Autor Tópico: Panning de meio segundo  (Lida 2124 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 08 de Setembro de 2005, 18:25:54
Quanto menor a velocidade, mais maluco fica o panning. Esse foi feito já quase note completa, e usei 1/2s. É claro que em meio segundo voc~e não consegue muita nitidez, mas consegue efeitos bem interessantes.



Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2005, 18:38:18
É, um pouco menos de nitidez que o outro panning, mas ainda muito bom.

Ivan, e se tu pegar esse mesmo local, mas um pouco mais de frente? Talvez num andarmais baixo ou mesmo no térreo? Pode acontecer de ficar umas luzes corridas, dos postes... que tal?

Eu tava pensando aqui algum lugar perto de casa pra tentar pannig também. Tem uma BR que passa aqui perto, e tem umas passarelas, dai dá pra tentar um bem de cima dos carros. Talvez fiquei .... um pouco interessante :P.....  Vou ver se nos próximos dias dou uma chegada ali no final da tarde.....  
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:06:54
Xiru:

Observe na imagem:

Ruído devido ao uso de 1/2s, ISO 400;

Linhas curvas no piso, evidenciando que a cãmera fez um ligeiro arco vertical durante a varredura.

Um tranco na hora do disparo, pois o carro não está exatamente borrado, mas com dupla imagem (observe a frente).

Com tudo isso, é um panning bem legal, e essas coisas são dificílimas de evitar em meio segundo. Aquele outro era um panning de 1/25, isto é, 50 vezes mais rápido que este.

Ivan


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:20:51
Gostei muito do efeito duplo na dianteira, mas principalmente do efeito de distorção da traseira... parece aquelas imagens de filmel quando o cara entra na máquina do tempo. :mf_w00t2:

Na realidade, a outra velocidade (1/25) é 12,5 vezes maior(menor). O que já é muuuuuuuita coisa.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 19:21:48 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:27:41
Marcos:

Tem razão quanto à velocidade -risos. Deixa eu dar uma disfarçadinha pelo erro  :blue:

Esse tipo de panning em geral faço umas dez fotos, e dessas tem umas três interessantes. As outras ficam mais ou menos equivalente em técnica, mas por algum motivo falta a elas aquele brilho maior. Panning é assim mesmo, não é foto para fazer uma ou duas, mas várias e aprovitar uma ou duas.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 19:30:02 por Ivan de Almeida »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:34:18
Citar
Xiru:

Observe na imagem:

Ruído devido ao uso de 1/2s, ISO 400;

Linhas curvas no piso, evidenciando que a cãmera fez um ligeiro arco vertical durante a varredura.

Um tranco na hora do disparo, pois o carro não está exatamente borrado, mas com dupla imagem (observe a frente).

Com tudo isso, é um panning bem legal, e essas coisas são dificílimas de evitar em meio segundo. Aquele outro era um panning de 1/25, isto é, 50 vezes mais rápido que este.

Ivan
nhááá  :doh:

eu devo ter me expressado mal;... é que o outro panning ta muito mmmm.. na minha linguagem, muito f*dão! E quis dizer que esse, apesar de um pouco menos de nitidez, como tu mesmo disse, tá "ainda assim" (igualmente) muito bom!  :clap:  
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 19:35:58 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:38:01
Xiru:

Não estou reclamando do seu comentário -risos. Eu entendi que você o achou legal.

Só estou aproveitando para lhe mostrar alguns problemas da técnica e como elas se evidenciam no resultado final. Só que mostrei no meu mesmo -risos.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:40:48
ah bom!!

ah, sabe como é, se expressar só pela escrita... é muito comum dar margem a interpretações um tanto "difusa".. Mas xuxu beleza então!

vamo vê.. amanhã acho que vai dar tempo livre no final da tarde pra tentar...

um abraço!
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:51:18
Tem certas coisas que eu não imagino sendo feitas com fotografia não-digital... uma delas é panning, a outra... aprender a fotografar.

Quanto dinheiro que eu num ia gastar!! :heat:  
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2005, 19:58:44
Olha, Marcos, eu fazia panning desde o tempo do PB, mas é claro que ficavem precários, isto é, dava certo em termos de técnica, mas nada muito bacana. Mas concordo com você, só com digital para desenvolver livremente uma linguagem em cima disso.