Autor Tópico: "Dez razões porque ainda uso filme, Shutterfinger"  (Lida 8143 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Abril de 2009, 09:53:29
O título está entre aspas porque esse é um dos tópicos abertos por nosso amigo Helcio lá no Esquina da Foto (http://esquinadafoto.com.br/index.php?showtopic=1974&st=0&gopid=18693&#entry18693)

Acho que é bastante pertinente ao que aqui se discute. Então:

Dez razões porque ainda uso filme, Shutterfinger

http://shutterfinger.typepad.com/shutterfinger/2009/04/ten-reasons-why-i-still-shoot-film.html
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2009, 10:28:40
Vamos lá, gostei disso, não sei se tenho só dez motivos, pois cada câmera que possuo é um motivo a mais:

1 - As câmeras analógicas são mais formosas, o estilo retrô me fascina. Prefiro metal ao plástico;

2 - Existe uma grande oferta de várias câmeras genialmente bem construídas, de vários tipos e origens, à disposição em preços bem baixos;

3 - Porque a grande maioria dos nomes que EU admiro na história da fotografia fotografava com filme. E eu admiro o trabalho árduo que eles tiveram ao proporcionar aquelas imagens, me sentindo mais próximo deles quando fotografo com analógicas.

4 - Porque adoro fotometrar de cabeça (quando sou forçado a isso) e vejo que acertei. É um prêmio.

5 - Porque elas precisam ser reveladas e isso é uma diversão à parte. Enquanto houver filme disponível eu usarei filme, depois que acabar (se acabar) fotografarei mais com o que existir.

6 - Porque elas são menores (na sua grande maioria);

7 - Porque tem umas imensas que aumentam o trabalho fotográfico e eu adoro trabalho fotográfico;

8 - Porque elas parecem que precisam mais de mim que as digitais. Cada foto exige mais atenção pelo risco e pela necessidade de ajustes manuais, e o prazer de cada foto é estendido.

9 - Porque não preciso, necessariamente, de baterias;

10 - Porque elas duram muito, não têm vida útil tão reduzida. Tenho aqui uma câmera de 1937 que me dá um prazer danado. Ou seja, não me sinto motivado a ficar trocando de câmera a cada 2, 3 ou 4 anos.

« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 10:44:42 por Elmo »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2009, 11:05:52
Elmo
Alem das tantas razoes que todos temos.
a mais uma
a QUALIDADE de imagem!!
Imagem digital ainda nao chegou a Qualidade fotografica.
Eu uso por motivos comerciais Digital desde o ano 2000,
Mas nao existe comparaçao ainda.
Ate agora nao vi nada digital que faça o que eu humildemente ja fiz com 6x7.
Fiz minha campanha comercial de filme com 35mm com 2 modelos de maquina F4 e F5.
Agora com digital todo ano sai alguma coisa melhor, porque ainda esta de fraldas.
Antes mudavamos de filme para obter diferentes resultados,
hoje temos que trocar de sensor, obviamente isso significa trocar a maquina.
A d80 nao da o resultado da d90,que uso agora.
Ja nao compro mas corpos TOP, porque a tecnologia muda rapido e o material se desvaloriza enormemente.
Olha so onde foi a parar a coisa.
Grande Abraço
Angelo.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2009, 13:04:49
Eu não sei porque fotografo com filme ao certo, mas sei que a fotografia analógica exerce uma fascinação sobre mim. E também tem a questão de que não nos sentimos pressionados pelas novidades de cada ano; é uma preocupação a menos durante o ato fotográfico. Com a digital, parece que a cada ano as nossas fotos ficam piores porque o novo modelo tem menos ruído, mais latitude, um drive mode mais veloz, etc.

Com o filme, assumimos que paramos no tempo, mas com isso ganhamos tempo para refletir sobre a nossa fotografia.
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 13:05:17 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2009, 14:58:32
Recentemente a compacta da minha namorada quebrou. Eu então deixei ela com uma de filme, com as instruções necessárias pra operação. O primeiro rolo de negativo foi muito engraçado, fotos sem foco, tremidas, uma frustração enorme rs. La pelo 4 rolo os resultados começaram a aparecer. Agora ela presta atenção ao foco, contrastes da cena, enquadramento, etc, uma série de pontos que tenho certeza q mesmo com uma dslr ela não se submeteria a aprender. Claro que nossa fotografia (minha e dela) é puramente amadora, descompromissada, utilizamos digital também, mas pro fim que se destina (aprendizado) nada supera uma manual com um filme PB :D

Abraços

Eu não sei porque fotografo com filme ao certo, mas sei que a fotografia analógica exerce uma fascinação sobre mim. E também tem a questão de que não nos sentimos pressionados pelas novidades de cada ano; é uma preocupação a menos durante o ato fotográfico. Com a digital, parece que a cada ano as nossas fotos ficam piores porque o novo modelo tem menos ruído, mais latitude, um drive mode mais veloz, etc.

Com o filme, assumimos que paramos no tempo, mas com isso ganhamos tempo para refletir sobre a nossa fotografia.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2009, 15:08:02
Pois e isso dai Lucash
a tecnologia por un lado facilita as coisas , para quem nao sabe, mas tambem emburrece.
Esta cheio de apertadores de botao que façem imagem digital.
Ao pegar uma maquina fotografia para fazer fotografias, acontece o que voce explicou.
Nao so com entusiastas como voces ,
Nasceu uma nova classe de digifotografos profissionais, que mal se apoiam na eletronica.
Mas e otimo ,para quem tem interesse aprender como e "fazer"!!
Boa experiencia!!!
Abs.
Angelo.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2009, 15:19:28
Puxa, eu nunca fotografei com filme na minha vida.

Mas por incrível que pareça entendo o que vocês falam e sinto até um pouco de vergonha da minha fotografia ter nascido já digital.

Mas quem sabe, eu tenho 2 cameras de filme, nunca é tarde pra começar.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2009, 15:36:23
Puxa, eu nunca fotografei com filme na minha vida.

Mas por incrível que pareça entendo o que vocês falam e sinto até um pouco de vergonha da minha fotografia ter nascido já digital.

Mas quem sabe, eu tenho 2 cameras de filme, nunca é tarde pra começar.

Opa, então dê a si mesmo um presente e coloque as câmeras pra funcionar.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2009, 15:39:36
Puxa, eu nunca fotografei com filme na minha vida.

Mas por incrível que pareça entendo o que vocês falam e sinto até um pouco de vergonha da minha fotografia ter nascido já digital.

Mas quem sabe, eu tenho 2 cameras de filme, nunca é tarde pra começar.
CJR
Como ter vergonha
Nunca e tarde para fazer FOTOGRAFIA,
como disse Elmo,poe as maquinas"antigas",,  para funcionar.
E otimo!!!, depois avalia as diferenças que voce acha
da FOTOGRAFIA com a IMAGEM DIGITAL.
Abs.Angelo.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2009, 15:40:15
E tem mais uma coisa.

A comunidade analógica tem se apresentado pra mim mais acolhedora.

Não existe discussões e brigas sobre marcas.

Nunca vi alguém que possui uma Hassel se dizer "Hassista". Aqui na minha estante Canons e Nikons vivem passificamente entre Pentax, Olympus, Toyo, Yashicas, etc.

Mas devemos, nós que somos apaixonados por filme, não cair no preconceito que por muitas vezes recai sobre a gente. Não sou e nunca serei inimigo das digitais.

É inegável a praticidade digital, acredito que em qualidade de imagem possivelmente nossos 35 mm já foram superados, mas nem isso gosto de comentar, pois afirmaria uma competição.

Acredito que o fotógrafo atual será digitalmente mais evoluído se possuir uma raiz analógica. Pena que a maioria menospreze o filme. E esse preconceito tem, na maioria dos casos, a ver com a falta de conhecimento do mesmo. Outro dia, um amigo de minha idade (40), o qual respeito muito e ganha dinheiro com fotografia, discutiamos filme e sensores, quando eu disse a ele que o sistema digital deixava o pessoal preguiçoso até para fotometrar. Quase ninguém sabe mais fotografar sem depender de um fotômetro com o mostrador embutido no visor.

A resposta dele foi: Fotometrar de cabeça? Pra que?

