Autor Tópico: Adaptadores para microscópios e endoscópios  (Lida 4077 vezes)

yfsampaio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 12 de Abril de 2010, 01:11:04
Olá amigos,
Este é o meu primeiro contato. Estou montando um sistema para fotografar imagens médicas em microscópios e em endoscópios. Vi um adaptador para microscópio da Canon, preciso de um q se acople a um endoscópio também. Pretendo comprar uma Canon T1i, para poder fazer filmes em alta resolução. O que vocês acham?
Abraços
Yfsampaio


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 09:55:11
Yfsampaio,

Estou procurando pelo mesmo acessório desde o ano passado, já mandei email para vários sites de representantes de materiais para laboratórios e nada, alguns até me responderam (que o produto estava em falta), a maioria nem se deu o trabalho de responder.

Qual é este adaptador da Canon para microscópio que voce citou?

Obrigado


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2010, 10:16:27
Caso alguém mais esteja com problema para encontrar tal acessório

Comprei um kit de acessórios para acoplar minha Canon XTi à um microscópio Trinocular.

Os acessórios são da marca Bioval, e servem para microscópios da marca da Série L1000 T-AC e L2000 T-AC, o kit vem com:

- Adaptador de câmera fotográfica 35mm código XSZ-A-35 *
- Lente ocular fotográfica (projetiva 2,5 x) código XSZ-PE2.5 **

* O adaptador, que na verdade são 2, são de metal, "pintados" com Taflon se nao me engano, um deles vem com um anel do tipo Baioneta, porém, pequeno em relação à baioneta Mount Canon, irei procurar um Torneiro-Mecânico para fazer um que se encaixe. Este acessório serve para acoplar diretamente a Camera à saída Trinocular dos microscópios da série que citei acima sem o uso de Lentes corretivas.

** O segundo adaptador, que é onde se coloca a objetiva, ele também é de metal pintado em taflon, com a possibilidade de troca da objetiva por uma de 4x, o encaixe dele ao microscópio é direto pela saída Trinocular, já para a câmera é necessário o uso de um Anel T-mount (vendido em lojas de equipamentos fotográficos), este encaixe entre o adaptador e o anel é de rosca, sem a necessidade de ajustes.

Hoje na hora do almoço vou fazer as fotos dos acessórios e posto.

Cada objetiva custa aprox. R$ 100,00
E o Adaptador custa aprox. R$ 600,00

Ps. Não sei se este mesmo acessório seria compativel com Endoscópio, pois só tenho como testar em microscópio.

Umas fotos que fiz estão aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=44775.0

 :ok:


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2010, 15:25:09
Fiz as fotos dos acessório:

Adaptador e Anel Baioneta - Conecta diretamente a saída Trinocular e não usa lente


Detalhe da Baioneta - Não é compativel com mount EOS, vou pedir um torneiro mecanico para fazer uma.


Adaptador, Lente corretiva 2.5x e Anel de encaixe do Adaptador ao microscópio


** Repare que existe uma marcação "2.5x e 4x", é a regulagem da extenção do tubo de acordo com a corretiva utilizada. Com o tubo extendido dá para ver que tem marcação onde é fixada a objetiva, para o correto ajuste da lente.


Detalhe do Anel de encaixe ao microscópio


Detalhe da Rosca superior do Adaptador


Anel T-mount para Canon EOS - Encaixa diretamente no Corpo, inclusive possui a trava, igual as lentes.


Detalhe da Rosca interna do T-mount