Autor Tópico: Rolleiflex X Yashica  (Lida 8191 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 23 de Abril de 2009, 05:32:22
Devido às perguntas sobre as Yashicas e as Rolleis, tentei achar um comparativo que as avaliasse sob o ponto de vista do Poder de Resolução das objetivas que as acompanham.

Para quem não sabe o que é o Poder de Resolução, comecemos por uma breve explicação. Refere-se à capacidade de separar detalhes finos. É medido por meio da visualização da fotografia obtida do cartão de teste do poder de resolução. Dêem uma olha no cartão aqui:

http://www.takinami.com/yoshihiko/photo/lens_test/USAF.pdf

Esse cartão, como pode ser visto no link acima, contêm diversas séries de linhas paralelas agrupadas. Os espaços entre elas têm a mesma largura das linhas. Cada grupo de linhas difere do seu adjacente menor e do maior por meio de um fator matemático. Ele é disposto na configuração conforme a figura abaixo para ser fotografado:



O Poder de Resolução geralmente é expresso em linhas por milímetro (l/mm). Os gráficos fotografados (em diversas aberturas da câmera) com o filme são processados, reduzidos em tamanho e examinadas as imagens em um microscópio. A imagem resolvida é aquela cujas linhas são reconhecidas separadamente.

Uma classificação descritiva dos valores de Poder de Resolução é a seguinte:

Baixo: 50 l/mm, ou menos;
Médio: 63 a 80 l/mm;
Alto: 100 a 125 l/mm;
Muito Alto: 160 a 200 l/mm;
Extremamente Alto: 250 a 500 l/mm;
Ultra Alto: 630 l/mm ou mais.

Vale recordar que esses testes visam, em princípio, analisar o Poder de resolução em telescópios, os quais necessitariam de lentes com um elevado poder de oferecer discernimento entre imagens de corpos celestes. No nosso caso o fazemos para nossas preciosidades, que longe estão de pretender valores tão elevados de visualização dessas linhas.

Segue abaixo, então, um excerto dos que nos interessa. As linhas de resolução foram observadas em fotos tiradas em diversas aberturas, sendo analisadas no centro (ctr), no meio (mdl) e nas bordas da imagem (edg).








O teste completo com várias câmeras de Médio-Formato pode ser encontrado aqui:

http://www.hevanet.com/cperez/MF_testing.html

A descrição de como se fazer um teste desse se encontra nesse endereço:

http://www.takinami.com/yoshihiko/photo/lens_test/pdml-procedure_c.html

É obvio que esses testes não analisam somente a objetiva, mas também não a câmera como um todo. Diversos fatores podem comprometer a definição das imagens fotografadas, como o diafragma e o obturador, por exemplo. Mesmo sendo usado o mesmo tipo de filme no comparativo, teríamos ainda a incerteza do mesmo processamento do negativo e muito mais. Mas não deixa de ser um teste interessante e me leva a pensar: O que daria uma objetiva Yashikor numa Rolleiflex?
« Última modificação: 25 de Abril de 2009, 08:43:00 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2009, 07:42:19
Elmo,

Muito ouço falar da Tessar: que é uma lente muito "afiada", "cortante"; aquela que uma noiva detestaria que fosse usada no seu álbum de casamento.

Num raciocínio muito simplista eu imagino que essa capacidade que a Tessar tem de mostrar os detalhes está relacionada com esse Poder de Resolução. Mas, olhando a tabela, vemos que a Scheider Xenotar f/2.8 tem mais resolução ainda, embora isso aconteça somente em f/5.6, enquanto a Tessar é mais uniforme na região do meio da lente. Ou seja, menos l/mm que a Xenotar (68 contra 120), mas, mais abrangente porque é uniforme desde f/5.6 até f/11.

O que é, então, uma lente "cortante" ou "afiada" como tanto se fala por aí da Tessar?
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 09:35:06
Muito legal essas informações q vc traz Elmo, parabéns!
Vejo q a minha 3.5F é uma das "campeãs" rs! Mas a grande campeã, pra mim, é a 2.8E em F8!

Abração!

Lucas


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 20:37:07

O que é, então, uma lente "cortante" ou "afiada" como tanto se fala por aí da Tessar?

