Autor Tópico: 30X40 a partir de arquivos da s7000  (Lida 1784 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 08 de Setembro de 2005, 23:25:31
Hoje mandei fazer um pequeno lote de 8 fotos, cinco menores se 20X25 e três maiores de 30,5X41, todas a partir de arquivos da s7000. As 30,5X41 já foram convertidas do RAW em formato maior, tendo mesmo que reduzi-las um pouco após a conversão para o tamanho desejado em 300dpi.

A conclusão que chego é estarem essas fotos no limite máximo de tamanho possível a partir de arquivos da câmera. Digo máximo porque elas resitem completamente ao exame, mostrando-se de ótima qualidade, mas começa a haver manifestação de ruído muito fininho, o qual apareceria em ampliações maiores. As fotos foram um retrato e duas cenas de interior rural, e o retrato logiacamente é o melhor resultado entre eles, mas todas elas suportam exame relativamente minucioso.

Comparadas com uma foto feita com a Kiev e filme ProImage escaneado o fotograma em 26mp, o desempenho do proImage é melhor, dando a impressão de ser possível mais um grau de ampliação sem problemas, tanto em relação ao detalhamento quanto em relação aos grãos (que seriam mais ou menos equivalentes ao ruído nas analógicas). Semana que vém vou excanear uns três ou quatro negativos, inclusive um médio-formato e farei ampliações a partir deles, obtendo novos parãmetros de comparação. Uma das fotos que escanearei corresponde à cena já copiada, e farei cópia dela também para comparar os resultados em papel.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2005, 23:29:33 por Ivan de Almeida »


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2005, 00:50:59
Ivan, aproveitando que voce citou o escaneamento em 26Mpx...Quanto aproximadamente voce paga num escaneamento desses? Ja pensei em fazer, mas mesmo em resolucoes menores sai muito caro, a meu ver. Nao lembro exatamente quanto, mas acho que tava na faixa dos R$10 ou R$15 por fotograma. Queria achar um lugar mais em conta, ja que estou curtindo fotografar com a Minolta de filme, mas queria os arquivos em digital tambem...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2005, 01:15:55
Ivan, só uma dúvida: na impressão das fotos 40x30, a resolução é mantida nos mesmos 300dpi?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2005, 08:07:09
Talesp:

A loja em que faço isso me cobra 3 reais por fotograma, mas esse preço é para mim que sou cliente constante. Para o cliente de balcão normal acho que é 5 reais. É caro, masnão tanto, pois só escaneio em 26mp tiff pouquíssimas fotos, umas tr~es ou quatro/mês, no máximo.

Marcos:

Sim, o arquivo vai preparado para 300dpi relativos ao tamanho da cópia. Normalmente eu faço a interpolação na conversão do RAW para tiff, pois o conversor dá saída interpolada também. É um arquivo de 20mp mais ou menos para esse tamanho de cópia.


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2005, 00:15:27
Citar
Marcos:

Sim, o arquivo vai preparado para 300dpi relativos ao tamanho da cópia. Normalmente eu faço a interpolação na conversão do RAW para tiff, pois o conversor dá saída interpolada também. É um arquivo de 20mp mais ou menos para esse tamanho de cópia.
 :thmbup:  


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2005, 22:12:55
Escaneei três negativos médio formato na Unimagem, no Centro do Rio e cobraram 10 reais por negativo. Não lembro exatamente a resolução, mas os arquivos são JPEGs de cerca de 10-15 Mb cada. Achei um bom preço, mas ainda queria que os scanners de negativo comuns comportassem médio formato...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2005, 19:48:43
Eu já escaneei médio formato duas vezes, em arquivos de pouco mais de 17mp. Agora vou mandar escanear um em alta para ver o que dá.

O problema da Unimagem é o sharp de scanner que granula o escaneamento. Usando a mesma máquina para escanear (Noritusu), consigo arquivos sem granulação desde que ressaltando não querer sharp no escanemento.