Autor Tópico: Full Frame x APSC - Ruído  (Lida 8114 vezes)

CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #30 Online: 02 de Maio de 2009, 10:33:28
As compactas estão evoluindo muito, mas concordo com o fletcher que a diferença neste ponto ainda é significativa.

Leo, isso eu também acho, com certeza absoluta, até por uma questão de proporção do tamanho dos sensores. O que eu quis dizer é que para um monte de fotos que vemos por aí elas dão conta do recado, além disso eu tive várias compactas mais antigas e notei uma evolução enorme nesse formato.

Acho que uma boa comparação de FF vs APS seria mesmo 50D vs 5DMKII e D300 vs D700
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 10:36:26 por CJR »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2009, 11:22:35
Principalmente nas compactas, o que estragou um pouco foi a corrida dos megapixels, provavelmente se eles tivessem usando a tecnologia de hoje com os mesmos megapixels de 03 anos atrás, estaríamos com compacta entregando razoáveis ISO400.

Infelizmente eles estão priorizando a resolução primitiva contra um melhor ISO.

Veja o comparativo da novíssima Fuji F200 com seu sensor SCCD EXR de 12Mp versus a antiguinha Fuji F31 de 6Mp de 2006.
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilmf200exr/page16.asp

Veja como era a Fuji F30 vs a Nikon D50.
http://www.dpreview.com/reviews/FujifilmF30/page14.asp
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 11:26:30 por Leandro Federsoni »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2009, 14:37:34
Ano passado eu fiz um teste simples de foto de produto em fundo branco. Um dos produtos que serviram para o material era esse, e resolvi testar 30D vs 5D na época, fotos com a mesma objetiva 100mm:









Abaixo uma demo da 5d2, iso baixo, reduzida e crop 100% (jpeg da cam):

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 14:45:20 por CJR »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 02 de Maio de 2009, 15:40:27
CJR,

Qual o tamanho da impressão que vc fez pra comparar a 30D com a 5D? A diferença pode ser muito grande dependendo da forma de se comparar.

O seu trabalho exige que tamanho de impressão? O ideal seria vc comparar a imagem das duas câmeras reduzindo pro tamanho máximo que vc necessita na sua agencia.

Desde que comecei a buscar uma imagem um pouco melhor estipulei impressão máxima em A3 (~45cm) e ISO1600....esse é meu target, tanto que estou com uma cam a mais de 02 anos e até o momento não apareceu nada que faria eu trocar de CAM a não ser que resolvesse mudar meu target pra quem sabe uns 60cm de impressão, mas o pé direito de casa não é tão alto assim..rsrs.

Ps. Vale lembrar que uma Canon 50D com 15Mp é bem melhor que a Nikon D40 ambas em ISO1600, eu apenas estou dizendo que pro meu uso e minhas impressões não vai aparecer diferenças....até mesmo pros casamentos que tenho feito está sendo mais que suficiente o que tenho como corpo, precisando apenas uma lente mais clara e um flash externo par deixar de usar tanto ISO1600.

Valeu
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 15:57:41 por Leandro Federsoni »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #34 Online: 02 de Maio de 2009, 16:34:57
CJR,

Qual o tamanho da impressão que vc fez pra comparar a 30D com a 5D? A diferença pode ser muito grande dependendo da forma de se comparar.

O seu trabalho exige que tamanho de impressão? O ideal seria vc comparar a imagem das duas câmeras reduzindo pro tamanho máximo que vc necessita na sua agencia.


Leandro, eu imprimo diversos tamanhos, desde pequenos folhetos até fachadas de prédios, grandes tecidos, etc.

Outro problema que enfrento é que os diretores de arte muitas vezes querem uma foto quadrada, e esse quadrado querem imprimir gigante, então já perco uma parte da imagem.

Outra coisa que sempre ocorre é depois da imagem pronta, o cliente muda de idéia e resolve enquadrar em página dupla de revista uma imagem vertical, ou seja um crop monstruoso.

Desde que recebo arquivos de diversas máquinas, já foram várias as situações onde precisamos realmente de mais resolução.

Ou seja, o conselho que dou é usar a melhor resolução possível, ou seja, se o cara tem 2 cameras, uma D3X e uma D300, indico que ele use a D3X se for fotografar publicidade.
« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 16:39:14 por CJR »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #35 Online: 02 de Maio de 2009, 16:47:04
É como um carro, eu raramente uso a potência inteira do meu carro.
Aliás, com 60cv você pode fazer compras, ir trabalhar, passear com a esposa, etc.
Mas aí aparece aquela rampa íngrime, ou aquela ultrapassagem, são momentos mais raros, onde é bom seu carro ter um pouco mais de potência.

Mas concordo que em diversos casos, compactas, aps e ff se equiparam, veja essas duas abaixo, uma com 5D outra com uma compacta:

5D


LX3


E veja essa outra com a Panasonic LX3, imprimi em A3, ficou lindo!
http://farm4.static.flickr.com/3467/3219842155_8c0c02cd45_o.jpg


« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 16:48:58 por CJR »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #36 Online: 02 de Maio de 2009, 16:55:28
O que quero dizer é que cada um é cada um, se você tivesse dois kits pra trabalhar, um com uma D700 e lentes e outro com D90 e lentes, provavelmente você escolheria a D90, pois prefere o formato APS, mas isso é porque ao longo da sua experiência com estes formatos você chegou à conclusão que o APS é melhor para suas fotos, eu respeito 100% isso.

Mas eu já usei de tudo, Compacta um tempão, inclusive fazendo still, pois não tinha grana pra uma SLR, depois usei APS um bom tempo e FF há alguns anos. Concluí que para a minha fotografia, que é bem restrita, fotos de publicidade, arquitetura, shows, etc., a APS não funciona tão bem quanto a FF, ela não me dá a mesma segurança e controle sobre todo o processo.

Acho que é mais uma questão de escolher o formato adequado do que uma disputa da qualidade proporcional das cameras, pois a qualidade tá sobrando, hj com uma D40 vc pode fazer fotos de casamento absolutamente espetaculares, só depende da competência do fotógrafo.



paulobro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2009, 16:31:12
   Na real, independentemente de todos os avancos da tecnologia, no que tange `a qualidade da imagem captada por um sensor, grande formato sera sempre superior a medio formato, que sera sempre superior ao formato 135, que sera sempre superior ao formato APS-C, que sera sempre superior aos formatos menores das compactas, que serao sempre superiores aos formatos ainda menores (celulares, microcameras, etc.). Inescapavelmente, o tamanho fisico do sensor sempre fara diferenca — e' o que decretam inapelavelmente as leis da Fisica.

   Nao me perguntem pelos detalhes porque nao sou fisico. Mas saltando todos os entretantos (que eu nao saberia explicar adequadamente de qualquer modo) e indo direto aos finalmentes, a razao do tamanho importar repousa fundamentalmente em dois fatores.
   Primeiro, a difracao. Quanto maior o diametro fisico (em mm, por exemplo) da pupila da lente, menor a difracao para uma dada abertura (que nao e' uma grandeza metrica, mas uma relacao entre o comprimento focal e o diametro da pupila). Assim, uma camera com um sensor de grande formato podera obter imagens perfeitamente nitidas com f/64, enquanto os efeitos negativos da difracao ja se notam nitidamente a partir de f/16 nas 135, em f/11 nas APS-C... e as microcameras nem tem diafragma, porque a lente seria inutil um pouquinho mais fechada que fosse.
   Depois, quanto `a captacao da imagem, a Mecanica Quantica decreta: para uma determinada area, o ruido aumentara em proporcao exponencial `a resolucao, ou seja, para um dado sensor, dobrar o numero de pixels implica elevar o ruido ao quadrado, triplicar os pixels captara o cubo de ruido, e assim por diante.

   Entao, por mais que a tecnologia avance, e na area da optica os avancos vem sendo realmente impressionantes em escopo e velocidade, o fato inescapavel e' que o campo de jogo jamais podera ser nivelado. Tamanho importa.
Paulo Brochado


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2009, 16:42:08
Inescapavelmente, o tamanho fisico do sensor sempre fara diferenca — e' o que decretam inapelavelmente as leis da Fisica.
Se a questão for ruído isso não é necessariamente verdade. Em ISO alto a imagem da D300 é mais limpa que a de uma A900, por exemplo.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2009, 16:50:48
Se a questão for ruído isso não é necessariamente verdade. Em ISO alto a imagem da D300 é mais limpa que a de uma A900, por exemplo.

Mas aí vc tá comparando cameras de marcas diferentes, e ambas tomam um fumo violento da 5DMKII, por exemplo. Isso comparando com uma camera de 21MP, então se ela tivesse 13MP seria mais limpa ainda. O certo é voc~e comparar 50D com 5D2 ou D300 com D700.

Uma coisa que ninguém citou, só o nosso ultimo amigo aí acima, é a difração que detona consideravelmente as imagens das APS, foi onde eu percebi a 30D se deteriorando completamente em relação à 5D (antiga), nas aberturas menores.

E eu testei um back essa semana, e garanto que minha 5DMKII está anos luz do que vi, e olha que era um mais antigo, de 22MP.

Outra questão é que nenhuma top de linha resolveu aderir ao APS, 5D, 5DII, 1DsII, 1DsIII, D700, D3, D3x, nenhuma teve a coragem de colocar um sensor APS, e eles devem entender mais que a gente de sensor.

Então, tem muita coisa pra acontecer ainda, só o tempo vai nos responder, por enquanto a coisa tá complicada.
« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 16:53:14 por CJR »


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #40 Online: 05 de Maio de 2009, 17:03:05
Se a questão for ruído isso não é necessariamente verdade. Em ISO alto a imagem da D300 é mais limpa que a de uma A900, por exemplo.

Isso é verdade se pensarmos na mesma tecnologia de fabricação do sensor. Mas mínima alteração geométrica das microlentes ou posicionamento dos diodos já alteram todas as características que geram o ruido.Até a qualidade dos materiais componentes pode influenciar.

Vide todas as pesquisas geométricas que estão sendo feitas, devido a curva da miniaturização estar desacelerando.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 05 de Maio de 2009, 17:07:04
Mas aí vc tá comparando cameras de marcas diferentes, e ambas tomam um fumo violento da 5DMKII, por exemplo. Isso comparando com uma camera de 21MP, então se ela tivesse 13MP seria mais limpa ainda. O certo é voc~e comparar 50D com 5D2 ou D300 com D700.
Que seja, levando em conta que a D300 é muito parecida com a A700 eu poderia dizer então que a A700 é melhor do que a A900 em alto ISO (ainda mais depois do firmware v4).

Nunca vi nenhum teste, mas pelo que leio a maioria dos backs digitais de médio formato também são piores que um sensor full frame em alto ISO.

Eu sei que ele não falou exclusivamente de ruído ou ISO alto, mas como o título do tópico é "Full Frame x APSC - Ruído" eu resolvi levantar essa bola.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #42 Online: 05 de Maio de 2009, 17:10:47
Se souber fotometrar aproveitando a enorme margem que a A900 tem, não leva uma surra da 5DMII em ISO1600, no caso saber fotometrar e converter RAW adequadamente...


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #43 Online: 05 de Maio de 2009, 17:14:23
Se souber fotometrar aproveitando a enorme margem que a A900 tem, não leva uma surra da 5DMII em ISO1600, no caso saber fotometrar e converter RAW adequadamente...

Bem, eu imaginei que a A900 fosse igual à D300, como foi sugerido.
Até acho que a A900 deve ser igual à 5D.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #44 Online: 05 de Maio de 2009, 17:18:32
Nunca vi nenhum teste, mas pelo que leio a maioria dos backs digitais de médio formato também são piores que um sensor full frame em alto ISO.


Eu acho que os mbacks nem tem iso alto, não foram feitos pra funcionar assim. Vai ser raro vc ver um sujeito com uma Hassel H3DII de 50MP fotografando um show, ou então com uma sinar digital gigante num casamento, é mais pra estúdio, onde é interessante ISO100, ISO50.

Eu queria mesmo que fosse verdade, queria muito que a 5DMKII beliscasse a pontinha de uma Leaf MF. Ainda não foi dessa vez.

Só quero dizer que não acho a Canon 5DMKII melhor que nenhuma outra DSLR, é apenas uma boa camera, estou mais me referindo aos formatos mesmo.