Bom, se fotografar é conhecer e traçar uma imagem com a Luz, não necessitar entender suas características conjugadas às potencialidades do instrumento de a usa, acredito que, para ele, a fotografia se resuma simplesmente a reproduzir uma imagem e manipular o resultado posteriormente. A velha escola analógica também faz isso, mas é um tratamento mais trabalhoso e que exige maior conhecimento da arte. Qualquer um pode usar o Photoshop sem entender nada de fotografia.

Hoje uso filme muito mais que digital, pois não vivo disso e entendo perfeitamente que atualmente um não tomaria lugar do outro. Dessa forma falar que fotografia digital não é foto, torna, na minha opinião, quem o diz mais carrasco que o assassino.

Creio que o momento seja de mostrar àqueles que nunca tiveram a oportunidade de fotografar com filme a delícia que é. E quem sabe, os "novatos" nos ajudarão a não deixar o filme morrer por ignorância.
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 16:15:24 por Elmo »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2009, 15:53:12
CJR
Como ter vergonha
Nunca e tarde para fazer FOTOGRAFIA,
como disse Elmo,poe as maquinas"antigas",,  para funcionar.
E otimo!!!, depois avalia as diferenças que voce acha
da FOTOGRAFIA com a IMAGEM DIGITAL.
Abs.Angelo.

Com certeza Angelo, tenho um show pra fotografar em um teatro aqui, vou levar a digital e a analógica, acho que será um bom teste. Qual filme colorido e PB de alta sensibilidade vc indica? É pra usar numa EOS3 e a luz deve ser bonita mas não muito forte.
Vou me animar a colocar filme nas bichinhas e dar umas saídas.
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 16:00:43 por CJR »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 16:33:57
Mas quem sabe, eu tenho 2 cameras de filme, nunca é tarde pra começar.

Tem uma coisa que ninguém te avisou ainda. É uma picada indolor, você nem sente, mas não tem vacina, não existe cura.

Não que você vá abondonar o digital. Não é isso! Só que eu duvido que você não tome gosto pelo filme.

E se pensar em scanner de filme. Daí, então... xiiiiii...  :doh: já tô falando besteira. Deixa isso pra lá!

 :D
-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 16:36:05
Bom, se fotografar é conhecer e traçar uma imagem com a Luz, não necessitar entender suas características conjugadas às potencialidades do instrumento de a usa, acredito que, para ele, a fotografia se resuma simplesmente a reproduzir uma imagem e manipular o resultado posteriormente. A velha escola analógica também faz isso, mas é um tratamento mais trabalhoso e que exige maior conhecimento da arte. Qualquer um pode usar o Photoshop sem entender nada de fotografia.

Pior que isso Elmo,

As vezes, num caso desse... a Fotografia para ele se torne o fato de apertar um botão de um equipamento de última geração, onde o equipamento se encarrega de tudo, e é quem faz a foto.


Veja meu caso...
mesmo sendo dependente do fotômetro da câmera a alguns meses atrás, e não me imaginando fotografar sem fotômetro.. minha resposta num dialogo desse nunca seria "Fotometrar de cabeça? Pra que?", mas sim.. "Eu não acho que conseguiria. Mas se você faz.. e acerta grande parte das vezes, PARABÉNS!"

Pra minha surpresa, meus primeiros filmes com a Rollei sem fotômetro, no chutometro... as fotos sairam!rs Não era tão dificil como pensava.
Mas se ficamos reféns da tecnologia e do equipamento, nunca experimentariamos!

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 16:39:36
Elmo
Alem das tantas razoes que todos temos.
a mais uma
a QUALIDADE de imagem!!
Imagem digital ainda nao chegou a Qualidade fotografica.
Eu uso por motivos comerciais Digital desde o ano 2000,
Mas nao existe comparaçao ainda.
Ate agora nao vi nada digital que faça o que eu humildemente ja fiz com 6x7.
Fiz minha campanha comercial de filme com 35mm com 2 modelos de maquina F4 e F5.
Agora com digital todo ano sai alguma coisa melhor, porque ainda esta de fraldas.
Antes mudavamos de filme para obter diferentes resultados,
hoje temos que trocar de sensor, obviamente isso significa trocar a maquina.
A d80 nao da o resultado da d90,que uso agora.
Ja nao compro mas corpos TOP, porque a tecnologia muda rapido e o material se desvaloriza enormemente.
Olha so onde foi a parar a coisa.
Grande Abraço
Angelo.
Concordo plenamente!  :ok:

