Autor Tópico: Agora é oficial - Pentax K7D  (Lida 27504 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 21 de Maio de 2009, 13:27:05


Bucephalus,

Eu não vou muito atrás desse tipo de informação passado pelo próprio fabricante, mas parece que foi revisto tbem o sistema de estabilização.

"Shake Reduction. Pentax has mounted the K-7's image sensor on a ball-bearing mounted moveable platter, allowing for sensor-shift image stabilization -- which Pentax brands Shake Reduction -- compatible with all Pentax interchangeable lenses produced to date. For the first time, the sensor-shift mechanism can correct not only for horizontal and vertical motion, but also for rotation around the axis of the lens barrel (though we've reported that this was a feature of Shake Reduction back to the K100D, Pentax informs us that this was a result of a translation error back in 2006). One degree of rotational correction on either side of the central position is possible, and Pentax is claiming 2.5 to 4 stops of correction can be derived from its sensor shift system.

The drawback to Pentax's Shake Reduction technology is that you can't see its effects as you look through the optical viewfinder, as you can with Canon and Nikon's lens-based stabilization systems. But thanks to the Pentax K7's Live View mode, you can indeed see the effect on the LCD, and SR seems to be pretty solid and effective."
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 13:27:39 por Leandro Federsoni »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #46 Online: 21 de Maio de 2009, 13:59:05
Alguns reviews que li sobre as K10D e K20D, falavam de 2-3 stops efetivamente (sendo que o anunciado era 2-4). Ou seja, MUITO POUCO inferior à K7. Quanto às lentes nikon/canon, ficavam no mesmo patamar (na média) sendo que algumas melhores outras piores.
Neste quesito, o IS da Sony (streadyshot) ficava 1/2 stop melhor (nos reviews comparativos que li).


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 21 de Maio de 2009, 14:25:53
Tem que esperar para ver, o fabricante sempre fala um monte para vender. Eu gostei do empenho em pontos que eu sempre achei muito ruins nas Pentax. Acho que pelo empenho já vale esperar algo interessante. Mas eu sempre prefiro esperar pegar na mão e ler dados consistentes antes de dar meu parecer final. Particularmente eu gostei do que vi em um primeiro momento (diferente do que aconteceu com a K20D que fiquei meio cabreiro com várias posturas). Agora esperar ver se consolida essa primeira boa impressão que tive.

Aproveito para lembrar rs... Falei que ia ser APS rs....
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 14:26:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 21 de Maio de 2009, 20:15:55
Hmmm, na primeira os fios do cabelo estão serrilhados :/
Não dá nem para eu analisar direito porque a tela do notebook é péssima


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #50 Online: 22 de Maio de 2009, 00:33:55
Pedro aqui também tive a mesma impressão. A segunda foto também demonstra características muito similares às encontradas no sensor da K20D, o mesmo tipo de ruído em ISO baixo, a mesma dificuldade para lidar com luz baixa e assim por diante.
Eu esteva super empolgado, mas admito que estas fotos tiraram um pouco do meu ânimo. O fato de o sensor parecer não ter evoluído me faz ficar preocupado com os demais atributos, que eu realmente espero que venham melhores.
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 00:36:10 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 22 de Maio de 2009, 13:26:21
Eu já achei bem razoável a imagem em ISO baixo, mesmo a foto da casa de noite ficou dentro do que vejo em outras câmeras de mesma resolução.

Eu acho que diferenças mais perceptíveis vai acontecer somente comparando com as 135mm.

Ps. Não podemos também esquecer q a tratativa q a Pentax faz com os JPGs é bem diferente do q vemos com outras marcas, pois eles priorizam em default muita resolução e sacrifica um pouco o ruído, aparecendo em 100% alguns artefatos....mas isso não seria problema de sensor e sim de edição.
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 13:28:34 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #52 Online: 22 de Maio de 2009, 18:53:49
Leandro o problema ai é que a edição vem para salvar o Sensor, não precisariam disso se o sensor não tivesse que ser recuperado. Olhe a foto 2 (que é diurna) e veja que os mesmos problemas que ocorriam nas luzes baixas continuam ocorrendo, os detalhes acabam virando meio que uma massa, não vejo isso em outras câmeras, principalmente em fotos oficiais da marca :eek:. Vendo essas imagens o "novo sensor" me parece que recebeu apenas uma abertura nos canais de transferência para suportar velocidades maiores e possibilitar a filmagem. O sensor em si está exatamente com as mesmas características de imagem que haviam na K20D, não me parece sequer uma repaginação em termos de IQ (veja que essas fotos em questão são todas ISO 100 e incluem até ruído em luz alta). 
« Última modificação: 22 de Maio de 2009, 18:54:05 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Tanagushi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 22 de Maio de 2009, 19:36:03
K 7 System






