Autor Tópico: Dúvidas sobre still  (Lida 2529 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 01 de Maio de 2009, 13:50:02
Pessoal, entrei em contato com algumas agências de publicidade daqui e pelos portfólios que vi, o que rola mesmo é still. Então, estou pensando em investir nessa área, mas tenho agumas dúvidas e gostaria de esclarecimentos dos amigos.

1- Entre mesas improvisadas e as da Atek, achei essas últimas mais confortáveis apesar do preço. Será que vale?
2- Tamanho de mesa. Me parece que as pequenas não serviriam para caixas de sabão-em-pó, garrafas de detergente, por exemplo.
3- Iluminação halógena ou fluorescente? Essa última além de consumir menos energia, não esquenta o ambiente. Mas, é legal?
4- Um mini-flash com soft-light como esse http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/mesas_ilumin/mini_mesa_still_2_flash.htm é uma boa?

Sei que as escolhas devem ser orientadas pelo tipo de produto que se vai fotografar, mas é bom ter um kit standard que possa resolver uma boa parte dos trabalhos que porventura pintarem.

Bom, por enquanto é isso e já vou agradecendo as colaborações.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2009, 15:09:39
Wellington,

tenho duas mesas, uma pré fabricada como essas que vc viu, e outra que são 2 cavaletes de madeira com um pedaço de madeira de base e uma placa de plexiglass em cima. Tengo 2 colunas que vão até o teto atrás da mesa, e prendo a parte de trás da placa plexi nas colunas, fazendo um fundo infinito . É muito maior que as mesinhas prontas, e pode sair até mais barato. Qquer hora faço uma foto do meu set e posto aqui.
Sobre luzes, se vc vai para agencias de publicidade, esqueça as luzes quentes. São muito inconsistentes em frequência e principalmente cor. Invista em um kit de flash de entrada, e vá melhorando conforme melhore seu $$.
Vc tb vai precisar de boa resolução na sua camera e pelo menos uma boa lente macro 100mm ou equivalente.
Lembre-se que o tamanho da fonte de luz afeta muito o resultado ( quanto maior a fonte, mais ela " abraça" o objeto fotografado, e portanto dá diferença em contraste e tridimensionalidade da peça fotografada). Esse " mini-flash"  pode ser últil em algumas situações, mas vc poderá precisar de algo maior.

()s

Ana  :)
« Última modificação: 01 de Maio de 2009, 15:18:36 por Ana Adams »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2009, 15:53:55
Dantas, minhas mesas da atek estão desmontadas, nunca mais usei.
O esquema é mesmo os cavaletes e placas de acrílico.

Vc compra em qualquer loja que venda acrílico, tem de várias cores e tamanhos. Eu comprei cavaletes de alumínio com regulagem de altura por uma corrente, vc acha isso na Leroy Merlin, e monta o set de acordo com o que for fotografar.

Flashes vc pode comprar qualquer marca nacional que tenha controle linear de potencia, isso é essencial pra still, os LLC da atek são bacanihas, usei muito tempo, e agora uso digiflash, mais preciso. Defeito todos dão, e atendimento da atek é muito bom também.

Essas tampas de geladeira e mangueira de máquina de lavar eu fotografei nesse esquema de acrílico:





wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2009, 00:25:16
Wellington,

tenho duas mesas, uma pré fabricada como essas que vc viu, e outra que são 2 cavaletes de madeira com um pedaço de madeira de base e uma placa de plexiglass em cima. Tengo 2 colunas que vão até o teto atrás da mesa, e prendo a parte de trás da placa plexi nas colunas, fazendo um fundo infinito . É muito maior que as mesinhas prontas, e pode sair até mais barato. Qquer hora faço uma foto do meu set e posto aqui.
Ana, como meu espaço atualmente é reduzido, estou pensando numa mesa que possa desmontar facilmente
Acho que essa pode ser uma boa
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/mesas_avulsas/mesa_media.htm


