Autor Tópico: Dúvida para estourar fundo branco!!  (Lida 6879 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Online: 29 de Abril de 2009, 12:05:02
Pessoal, mais uma vez venho pedir ajuda para esquemas tabajara-in-loco!

Vou a um canil fotografar animais que têm pelagem mesclada com peito branco. Mas algumas fotos pretendo fazer estourando um fundo branco para recorte. Sei que com o equipamento que vou levar (dois flashes Nikon, SB 600 e SB 800, um rebatedor circular tipo 5x1) vai ser meio complicado, mas...
Penso então em levar um corte de tecido branco (não dá pra eu levar um fundo infinito na viagem) e jogar um dos flashes estourando o fundo. Pensei que talvez o cetin fosse melhor do que o TNT, pois talvez a superfície brilhante estourasse mais facilmente.

Algúem tem alguma dica/experiência/macete pra me ajudar?

abraço

« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 12:20:51 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2009, 13:13:33
Vai ter que dar uma carga de flash maior no fundo, para que ele estoure, tente fazer o branco do fundo ficar uns 1,5 pontos mais iluminado do que o branco da pelagem. Um fotômetro ajuda muito neste ajuste.
« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 13:13:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2009, 13:59:57
Acho melhor vc não usar cetim, pode ser que ele dê brilho em uma área e na outra não, usa TNT mesmo ou então faz um teste antes. Com seu equipamento dá para fazer isso tranquilamente mas como Leo falou sem fotômetro complica.

[ ]s

Formel


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2009, 16:37:35
...mas como Leo falou sem fotômetro complica.

[ ]s

Formel

É... não vou ter fotômetro, mas acredito que tenha algum tempo para testes antes de enfrentar a impaciência dos cachorros, rs, rs

abç
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2009, 19:17:11
Se liga no esquema do Japonês:

http://www.youtube.com/watch?v=DTW7Pb1hmBM

Canos de PVC, lençol e "white laminate boards", que vc que é brasileiro pode mandar um acetato branco, uma fórmica, qq coisa assim, que deve dar certo tb.

Repara que ele fez uns "gobos" (gobo é como eles chamam esses canudos pretos de pôr no flash) pra não deixar os flashs que estão iluminando o fundo "vazarem" e iluminarem o objeto em frente, que está recebendo só a luz da sombrinha.

Só não entendi porque o japonês usou 3 flashs pra iluminar o fundo, ele deve ser filho do japonês que é dono da fábrica de pilha.

Já o filho dele, o japonezinho, está fazendo o papel dos cachorros atapalhando lá na hora. :D
« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 19:20:28 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2009, 19:46:01

Repara que ele fez uns "gobos" (gobo é como eles chamam esses canudos pretos de pôr no flash) pra não deixar os flashs que estão iluminando o fundo "vazarem" e iluminarem o objeto em frente, que está recebendo só a luz da sombrinha.

Legal esse video!!
Prá esclarecer,  GOBO é GO BETWEEN, ou seja, tudo o que fôr colocado entre a fonte de luz e o objeto fotografado  :ok: :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2009, 20:13:26
 Um fotômetro realmente ajuda...

 Mas a velha e esquecida fórmula do número guia também é muito útil, não sei se os SB no modo Manual indica a distância de acordo com o NG, mas você pode levar em consideração o BG entre o flash e o fundo e aumentar a potência em 1,5 ou 2 pontos.

 Sua câmera dispara os dois SB´s fora da câmera?
 Se distara você pode colocar o SB 800 no fundo e o SB600 numa das laterais e colocar o rebatedor do lado oposta do SB600.
 
 Se tiver que ter um flash na sapata você pode virá-lo para uma das laterais e usar dois rebatedores enquanto 1 flash fica só estourando o fundo.

 Não sei o tamanho do assunto, mas se der para usar papel de fundo fica bom. Cetim eu acho complicado, iria de TNT se não tivesse opção de usar papel.
São Paulo - SP


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2009, 21:02:15
pede algum fotometro emprestado , com os 2 sb da e sobra para fazer isto, Vai tranquilo
Abs.Angelo


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2009, 08:51:00
Valeu as dicas galera!