Braga, tem fotógrafo da velha guarda que já se referiu a determinada objetiva usando esse termo, o relacionando a um melhor contraste oferecido, outros à uma melhor definição proporcionada. Dessa forma, esse termo ainda é um mistério pra mim. Mas quanto à Tessar, respeitando e me referindo a um deles (fotógrafo) em especial que respeito muitíssimo, o mesmo diz que essa objetiva seria indesejável para retratos mais fechados. Explica que uma Tessar mostra muito as imperfeições da pele, enquanto a Planar seria mais "suave". Dessa forma, creio que o termo corte dirigido à Tessar tenha a ver com nitidez mesmo.
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 20:55:41 por Elmo »


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 20:57:42
Braga, tem fotógrafo da velha guarda que já se referiu a determinada objetiva usando esse termo, o relacionando a um melhor contraste oferecido, outros à uma melhor definição proporcionada. Dessa forma, esse termo ainda é um mistério pra mim. Mas quanto à Tessar, respeitando e me referindo a um deles (fotógrafo) em especial que respeito muitíssimo, o mesmo diz que essa objetiva seria indesejável para retratos mais fechados. Explica que uma Tessar mostra muito as imperfeições da pele, enquanto a Planar seria mais "suave". Dessa forma, creio que o termo corte dirigido à Tessar tenha a ver com definição mesmo.

Hoje a tarde acabei de fazer a visita a um senhor que faz manutenção em câmeras fotográficas, ele trabalhou por 12 anos na assistência da Rollei, foi indicação do esquinadafoto. Conversa vai conversa vem, enquanto ele testava a minha Rollei, ele falou a respeito da 2.8 Xenotar, daí perguntei qual era a mais nítida, Planar ou Xenotar, ele respondeu imediatamente: a Tessar é a que mais corta, é muito cortante (lembrei do Braga falando isso), não por ser uma CZeiss, mas sim porque é uma CZeiss Tessar. Daí tirei a conclusão que este termo significa nitidez, definição, como já comentado pelo Elmo. Na minha humilde sabedoria nestes tipos de câmera e vendo como aquele senhor manuseava a minha, nem tive coragem de perguntar se cortante seria o mesmo que nítida, ele tomou como sinônimo.

Abraço.
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 21:00:41 por m.polli »
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2009, 09:09:10
Aqui um comparativo muito interessante entre quantro titãs:

Mamiya 7 80mm L 
Rolleiflex 2.8E 80mm Planar 
Rolleiflex 3.5E 75mm Xenotar 
Hasselblad 500CM 80mm  Planar 

http://www.hevanet.com/cperez/test/fourcameras.html


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2009, 12:53:59
Este teste é muito interessante, e verifique-se que as Rolleis utilizadas nem da série F eram.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2009, 19:30:16
Estou a procura de uma TLR, Rollei ou Yashica, limpa, funcionando e com preço camarada  8-), para fazer companhia a Mamiya C330. Coloquei até um anúncio nos classificados...

 :ok:
Eliverto Scherer<br /><br />


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2009, 20:35:33
Possuo uma Rolleiflex 3.5F à venda.
Se alguém tiver interesse, favor enviar uma MP.

http://www.flickr.com/photos/33373585@N00/sets/72157617014030606/

Grato

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2009, 15:51:44
Elmo, na sua coleção de TLR's será que não tem uma Yashica 124G sobrando?
Estou procurando uma dessa, em bom estado.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2009, 03:29:29
Rogério,

Sobrando não. Mas quando encontrar uma te aviso.  :ok:


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2015, 23:36:55
Desenterrando o tópico  :D e voltando ao significado do termo "afiado" creio que ele se refere a nitidez mesmo.
Penso isso porque em inglês o vocábulo "sharp" pode significar tanto "nítido" quanto "afiado"...
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2015, 23:43:27
Aproveitando Elmo, acabei de comprar uma Rollei 1:35/ 75mm Tessar.
Provavelmente vou  apanhar um bocado no aprendizado, mas tenho distração garantida por bastante tempo…

Valeu pelas dicas e pelo incentivo! :worship:
abs
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2015, 11:04:32
Bom dia pessoal! Comprei uma Rollei Automat 6X6, modelo K4B, paguei R$ 150 nela. Está girando tudo, todos os mecanismos, Só estou achando o esquema do foco meio estranho, de resto tudo OK, lente limpinha, só acho que precisa de uma boa lubrificação. Onde me recomendam levar em SP? Abraços!  :ok:
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Sinval Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2015, 11:32:18
Bom dia pessoal! Comprei uma Rollei Automat 6X6, modelo K4B, paguei R$ 150 nela. Está girando tudo, todos os mecanismos, Só estou achando o esquema do foco meio estranho, de resto tudo OK, lente limpinha, só acho que precisa de uma boa lubrificação. Onde me recomendam levar em SP? Abraços!  :ok:

Na Anatec, com Sr Perez!
7 de abril, 125 cj 112 fone 3259-2387
Canon 6D; EF 25-105 f/4; EF 50 1.8 STM; EFS 18-135; 430EX II
Canon G7X
Rolleiflex  Tessar 3.5/75mm
Agfa Isolette II