Autor Tópico: Flash por remoto  (Lida 7324 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 30 de Abril de 2009, 00:30:36
Pessoal, qual o melhor acessório custo/benefício para disparar dois ou mais SB800 fora da D300 - em tripés, sem usar flash na máquina em configuração mestre/escravo?

Andei vendo este link na BH, mas fiquei confuso
http://www.bhphotovideo.com/c/shop/1390/Unidades_Escravas_Escravos_por_R%C3%A1dio_Infravermelho.html/ul/P/umse/0

Já agradecendo aos amigos


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2009, 06:13:25
Eu uso esse aki.



U$D50.00 p/ mim foi um otimo custo beneficio.

Abraço!
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 08:17:40 por wdantas »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2009, 09:20:25
wdantas,
esse último é o novo da Pocket Wizard.
É um transciever, tanto recebe quanto emite sinais, , vc pode ter dois ou mais destes.
Para você acho que o melhor é ter um SB na câmera ( 800 ou 900) e ele controla todos os outros.
Uso Canon, eles tem um controller para a camera mas que custa uns U$200, portanto vale mais a pena ter mais um flash que faça isso. Não estou certa se a Nikon tem o mesmo.
()s
Ana  :)


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2009, 09:39:27
wdantas,
esse último é o novo da Pocket Wizard.
É um transciever, tanto recebe quanto emite sinais, , vc pode ter dois ou mais destes.
Para você acho que o melhor é ter um SB na câmera ( 800 ou 900) e ele controla todos os outros.
Uso Canon, eles tem um controller para a camera mas que custa uns U$200, portanto vale mais a pena ter mais um flash que faça isso. Não estou certa se a Nikon tem o mesmo.
()s
Ana  :)

Valeu, Ana
Como só agora me interessei pelo assunto, fui um tanto apressado porque neste post http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29350.0 os colegas deram muitas dicas, inclusive deste conjunto de radioflash. É que dependendo do caso, talvez não seja interessante um flash mestre iluminando também.

abraços


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2009, 11:02:49
Wellington, o que eu comprei é esse ai mesmo do ebay ele não tem TTL vc tem que regular as cargas manualmente. Ele dispara qquer flash hotshoe independente da marca.

Abraço!
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2009, 11:55:26
. É que dependendo do caso, talvez não seja interessante um flash mestre iluminando também.

abraços

Wellington,
o flash Master não precisa necessariamente iluminar, vc pode desligar a luz e ele fica só como controlador.
Se vc vai usar só os SBs, então vale mais a pena isso. Os Pocket Wizard e Radio Pop, e outros são excelentes prá quando vc precisa acionar luzes e cameras que não tem esse recurso embutido.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2009, 12:54:17
Wellington,
o flash Master não precisa necessariamente iluminar, vc pode desligar a luz e ele fica só como controlador.
Se vc vai usar só os SBs, então vale mais a pena isso. Os Pocket Wizard e Radio Pop, e outros são excelentes prá quando vc precisa acionar luzes e cameras que não tem esse recurso embutido.

Vc agora falou tudo! rsrs Não sabia deste detalhe, também, sou meio preguiçoso com manuais. rsrs

Valeu! Ana.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2009, 16:15:37
 De modo geral tanto flashes Canon, quanto os da Nikon, falham o disparo em local com bastante luz ambiente ou quanto o sensor do Master não está bem alinhado com o sensor do Slave. Isso porque a transferência de informação ocorre por IR.
 Já os flash trigger via rádio tem a vantagem de alcance e também não precisa alinhar receptores e transmissores justamente por ser ondas de rádio. Claro que tem a desvantagem de perder o controle TTL.
 
 Acho que o Radio Pop já tem um modelo que mantem a leitura TTL, mas deve ser caro ainda.
São Paulo - SP


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2009, 17:00:49

 Acho que o Radio Pop já tem um modelo que mantem a leitura TTL, mas deve ser caro ainda.