Sobre luzes, se vc vai para agencias de publicidade, esqueça as luzes quentes. São muito inconsistentes em frequência e principalmente cor. Invista em um kit de flash de entrada, e vá melhorando conforme melhore seu $$.
Um par de flashs é bem caro, estou pensando nas halógenas pra começar. Vai bem?
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/luz_cont/cjs_halog/cj_dig_hal_800.htm

 

Ainda tem essa opção mais em conta
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/table_lighting/table_lighting_fluor_m.htm



Vc tb vai precisar de boa resolução na sua camera e pelo menos uma boa lente macro 100mm ou equivalente.
()s

Ana  :)

A Cãmera é uma D300 com Sigma 70-200, 2.8, macro

Estou aberto a mais sugestões, até porque não tenho idéia ainda de quanto pagam por uma still pra pensar em investimentos mais altos


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2009, 00:33:26

Flashes vc pode comprar qualquer marca nacional que tenha controle linear de potencia, isso é essencial pra still, os LLC da atek são bacanihas, usei muito tempo, e agora uso digiflash, mais preciso. Defeito todos dão, e atendimento da atek é muito bom também.

O problema inicial é o custo de um par de flashs. Como coloquei acima, não tenho idéia ainda de quanto pagam por foto aqui pra assumir um investimento mais ousado. A idéia é ir me arranjando com uma iluminação mais pobre (sem perder qualidade) pra sentir se devo investir mais

Um desse mais fraquinho custa R$349,00 a unidade
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/flashes/trad/flash_100_plus.htm


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2009, 13:32:38
Fiz um teste econômico usando um SB800/Lightsphere e um SB600/Omnibounce comandados pelo flash incorporado da D300

Não sei se pela pouca potência ou mau posicionamento dos flashs, até porque não tinha como posicioná-los mais perto e em cima do objeto, mas ficou com sombras e o fundo branco não ficou tão branco assim. Além do mais tive que ajustar no LR o HUE do amarelo - mais pro tom limão.

Pessoal, com paciência e jeito dá pra fazer still usando SB´s?

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 13:33:10 por wdantas »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2009, 14:09:25
Oi Wellington,
dá prá fazer belos stills com seus SBs sim.
Sobre o fundo branco você precisa de um que esteja dedicado apenas `a ele, o ideal seriam dois, cruzados atrás do produto. O fundo branco tem que estar de 1 a 2 ontos acima da fotometragem do objeto, portanto não dá prá conseguir fundo branco com o flash principal, ele sempre vai ficar acinzentado.
Sobre a cor do produto, é muito importante fazer um ajuste de WB antes da foto, idealmente com um cartão cinza.
()s
Ana  :)


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2009, 14:23:00
Dantas, dá pra fazer horrores com seus SB800, eles têm mais controle que esses ateks mais pobres, eu só trocaria os SB por flashes melhores que esses atek.

Luz é uma questão de controle, equilíbrio, eu muito tempo me virei com um set caseiro de halógenas, não tinha grana pra comprar flahes, e com uma lâmpada halógena e alguns rebatedores de papelão fiz essas fotos abaixo, não foram comerciais, mas apenas testes pra ver o que dava pra conseguir com uma fonte halógena de 250W:



Depois acabei repetindo a mesma luz com um flash canon 580EX



Então, use os SBs, com algumas folhas de papel vegetal, cartolinas brancas e pretas e uma dose de paciência (uma boa leitura também não faz mal) vc resolve o problema, inclusive pra tabletop e fundo branco.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2009, 14:27:50
Dantas, só agora vi os stills, vc está rebatendo onde os flashes?
Com um difusor bem posicionado, vc aproveita a mesma fonte pra preenchimento e luz de fundo.