Não sou grande conhecedor de fotografia mas comecei a fotografar com filmes e de uns 10 anos pra cá que fotografo com digital. Tenho 38 anos. Na minha modesta e 'leiga' opinião, só consigo ver vantagem na fotografia digital no que diz respeito à praticidade.
Em relação à qualidade da imagem, pra mim, o filme leva uma imensa vantagem. Não estou falando de ampliações. Falo de fidelidade de cores, texturas, latitude, tonalidades e até nitidez. Quando pego uma foto minha com filme e comparo com uma digital noto nitidamente a diferença. Sim, vejo fotos lindas e muito bem feitas com digital também e quanto mais a tecnologia avança mais a qualidade da imagem vai se aperfeiçoando mas é diferente. Imagens feitas com filme parecem saltar do papel. Tem mais vida. Tem mais volume. Entre duas fotos semelhantes e bem executadas, a feita com filme leva grande vantagem. Com certeza ficará mais bonita.

Não tenho 10 motivos para fotografar com filmes mas tenho 2:

1)Adoro máquinas mecânicas analógicas. São mais bonitas e são mais duráveis. As lentes antigas são ótimas e não ficam devendo em nada para as atuais. Algumas dão um banho nas moderninhas.

2)A qualidade das imagens são mais bonitas e fiéis.

Tenho um grande motivo para fotografar com digital:

1)O resultado é imediato, ou seja, muito prático. No filme o processo é demorado. Além disso, preciso de um scanner para publicar na net e manipular (quando quiser) minhas fotos feitas com película. Já é muito mais trabalhoso.

Digital X Analógico ??? Não existe isso. São muito diferentes. Cada um oferece sua vantagem. Feliz de quem pode passear pelos dois caminhos.
Quando quero qualidade e prazer no ato de fotografar, vou pro lado do analógico.
Quando quero fotografar e desejo ser prático, é o digital que vai comandar.

Abraços.


 
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2009, 17:01:44
Adoro filme. E pronto! Mas não serei hipócrita em entrar nessa de competição. Como é que vou negar que freio ABS, controle de tração, sistema de estabilização nas curvas, etc., não são coisas que vieram para beneficiar o motorista? E olha que nada disso tem no meu carro, mas que eu gostaria de ter... ah! sim, gostaria.

Minha filhinha tem um ano e meio de idade. Caramba! Ela não pára um minuto. É difícil para fazer alguma coisa que preste. Como é que vou negar que Prioridade de Abertura e Auto Foco não me ajudam em alguma coisa?

Dia desses, fui até a fábrica de um cliente para ver uma reclamação de qualidade. Cheguei lá e vi a cáca que eu vendi pro cara. Saquei uma saboneteira, fotografei a MERcaDoriA que foi entregue, pedi para usar um micro e enviei as fotos para meu chefe. Eram duas da tarde e na manhã do dia seguinte o cliente já estava recebendo novo lote de embalagens com tudo resolvido. ;)

O Elmo disse: "Acredito que o fotógrafo atual será digitalmente mais evoluído se possuir uma raiz analógica. Pena que a maioria menospreze o filme. E esse preconceito tem, na maioria dos casos, a ver com a falta de conhecimento do mesmo.". Putz... fantástico isso, perfeito! No colégio eu tive um professor de matemática (Prof. Sadao, japa gente boa, viu!) que dizia: - Vocês querem a fórmula? Tudo bem, no dia da prova eu vou colocar todas as fórmulas na lousa. Mas, vocês vão precisar saber o que fazer com cada uma delas. Vocês vão precisar entender o quê elas significam.

Fotografar de cabeça, como o Elmo fala, é isso. Creio que a maioria de nós aqui assiste e gosta de uma boa partida de futebol. Quem já não ouviu falar em FUNDAMENTOS? Esses tais fazem ou não a diferença na qualidade do jogo? E de seu resultado?

« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 17:03:48 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582