Tem Lenadro. Vi num outro post do MF e é caro sim
http://strobist.blogspot.com/2009/02/pocketwizard-flextt5-and-minitt1-full.html


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2009, 14:01:05
De modo geral tanto flashes Canon, quanto os da Nikon, falham o disparo em local com bastante luz ambiente ou quanto o sensor do Master não está bem alinhado com o sensor do Slave. Isso porque a transferência de informação ocorre por IR.

Sabendo como funciona o sistema, como alinhar os sensores, e usando de forma criativa, não falha, mesmo com luz ambiente forte.

O que não rola é simplesmente achar que um sistema line-of-sight irá disparar indiscriminadamente sem tomar os cuidados necessários.

Para obter melhrores resultados, usar o master (seja SB-800/900, ou SU-800), em um cabo SC-17/18 e aponta-lo para o(s) sensor(es) funciona maravilhosamente bem. A orientação dos sensores é crucial, mas não é algo tão dificil assim.

Mesmo assim, como trabalho mais em manual e raramente uso CLS em TTL, prefiro usar Pocket Wizards.

[ ]s

ig
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 14:01:34 por lostart »


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2009, 22:33:55
Sabendo como funciona o sistema, como alinhar os sensores, e usando de forma criativa, não falha, mesmo com luz ambiente forte.

O que não rola é simplesmente achar que um sistema line-of-sight irá disparar indiscriminadamente sem tomar os cuidados necessários.

Para obter melhrores resultados, usar o master (seja SB-800/900, ou SU-800), em um cabo SC-17/18 e aponta-lo para o(s) sensor(es) funciona maravilhosamente bem. A orientação dos sensores é crucial, mas não é algo tão dificil assim.

Mesmo assim, como trabalho mais em manual e raramente uso CLS em TTL, prefiro usar Pocket Wizards.

[ ]s

ig

 Ig,

 Realmente, alinhando bem os flashes funciona. E também concordo que um cabo no master ajuda muito.
 Porém em se falando em Custo X Benefício eu acho esse sistema um dos piores. Prefiro até um antigo FRATA e um flash trigger do E-bay.
 
 Eu acretido que tanto o CLS quanto o Wireless E-TTL só começa a valer a pena depois de muito investimento. Para fazer um setup simples fica complicado. Eu usava um Master na sapata e um 420EX na lateral com sombrinha difusora, ou seja, fica muito difícil fazer o sinal atravessar a sombrinha e chegar no sensor do 420EX.
 Acho que se for pra gastar $$$ seria mais interessante comprar o sistema a bateria da Atek.
 Outra coisa, eu apenas assisti o DVD do sistema CLS, usei apenas Canon. Então se tratando do controle da quantidade de luz eu também não acho muito legal ter múltiplos flashes E-TTL, os ajustes podem ser feitos, mas é algo mais complicado de compreender. Acho muito melhor regular manualmente cada potência. O que não é possível usando os Canon.
São Paulo - SP


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2009, 00:29:09
Como não é possível? Dá para regular numa boa, depois que vc falou isso até olhei para os flashes aqui.  :D

[ ]s

Formel


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2009, 12:43:22
Como não é possível? Dá para regular numa boa, depois que vc falou isso até olhei para os flashes aqui.  :D

[ ]s

Formel

 Disse que não é possível regular a potência manualmente quando se usa os flash controlados pelo sistema wireless.
São Paulo - SP


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2009, 14:11:55
Então, o que entendi é que usando o sistema sem fio da Canon não daria para regular a potência dos flashes de forma manual, mas dá para fazer isso com facilidade. É só regular a potência e a abertura que vc escolher manualmente sem TTL e depois disparar os flashes pelo sistema sem fio da Canon.

Não sei como vc usou os flashes vc falou em 420 e 580(?), nesta configuração eu nunca usei. Talvez seja diferente.

[ ]s

Formel