Faz um desenho mais ou menos como vc usou e evite luz direta dos SB no produto, a fonte é muito pequena pra boa parte dos objetos, seria mais produtivo aumentar a fonte.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2009, 15:11:42
Oi Wellington,
dá prá fazer belos stills com seus SBs sim.
Sobre o fundo branco você precisa de um que esteja dedicado apenas `a ele, o ideal seriam dois, cruzados atrás do produto. O fundo branco tem que estar de 1 a 2 ontos acima da fotometragem do objeto, portanto não dá prá conseguir fundo branco com o flash principal, ele sempre vai ficar acinzentado.
Sobre a cor do produto, é muito importante fazer um ajuste de WB antes da foto, idealmente com um cartão cinza.
()s
Ana  :)

Oi Ana,
Tenho um CZ e vou usá-lo para WB. Acho que vou bater uma foto dele - pra pegar a iluminação dos flashs e depois setar a câmera.
Sobre aumentar a iluminação do fundo de 1 a 2 pontos, acho que vou pegar outro SB só pra isso.

Valeu!
abs


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2009, 15:14:00
Dantas, só agora vi os stills, vc está rebatendo onde os flashes?
Com um difusor bem posicionado, vc aproveita a mesma fonte pra preenchimento e luz de fundo.

Faz um desenho mais ou menos como vc usou e evite luz direta dos SB no produto, a fonte é muito pequena pra boa parte dos objetos, seria mais produtivo aumentar a fonte.

CRJ, ficaram bem legais seus still.
Sobre o esquema, o melhor mesmo é mostrar,rs
Improvisei em cima da estufa que guardo os equipamentos



CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2009, 15:24:36
Então dantas, estes difusores nos SB pouco estão ajudando, repare que, proporcionalmente ao pbjeto fotografado, eles ainda mantém o tamanho da fonte luminosa quase como se você não os utilizasse. Faz um teste sem eles e vai ver que muda pouco.

O bounce da esquerda está direto no produto, está sendo osado ao contrário do que deveria, se vc quiser usar esse acessório faz assim, aponta ele direto pro fundo, a um palmo à esquerda do produto, entre o produto e o flash coloque uma folha de papel mais fino que vc encontrar.

O outro flash ou desliga e coloca um rebatedor grande a um palmo à direita, ou usa da mesma forma, na mesma potência, só que com um difusor mais denso entre ele e o produto, pra não ficar tudo chapado e perder volume, assim vc terá duas fontes, ambas preenchendo o produto de forma suave e estourando o fundo.

Cuidado, pois usadas de forma errada, quanto mais fontes, pior.

Vou fazer aqui esse esquema parecido com o seu e já posto.

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 15:27:54 por CJR »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2009, 16:21:31
Fiz rapidinho aqui, peço desculpas pela precariedade dos sujeitos e do esquema, mas peguei o que tinha aqui em casa por perto (meu estúdio fica longe).

De cada lado dos produtos coloquei 2 caixas de DVD daquelas brancas leitosas, assim o flash espirra direto no fundo e espirra também no produto mas passando antes pela difusão.

Basta 1 flash de sapata, o outro lado pode ser preenchido com isopor. No perfume, repare que ficou uma faixa preta forte na tampa do perfume e estourou nas laterias da tampa, isso vc resolve com mais um pedacinho de papel branco na frente e dois papeizinhos nas laterais, evitando o vazamento.

Compre um rolão de papel vegetal na Kalunga.com.br e divirta-se.





« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 16:30:20 por CJR »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #13 Online: 02 de Maio de 2009, 16:54:41
CRJ, valeu mesmo.
Vou praticar os ensinamentos.

Obrigado
abs


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #14 Online: 02 de Maio de 2009, 17:03:12
E dantas, pense em uma coisa, se tentar matar 100% das sombras com o produto encostado na superfície, inevitavelmente alguma coisa vai se perder, pois o contato produz tons de cinza claro. Uma opção seria iluminar por baixo, mas isso costuma deixar tudo meio flat e o produto voando.

O que eu tenho entregado pros clientes é ou o arquivo recortado pra edição posterior, ou eu mantenho as sombras naturais e ele usa assim, pra catálogo acaba funcionando, e evita que os designers tenham que fabricar de novo as sombras, pois colocar produto em catálogo sem as sombras fica um horror, eles ficam voando.

Veja uns exemplos dessas sombras que eu falo, naqueles potinhos verdes, a imagem foi pro material com as sombras naturais da foto.