou... a abertura muda a profundidade de campo... e isso faz muuuita diferença... por exemplo, não é aconselhável fazer fotos de produtos com aberturas grandes, como 1.8, 2.2, 5.6... pq vai desfocar alguma parte... claro, salvo se a idéia realmente for essa.. mas foto padrão de jornal de ofertas, aqueles tablóides de mercados, não vira fazer isso... tem que sair tudo nitido... então, a velocidade fica em média de 125, e abertura uma média de 22... por exemplo... tudo depende da finalidade... natação, por exemplo... fazer uma foto na velocidade 1/60 é um tipo de foto... ou congelar a imagem numa velocidade 1/2000 é outra coisa... ai precisaria compensar essa ideia na abertura... então tudo depende da ideia...

abçs....


Aurelio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 01:15:39
Gastro, isso vai depender da máquina.

Primeiro leve em conta que o que falo aqui é relativo à nitidez máxima possível, ok?

Se for uma DSLR cropada, usualmente aberturas menores que 8 (11, 16, etc) vão ter alguma perda de nitidez por causa da difração. Em full frame, parece que segura até o 16. Há uma relação entre tamanho do sensor + quantidade de pixels + tamanho da impressão que varia um bocado esses números.

Agora, se a abertura for maior, pode ser que haja perda de nitidez porque ainda estaria fora do ponto de nitidez máxima da lente.

O ideal é saber o melhor ponto de nitidez da sua lente e trabalhar com ele. Se eu usar a minha 50mm 1.8 (Canon), usaria entre 5.6 e 8.

Nesse link, explica-se tudinho sobre isso e ainda de quebra tem uma calculadora.


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2009, 08:34:10
umm
entendi..
era mais ou menos como pensava então

vlw galera.. grande abraço


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2009, 09:18:28
Galera...
Minha duvida é a seguinte...
O que vai haver de diferente entre uma foto situação 1 e situação 2?
Sei que na 1, por ter uma menor, as coisas ficam mais nitidas...
mas somente isso ?

as cores por exemplo... elas ficariam iguais ?
Fiz uns testes.. não notei mta diferença

vlw povo

Não sei se vc conhece, mas vale a pena dar uma pesquisada e procurar na net os CD´s do Curso de Fotografia da National Geographic... lá tem muita coisa básica e não tão básica sobre foto, e tem inclusive muitos exemplos e exercícios práticos.

Vc vai entender melhor esses fundamentos de abertura x velocidade, e conseguir sacar melhor essas diferenças.

Em algumas situações a mudança de abertura x velocidade (como no exemplo que vc citou) não vai (teoricamente) fazer tanta diferença assim, mas em outras as mudanças são claras. Cada caso é um caso... rs.

abs!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2009, 09:33:21
Gastro,

Quanto menor a abertura da lente maior será o DOF (profundidade de campo), por outro lado as aberturas com maior nitidez da lentes modernas variam de f5.6 até f8 (aprox), diferente desse range vc poderá estar perdendo nitidez.

Quanto ao tempo, existem sensores que são mais susceptíveis a ruído quando exposto a mais tempo.

Se caso vc queira uma grande profundidade de campo e excelente nitidez, tente trabalhar próximo de f8 ou um pouco a mais que isso, ISO no pto ideal do sensor e depois veja se o sensor não gerou muito ruído por longa exposição.

Valeu



gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2009, 10:02:13
Não sei se vc conhece, mas vale a pena dar uma pesquisada e procurar na net os CD´s do Curso de Fotografia da National Geographic... lá tem muita coisa básica e não tão básica sobre foto, e tem inclusive muitos exemplos e exercícios práticos.

Vc vai entender melhor esses fundamentos de abertura x velocidade, e conseguir sacar melhor essas diferenças.

Em algumas situações a mudança de abertura x velocidade (como no exemplo que vc citou) não vai (teoricamente) fazer tanta diferença assim, mas em outras as mudanças são claras. Cada caso é um caso... rs.

abs!!!

É uma coincidência... terminei de baixar o cd hj de manha...
E por quebra jah estou lendo um livro deles que comprei a algum tempo...
o livro é tipo um manual...
beleza... com o tempo vou pegando
abraços


Pablo Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2009, 16:08:55
puxa...estou que nem louco atrás destes CD's na National, mas não consigo achar nenhum link que funcione...

alguém tem fácil o link para me passar?



Serginho Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2009, 19:26:32
procuro no e-mule mas também não acho..
Apenas um curioso... mas estou estudando!



Nikon D80 - Sb900


César Motta

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
    • Cezär Motta | Photographer
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2009, 22:29:58
quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais chance da foto ficar sem contraste...

O fato é, o que iremos fotografar com essas configuraçõesS?

A abertura define o quanto da foto terá foco, profundidade de campo... portanto, quanto menor, mais parte da imagem terá foco...

Já a velocidade, lhe define se a imagem terá algum movimento ou ser será estática, como a camera está no tripé, se as condições não forem de vento extremo, etc... o resultado será o mesmo, a imagem sairá sem momento, a não ser que tenhas algum objeto se movimentando na foto como carros, pessoas, etc...

Boa sorte, espero ter ajudado em algo...
CEZÄR MOTTA | Phtographer
e-mail: pub @ cezarmotta . com
www.cezarmotta.com