Neste link abaixo tem o arquivo full.



http://pentax.ru/galleryimage/slr/K-7/K7_system.jpg





Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 23 de Maio de 2009, 15:00:36
Leandro o problema ai é que a edição vem para salvar o Sensor, não precisariam disso se o sensor não tivesse que ser recuperado. Olhe a foto 2 (que é diurna) e veja que os mesmos problemas que ocorriam nas luzes baixas continuam ocorrendo, os detalhes acabam virando meio que uma massa, não vejo isso em outras câmeras, principalmente em fotos oficiais da marca :eek:. Vendo essas imagens o "novo sensor" me parece que recebeu apenas uma abertura nos canais de transferência para suportar velocidades maiores e possibilitar a filmagem. O sensor em si está exatamente com as mesmas características de imagem que haviam na K20D, não me parece sequer uma repaginação em termos de IQ (veja que essas fotos em questão são todas ISO 100 e incluem até ruído em luz alta). 

Leo, se vc ver as imagens (JPG) das câmeras Pentax com sensor Sony (K200, K2000) o problema  de ruído q vc descreve é o mesmo, eles estão fazendo JPGs priorizando muito a resoluçao e detonando o ruído, como se fosse um RAW sem tratamento de ruído.

Veja essa imagem da K200 (Sensor Sony).
http://a.img-dpreview.com/gallery/pentaxk200d_samples/originals/imgp0833_acr.jpg

Da uma lida no q o Dpreview escreveu sobre esse problema.
"Pentax has taken a very different approach to noise than those employed by the other manufacturers and is applying much less noise reduction (at the default High ISO noise reduction off setting), than the others. As a result, the images become much more noisy from ISO 800 upward but retain much greater levels of detail by doing so. There are options to increase High ISO noise reduction, which are shown on the next page.

Although the K20D is clearly the noisiest performer at ISO 1600, only the Canon comes anywhere near matching its detail levels. Beyond that point, noise becomes excessive but it's impossible to know whether the Canon would do any better at ISO 3200 because it's already taken its ball back and gone home."

http://www.dpreview.com/reviews/pentaxk20d/page18.asp


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 23 de Maio de 2009, 18:50:25
Leandro as câmeras que você falou usam sensor Samsung. A Pentax não tem mais contrato com a Sony.
Eles possuem um ruído muito fino e estão precisando trablahar forte a parte de sharp por software para mascarar isso, o que leva a esta formação estranha. Honestamente não vi ganho neste sensor e pelo que vi as mudanças foram realmente só no sentido de melhorar a velocidade de transferência mesmo. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 24 de Maio de 2009, 03:53:16
Leo,

Pra DSLR a Samsung faz apenas o sensor CMOS da K20 e agora da K-7. Eles nunca anunciaram sensores CCD para DSLR, apenas CMOS.
http://www.samsung.com/global/business/semiconductor/productList.do?fmly_id=221

Olha essa comparação em RAW do sensor da K200 com da D60 que ambos utilizam sensor Sony.
http://www.dpreview.com/reviews/pentaxK200D/page26.asp



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #57 Online: 24 de Maio de 2009, 10:57:24
Leandro eu estava vendo aqui... De qualquer forma o da K200 não tem o problema dos detalhes massa e nem das luzes altas. De uma olhada nas sombras desta foto: http://a.img-dpreview.com/gallery/pentaxk200d_samples/originals/imgp8655.jpg Depois compare com as sombras da foto 2.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Tanagushi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 24 de Maio de 2009, 22:19:53
Leo,

Pra DSLR a Samsung faz apenas o sensor CMOS da K20 e agora da K-7. Eles nunca anunciaram sensores CCD para DSLR, apenas CMOS.




Você está certo, a K-7 tem um Sensor CMOS 14.6MP completamente redesenhado.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 24 de Maio de 2009, 22:35:11
Você está certo, a K-7 tem um Sensor CMOS 14.6MP completamente redesenhado.

Até agora não vi nada de inovador. Disseram que haverá uma melhora em ISO alto, mas estou achando que a mudança maior foi apenas para viabilizar o vídeo...