Autor Tópico: Disparo contínuo com flash em compactas  (Lida 3937 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Online: 08 de Setembro de 2005, 17:27:15
É, eu tenho dúvidas. Uma enxurrada delas. Mas viro os sites de foto do avesso tentando entender. Largo algumas perguntas por aqui as vezes, mas só depois de tentar muito achar resposta e não conseguir. Mas aí vão mais algumas.

Tenho lido reviwes de muitas cameras. Muitas mesmo. Um dentre os vários pontos que tenho levado em consideração é a capacidade de disparo contínuo. Minha f717 faz 2.5 fps até 3 fotos. Já vi melhores nisso, como a FZ20 (3fps até 4 fotos), Fuji S7000 (3.3 fps até 5 fotos) e S20 pro (4,5 fps até 10 fotos).

Bom, esse é apenas um dos pontos. Tenho outras preocupações também, mas é sobre esse que acho mais dificil achar informação.

O que eu queria saber é sobre algo que sequer está ao meu alcance:  disparo contínuo com flash. To longe de ter grana pra comprar um flash bom. O meu é um que minha mãe comprou há uns 15 anos (nossa!!!!) junto com uma Canon AE-1. Então, ele carrega uma fez, dispara, e leva pelo menos 3 segundos até carregar de novo, mesmo que com pilhas alcalinas novas. (não sei como funciona nos flashes que fazem disaro contínuo.. a energia pra sequencia é armazenada numa espécie de buffer?).

Aqui na F717, quando eu coloco no "burst 3" o flash é automaticamente "barrado".. não dá pra ligar nam na marra.

Alguma camera compacta (prossumer, UZ, ...) faz disparo contínuo com sincronia do flash? Quer dizer.. se for um flash que permita isso, claro. Mas as outras, como a da Sony, também barram o flash?


((Só pra constar... quero também 5Mp (ah, os megaixels... tsc tsc), alcance de pelo menos 210mm equiv e hot shoe. Poderei gastar, no máximo, mas no máximo muito apertado mesmo, 2 mil paus. Mas isso é outro papo. Quero perguntar mesmo é essas cousas do "fps"....))
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:01:31
Acredito que não exista isso numa câmera de flash embutido Xiru... O "buffer" do flash, na realidade é o conhecido capacitor, um dispositivo que armazena energia temporariamente por meio de um campo elétrico. Pra teres um flash que dispare muitas vezes e recarregue muito rápido, imagino que precises no mínimo de um belo conjunto de capacitores, algo que fará um certo volume... Então fica complicado colocar isso "dentro" da câmera. Mas 3 segundos é tempo demais pra ti? Se for assim, o jeito é pegar uma câmera com sapata pra flash e partir pra um bom flash externo... Até pela questão da potência, recursos, etc, não se compara com essas porcarias de flash embutido :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2005, 22:44:17
Ah sim sim!!.. Mas eu me referia a flash externo mesmo, Georges. Toda vez ali que falei em flash, me referia ao externo... não fui bem especifico. O flash que me referi que eu tenho, da antiiiiga Canon, é externo mesmo, uso ele na sapata. Ele é bem potente, já fiz tranquilo foto com objeto bem iluminado a uns 13 metros (iso 400). Só que mesmo o externo a F717 bloqueia o uso.. não tem maneira de acinoar, nem o embutido nem o externo. Será que as outras (fz20, s700, etc) também bloqueiam?

Então, existem flash externos que fazem esses disparam em sequencia mesmo? Ou pra se ter isso tem que fazer alguma gambiarrazinha?

Brigado ae, já consegui entender um poco melhor isso do capacitor. Sabe como é, minhas noçãoes de eletricidade e mecânica tão na pré-história ainda. Mas a vontade de entender tá a mil!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS