Autor Tópico: Foto panorâmica com a nova Sony DSC-HX1.  (Lida 52149 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Abril de 2009, 12:08:42
Pessoal,

Saiu o review da nova Sony DSC-HX1 no Dpreview. A câmera é bem interessante principalmente pelo modo de vídeo em 1080p com gravação em stéreo e zoom durante a filmagem, deixando ela pau a pau com a Canon SX1.

Agora o que fiquei impressionado é com o "Panorama mode" a foto fica muito boa mesmo. Olhe e confira, isso é algo realmente novo na tecnologia digital.

Veja essa foto abaixo.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Pano/DSC01953.JPG

O teste.
http://www.dpreview.com/reviews/sonydschx1/page5.asp


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 12:52:22
Outra característica interessante dessa Sony é o "Twilight Mode" onde de alguma forma ela faz um tipo de HDR que favorece fotos em baixa luminosidade.

Olhem abaixo uma foto em ISO6400.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HX1_Twilight.JPG

Está bem melhor que essa em ISO400 e em modo normal.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HXI_AV_ISO400.JPG
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 12:53:51 por Leandro Federsoni »


Serone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2009, 17:06:56
Olá Leandro,
Estou na emionência de comprar uma Canon PowerShot SX1 IS, mas estou acompanhando também a nova Sony DSC-HX1, e vendo suas performances e seus review e como vc também viu e comentou, veja no review do dpreviw.com, que a SX1IS, perdeu para os quesitos: Image Quality Sony 7,5 e Canon 7,0 - Performance (speed) Sony 8,5 e Canon 8,0 - e Value Sony 7,5 e Canon 7,0. Vou ficar de olho nessa pequena que parece ser notável. :ok: :clap:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2009, 19:04:23
Serone.

A Canon SX1 ainda é mais interessante pelo fato de ter sapata para flash e RAW...por outro lado deve ser uns 50% mais cara.

Quanto a HX1 eu achei bem interessante o "Twilight Mode"...Seria um ISO400 usável numa compacta? Numa DSLR deveria ficar maravilhoso hein...

Ps. Esse tal de "Twilight Mode" pode ser usado em velocidades mais altas? Tipo 1/50s...

Boa sorte
« Última modificação: 09 de Maio de 2009, 19:13:23 por Leandro Federsoni »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2009, 12:14:50
Olhem abaixo uma foto em ISO6400.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HX1_Twilight.JPG

Está bem melhor que essa em ISO400 e em modo normal.
http://a.img-dpreview.com/reviews/SonyDSCHX1/samples/Twilight/Studio/HXI_AV_ISO400.JPG

Pelo que li na DPReview, não é ISO 6400, mas 640. Assim fica fácil (claro que está mais precisa que a ISO 400, mas não sei como seria se fosse a ISO 3200 contra ISO400).

Mesmo assim a techologia promete. Em DSLR deve criar noise levels de D3 em D60.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2009, 12:25:55
Sim dkfuji, eu errei na digitação, mas ISO640 assim e para uma compacta eu acho que nunca apareceu.

Eu acredito que ela deve fazer duas exposições diferentes e depois junta tudo em uma única foto....agora na prática como isso deve funcionar? Pois para melhorar a imagem ela deveria fazer uma segunda exposição usando um ISO baixo e menor velocidade e pelo que entendi isso não ocorre, pois ficaria tremida....sei lá.

Eu acho que isso é mais uma tarefa pro Leo.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2009, 13:53:55
Leandro o sistema é simples... Veja minha Canon S5is com meu super ISO 1600 :)



Aqui estão as imagens completas em tamanho real para você dar uma olhada.
S5is Super ISO 1600
S5is ISO 1600

O segredo ai é realmente uma dupla exposição (ou mais), mas todas no mesmo ISO (1600).
O que acontece é que o ruído não é constante (são muito poucos os pontos fixos de ruído, a maioria varia de posição de foto para foto), possibilitando assim que você use outra foto da mesma cena para preencher as lacunas via software.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 13:56:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2009, 14:02:34
Perfeito Leo :ok:

Nesse caso vc usou duas exposições com a mesma velocidade? Provavelmente com essa Sony precisaremos ficar atentos que uma exposição de 1/20s pode ser na verdade 1/10s.

Esse recurso poderia ser bem vindo numa DSLR não?

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2009, 14:15:39
Leandro usei EXATAMENTE a mesma exposição. Na verdade é necessário que seja com a mesma exposição para que você consiga preencher. Se você fizer subexposto (como você propoz), é provável que as perdas sejam maiores que os ganhos, principalmente em ISO alto.
No caso da foto em questão foram 4 exposições, como eu ia tratar rápido e usar um ISO bem alto (que possui muita perda em compacta) eu fiz com mais fotos para recuperar mais... Fica legal a técnica não? Se tirar umas 15 fotos dá quase para parecer ISO 100.... :)
Não vejo muita utilizade em uma SLR, SLRs já fazem fotos sequenciais bem rápidas, só precisa fazer o tratamento depois.
« Última modificação: 13 de Maio de 2009, 14:17:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2009, 14:31:40
O segredo ai é realmente uma dupla exposição (ou mais), mas todas no mesmo ISO (1600).
O que acontece é que o ruído não é constante (são muito poucos os pontos fixos de ruído, a maioria varia de posição de foto para foto), possibilitando assim que você use outra foto da mesma cena para preencher as lacunas via software.
Leo,
Interessante isso e o resultado ficou muito bom.
Vou fazer umas três fotos com ISO alto na minha e juntar tudo. Posto o resultado aqui depois.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2009, 14:44:22
Leo, resultado excelente. Se vai chegar ao ISO 100, seja com 15 fotos, seja com 50, eu não sei, mas que com certeza melhorou muito, melhorou.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2009, 16:26:24
Numa DSLR basiquinha é difícil pois ela trabalha em no máximno 3fps. Não é isso? Essa CAM está fazendo exposição nesse esquema com 1/20s se não me engano.

Qual melhor software free pra isso?

Valeu


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2009, 20:32:33
Leo, qual é o esquema para juntar as fotos?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2009, 07:30:28
Leandro e Pedro, eu estava pensando em fazer a junção no mesmo esquema de um HDR. A diferença é que eu iria fazer nesse processo todas as fotos praticamente iguais, ou seja, mesmo enquadramento, fotometria, ISO e etc. Aí as lacunas dos ruídos de uma foto ficarão preenchidas pelos pixels das outras depois da junção.
Será que não é isso?  :ponder: :ponder:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2009, 07:51:48
Leandro e Pedro, eu estava pensando em fazer a junção no mesmo esquema de um HDR. A diferença é que eu iria fazer nesse processo todas as fotos praticamente iguais, ou seja, mesmo enquadramento, fotometria, ISO e etc. Aí as lacunas dos ruídos de uma foto ficarão preenchidas pelos pixels das outras depois da junção.
Será que não é isso?  :ponder: :ponder:

Acho que é a mesma coisa de quando reduzimos uma imagem, ocorre uma interpolação entre um pixel ruidoso com um pixel bom e gera um novo pixel mais ou menos fiél.