Tiago

Vou ver o vídeo! Estou dentro de uma empresa hoje, e aqui é bloqueado! Espero conseguir ver antes, pois embarco amanhã cedo. E não poderei levar placas, tubos e etc no avião (ah, por isso não vou levar fundo de papel também, além de ir embarcado ainda vou ter dificuldades de locomoção no lugar). Penso fazer canudos de sulfite para não vazar luz.

Leandro

Sim, minha câmera controla os dois independentemente. Troquei o tecido por TNT!
O esquema que pensei era mais ou menos isso mesmo para fazer as básicas. E depois, se os animais colaborarem, faço algumas variações.

Angelo

É, estou tentando achar um fotômetro pra amanhã, vamos ver. Senão, me arranjo testando num ursinho de pelúcia  :doh:...
Sabe me dizer se o fotômetro dispara o SB com cabo de sincronismo pra medição?

Valeu, duro vai ser combinar as poses com os modelos  :hysterical:.

Abração!





Marcelo dos Santos

Associado Fototech


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #9 Online: 30 de Abril de 2009, 11:37:29
(gobo é como eles chamam esses canudos pretos de pôr no flash) pra não deixar os flashs que

você descreveu um SNOOT, nada a ver com um gobo.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2009, 12:17:46
Valeu as dicas galera!


Tiago

Vou ver o vídeo! Estou dentro de uma empresa hoje, e aqui é bloqueado! Espero conseguir ver antes, pois embarco amanhã cedo. E não poderei levar placas, tubos e etc no avião (ah, por isso não vou levar fundo de papel também, além de ir embarcado ainda vou ter dificuldades de locomoção no lugar). Penso fazer canudos de sulfite para não vazar luz.

Leandro

Sim, minha câmera controla os dois independentemente. Troquei o tecido por TNT!
O esquema que pensei era mais ou menos isso mesmo para fazer as básicas. E depois, se os animais colaborarem, faço algumas variações.

Angelo

É, estou tentando achar um fotômetro pra amanhã, vamos ver. Senão, me arranjo testando num ursinho de pelúcia  :doh:...
Sabe me dizer se o fotômetro dispara o SB com cabo de sincronismo pra medição?

Valeu, duro vai ser combinar as poses com os modelos  :hysterical:.

Abração!






Marcelo da para conectar o sb ao fotometro e testar,
senao sem crise faz o teste do ursinho tambem serve,
digital facilita muito tudo, vc ve na hora.
tenho amigos criadores com canil, ja fiz trabalhos com eles
Atençao eles deven ajudar e muito com os bichos senao o fotografo pira!!!, rsrs!!
Abs.
Angelo.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2009, 22:25:20
você descreveu um SNOOT, nada a ver com um gobo.


Vc viu o vídeo? Só faz sentido escrever embaixo se vc ler tudo que está escrito em cima...

Quem chama assim é o Japonês, não sou eu. Eu chamo isso de "canudo preto na de pôr no flash"

Mas enfim, a rigor, se a definição da Ana aí em cima pra Gobo está certa, um Snoot não é um tipo de Gobo?

Melhor ainda ía ser se vc tb pudesse ajudar o amigo aí com a foto que ele tem que tirar, aí ía ser "show de bola".
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 22:30:46 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2009, 00:24:43
Acabei de ver no site http://www.box94.com.br
Que eles alugam fotômetro, R$50,00 pra usar fora do estudio deles.

Fica a dica.

P.S.: Não conheço o lugar
São Paulo - SP


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2009, 19:43:30
Cetim vai manchar por causa do brilho, não recomendo, melhor usar algo branco mas fosco.

Os Sbs são pequenos, funcionam bem como luz de contraste, para fazer um recorte mas para iluminar os animais seria bom que você conseguisse uma tochinha, pode ser até de 200 com uma sombrinha de 75 que já dava para fazer tranquilo a luz principal.

O fundo dá para fazer com os dois flashes mesmo.
 

« Última modificação: 07 de Maio de 2009, 19:49:27 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com