Autor Tópico: Canon EF 50mm f/1.8 II  (Lida 2666 vezes)

zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 26 de Abril de 2009, 23:21:41
Dae pessoal! Eu adquiri a poiuco tempo uma Canon Rebel XSI com a lente do kit!

agora estou querendo comprar uma Canon EF 50mm f/1.8 II, vi muita coisa boa ser feita com essa lente, inclusive devido ao seu preço baixo ! Também é uma lente 1.8, clara e com boa possibilidades para efeitos de profundidade!

O que que vocês acham dessa lente?

Abraxxxxxx


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2009, 23:42:49
Excepcional zequinao!

Um dos melhores custos benefícios existentes em lentes Canon. Além disso é uma lente prime que por si só já tem uma ótica melhor do que se fosse zoom.
Tenho uma e é possível explorar bastante a criatividade de composição e trabalhar bem com o DOF.

Veja as última que fiz com ela:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31292.0

Eu recomendo.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2009, 23:45:56
Excepcional zequinao!

Um dos melhores custos benefícios existentes em lentes Canon. Além disso é uma lente prime que por si só já tem uma ótica melhor do que se fosse zoom.
Tenho uma e é possível explorar bastante a criatividade de composição e trabalhar bem com o DOF.

Veja as última que fiz com ela:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31292.0

Eu recomendo.

Abs

Sempre me impressiono com a qualidade dessa lente! Devido ao fato de ter um preço mais acessível !
Acho que é bem por aê que eu vou mesmo ! Valeu Chello !


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2009, 06:44:49
tenta pegar a 50 1.4 que o Bokeh é bem melhor

já tive uma 50 1.8, apesar de ser uma lente super nítida, o bokeh deixa muito a desejar
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2009, 00:11:43
Eu tenho essa lente e é muito jóia, realmente recomendo, mas voce tem que ter em mente que é bem diferente da sua lente do kit. Duas diferenças basicas que voce vai sentir na hora:

- como nao tem zoom, é bem mais dificil de usar. Voce tem que andar pra frente e pra trás para conseguir o enquadramento que quer. Dificulta um pouco quando está tirando foto de crianças ou de movimento. Tambem vale lembrar que por causa do fator de crop dessa camera, essa lente vai corresponder a uma 80mm em uma full frame, entao voce vai ter que estar um pouco distante do assunto.

- profundidade de campo pequena nas aberturas maiores. Tenha em mente que embora voce possa fotografar com pouca luz, a profundidade de campo vai ser pequena. Se for fotografar mais de uma pessoa, se elas nao estiverem perfeitamente alinhadas, uma vai ficar fora de foco - o que pode até ser legal se é o efeito que voce quer, mas pode ser frustrante se estiver uma pessoa ao lado da outra. Exemplo no link abaixo:

http://www.flickr.com/photos/ericotm/3455191788/

Uma vez superada a curva de aprendizado, a lente é realmente muito legal. Embora eu concorde que a 50mm f/1.4 seja melhor, ela tambem custa 4 vezes mais. Se essa é a sua primeira lente prime, eu recomendo voce comprar a 50mm f/1.8, até usada mesmo, brinca com ela uns 6 meses e se realmente curtir, vende de novo por $30 a menos do que pagou e compra a f/1.4. Essa lente (f/1.8) tem boa procura, entao nao é tao dificil de vender.

Eu tenho a XSi tambem. É uma combinaçao legal pra tirar foto de pessoas, principalmente em lugares fechados e sem usar flash. Ainda estou tentando dominar a lente também - essa abaioxo eu tirei dentro de um restaurante relativamente escuro, sem flash:

http://www.flickr.com/photos/ericotm/3250074230/

abs

-erico



gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2009, 13:34:36
Aproveitando o gancho do tópico...

Erico...
Se usarmos ela em 1.8, batendo foto do rosto de uma pessoa, o rosto pode ficar desfocado em alguma parte ?

abraços


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2009, 13:59:31

Erico...
Se usarmos ela em 1.8, batendo foto do rosto de uma pessoa, o rosto pode ficar desfocado em alguma parte ?

Dependendo da distancia que voce estiver, sim, isso pode acontecer. Se voce fechar bem a composiçao no rosto e usar 1.8, pode ser que o cabelo ou a orelha fique ligeiramente fora de foco. Se voce focar no nariz por acidente, é quase certo que isso vai acontecer.

Tendo dito isso, na verdade é um problema menor do que parece. Eu tenho a usar f/1.8 só quando a situaçao da luz realmente exige ou quando quero realmente desfocar o fundo, se nao eu uso de f/2.2 pra cima.

-erico
« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 14:10:16 por ericom »


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2009, 23:01:44
Dependendo da distancia que voce estiver, sim, isso pode acontecer. Se voce fechar bem a composiçao no rosto e usar 1.8, pode ser que o cabelo ou a orelha fique ligeiramente fora de foco. Se voce focar no nariz por acidente, é quase certo que isso vai acontecer.

Tendo dito isso, na verdade é um problema menor do que parece. Eu tenho a usar f/1.8 só quando a situaçao da luz realmente exige ou quando quero realmente desfocar o fundo, se nao eu uso de f/2.2 pra cima.

-erico

Obrigado por escrever Erico! Foi bastante relevante! Acho que vou comprar mesmo essa lente 50 f/1.8 II.. Um parente meu vai vir dos EUA pra cá mês que vem, Acho na Amazon por U$100 , Daí vou aproveitar!

E gande angular ? Tem alguma dica ?

zequinao


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2009, 23:06:16
Nunca esquecendo que o foco preciso nos olhos e parte posterior dos cabelos ligeiramente desfocados pode dar um efeito muito interessante em retratos..

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2009, 00:20:29
E gande angular ? Tem alguma dica ?

A minha grande angular é a Tokina 11-16mm f/2.8 (http://www.photozone.de/canon-eos/379-tokina_1116_28_canon).  Comprei faz duas semanas e nao tive tanta chance de testar muito ainda, mas por enquanto estou gostando. Só tenho poucas fotos pra mostrar, mas aqui vao algumas:

http://www.flickr.com/photos/ericotm/3454764448/

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31939.0

Vou tentar tirar mais umas fotos com ela nesse fim de semana.

Vale sempre lembrar que as grande angulares já sao outra faixa de preço. A Tokina voce vai achar por uns $600 dolares (nos EUA) e a Canon 10-22mm por uns $750.

abs

-erico



Guilherme dos Santos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2009, 17:16:18
aproveitando o gancho, comprei uma 50mm 1.8II, mas ela ainda não chegou, não pude testar ainda... entretanto, vi alguns reviews comparando com a 1.4, inclusive em profundidade de campo 1.4 vs 1.8 e não vi muita diferença.

quais as diferenças que vocês vêem entre as duas?
"fotografar é pôr numa mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração." Cartier-Bresson.

flickr: http://www.flickr.com/photos/guijornalismo


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2009, 17:44:13
quais as diferenças que vocês vêem entre as duas?

Eu nunca tire foto com a 1.4, mas segundo o pessoal que eu conheço que tem a lente, a maior diferença (além dos beneficios de uma maior abertura) é que a lente tem motor USM, que foca mais rapido e mais precisamente, além de ter uma construçao melhor. O corpo da 1.8 é todo de plastico, meio vagabundo - mas por outro lado também bem leve.

A diferença entre a 50mm 1.8 e a lente do kit sem duvida é bem maior que da 1.4 pra 1.8. No fim é uma questao de quanto dinheiro se tem pra gastar.

abs

-erico