Autor Tópico: Sigma 24-70/f2.8: como acionar o foco manual?  (Lida 1668 vezes)

rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Online: 16 de Agosto de 2006, 10:20:32
A Sigma 24-70mm/f2.8 conta com o botão seletor entre foco manual e foco automático, como em qualquer lente autofoco. Adicionalmente, o anel de foco manual se desloca entre as posições foco manual e automático. Para quem está acostumado com lentes Canon como eu. é estranhíssimo. EU usei a Sigma assim:
no foco automático, deixo anel e chave na posição autofoco; foco manual, deixo o anel e a chave na posição manual.

Minhas dúvidas:
1) O que acontece se eu deixar a chave no automático e o anel no manual?
2) O que acontece se eu deixar a chave no manual e o anel no automático?:
3) O uso que expus nos itens 1 e 2 prejudicam o funcionamento e/ou durabilidade dessa Sigma?
4) Essa Sigma conta com alhum sistema similar ao USM de algumas lentes Canon, que permite o foco manual pelo anel mesmo com a lente no modo automático?

Abraço a todos!
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 11:55:59
Nestas objetivas Sigma que tem esse sistema, isso existe para que quando você trabalhe em foco automático, não haja rotacionamento do anel na lente. Isso facilita porque você pode segurar a objetiva onde quiser, sem se preocupar em "travar" o anel de foco. O jeito correto de usar sem forçar os componentes é esse que vc faz mesmo: No foco automático, colocar o anel em AF e seletor em AF também. E no foco manual colocar o anel em MF e o seletor tbm em MF.
Eu acho um saco esse sistema porque quando vc tem que passar de AF para MF ou vice-versa são duas operações a fazer.  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada