Autor Tópico: Uso de Filtro polarizador em lente com foco frontal giratório?  (Lida 2871 vezes)

Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
      Tenho notado nas descrições de algumas lentes com foco interno- aquelas que a parte frontal não gira - que os filtros polarizadores serviriam somente para este modelo. No entanto, costumo usar uma lente Canon 70-300 f/4-5.6 IS USM na qual a parte frontal gira durante o processo de focagem. Uso filtro polarizador circular e não consigo perceber nenhum problema.( pelo menos na minha percepção de amador ).
       Há realmente alguma incompatibilidade em usar filtro polarizador em lente com parte frontal giratória?
       Agradeço às opniões e comentários.
Abraço.
         


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2009, 21:15:18
Não tem problema, so que cada vez que fizer o foco, precisa ajustar o polarizadro de novo, nas que tem focagem inter não precisa ficar ajustando.


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2009, 21:22:45
É isso aí. Vc tem que girar o polarizador até obter o efeito desejado tirando o reflexo de onde te interessa. Aí quando vai focar perde essa configuração.
O que eu fazia era acertar o polarizador e segurar o anel do mesmo enquanto fizesse o foco, deixando a lente correr mas sem girar o polarizador.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2009, 21:27:14
Aí fica meio trabalhoso. Teria que segurar o anel do filtro com uma das mãos e segurar todo o restante, corpo e lente com a outra mão!!!  :no:
obrigado rafanubi.
« Última modificação: 03 de Maio de 2009, 21:27:40 por rjleite »


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2009, 21:28:58
Aí fica meio trabalhoso. Teria que segurar o anel do filtro com uma das mãos e segurar todo o restante, corpo e lente com a outra mão!!!  :no:
obrigado rafanubi.

Na verdade não. Segura o corpo com a direita e a lente com a esquerda normalmente, use o polegar e o indicador para travar o anel... Não é tão ruim.

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2009, 21:42:14
Vou experimentar, mas to achando melhor partir pro parasol. rsrsrs


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2009, 22:52:58
Vou experimentar, mas to achando melhor partir pro parasol. rsrsrs

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! O que vc disse não tem mt a ver não...

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2009, 08:45:26
Outro problema é que com o polarizador voce perde 2 pontos de luz e com uma lente f4 passaria a f8 e o AF pode não funcionar.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2009, 11:32:16
 rafanubi, parasol serve somente para evitar o flare e proteger a lente, não é? Nunca consegui ver grande diferença nas fotos dos pássaros com o uso do filtro, tenho usado com objetivo principal de proteger a lente.
Paulo Machado, eu não sabia que o filtro alterava a claridade da lente, uso hoya PLC e sinceramente ainda não tinha prestado atenção até porque quase não fotografei sem o filtro. Vou retira-lo e fotografar um pouco para comparar.
Obrigado


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2009, 12:07:56
rafanubi, parasol serve somente para evitar o flare e proteger a lente, não é? Nunca consegui ver grande diferença nas fotos dos pássaros com o uso do filtro, tenho usado com objetivo principal de proteger a lente.
Paulo Machado, eu não sabia que o filtro alterava a claridade da lente, uso hoya PLC e sinceramente ainda não tinha prestado atenção até porque quase não fotografei sem o filtro. Vou retira-lo e fotografar um pouco para comparar.
Obrigado

Ah tá... Aí é melhor partir pro parasol mesmo. O PLC só está te atrapalhando então! Pq além de não ajudar mt nas fotos (ainda mais se vc tira dentro de bosques, no sol até pode ser uma boa pra realçar a cor dos pássaros) ele te tira 2 pontos que podem ser cruciais!

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2009, 15:09:08
Se você está usando o filtro só pra proteger a lente, compre um filtro UV então. Esse sim é bastante utilizado para proteção :)
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8