Autor Tópico: Fotos do V Workshop!  (Lida 14210 vezes)

Vé e Ro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
    • http://
Resposta #45 Online: 15 de Setembro de 2005, 02:20:19
Fala galera,

Estamos enviando nossas fotos tiradas no Parque do Ibira, neste último final de semana.
Vamos ver o que o Leo vai achar!!!

























Bom espero que gostem.

Abraços

Vera e Rogério


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #46 Online: 15 de Setembro de 2005, 06:48:40
Léo, a Vera e o Rogério postaram noutro tópico

http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...t=0&#entry30859

Não dá pra puxar pra cá????

Bem, as postagens já estão completas, não falta mais ninguém.... tá na hora da avaliação, hehehe
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #47 Online: 15 de Setembro de 2005, 10:31:06
Fundi eles, terminando a semana da moda de Ribeirão eu já avalio todas. :)
Mandem mais fotos para o outro post. :)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2005, 10:31:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #48 Online: 15 de Setembro de 2005, 20:04:43
Bom pessoal, ai vão as fotos de cada um que eu mais gostei, achei que rendeu bem o workshop (só analisei as fotos postadas aqui, não as do outro tópico)

Helix (Marco) - Bike e Alegria - curti as composições
Wagner - Super Paula, Passarinho (ter cortado a perna nem foi tão grave pq dá a impressão que está imersa na grama) e uma menina
Alberto - Árvore (tenho uma igual...rs), chafariz e o panning
Lincão - A modelo mais linda (o que um apaixonado não faz em??? bela foto) e a sua visão da cow parade
Dulce - Gostei da composição das duas últimas
Paula
De volta para o futuro (só faltou o Delorean), Bolhas para o lago e Corre que eu já jogo (adorei as composições)
Groba - A sua visão da cow parade e a da menina jogando volei
Danilo - Menino (cara achei essa foto sensacional) e Cidade
Vé e Ro - curti a 1ª, a 7ª e a 10ª
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #49 Online: 19 de Setembro de 2005, 19:42:19
Leo, por que nos abandonaste?????
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #50 Online: 19 de Setembro de 2005, 20:41:55
:bye2:  :bye2: olha a gente aqui Leoo!!
"Film is not dead, it just smells funny."



Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #51 Online: 19 de Setembro de 2005, 22:10:12
Vou colocar a minha lista também:

Wagner..... Menino brincando e Uma menina
Alberto...... Panning e Moldura
Lincão....... Pintado e High speed
Dulce........ Gangorras e a cerca
Paula........ De volta para o futuro e Fun
Vitor......... A 5ª e a 12ª das dispostas para análise
Danilo....... Menino pintado e Noturna
Vera e
Rogerio..... Meninas pintadas e Panning da bike

Aguardamos a avaliação final.  :giveup:

[]'s
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #52 Online: 19 de Setembro de 2005, 22:11:58
Hehehe calma, essa época é de fechamento de editoriais, deixa acabar que eu avalio direitinho heheheheh!
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #53 Online: 26 de Setembro de 2005, 19:50:55
leo,

não esquece da gente. :D
 :snack:  


eitakura

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #54 Online: 27 de Setembro de 2005, 21:40:10
Só hoje (27/10) consegui resolver meu problema com a camera. Peguei o carregador de volta e consegui usar novamente a camera. Com isso consegui ver as fotos do primeiro dia do WS.
Mas depois de tanto tempo a unica foto que tirei foi de um pato, as outras foram de estudos, então nao vou colcar, mas fico no aguardo do proximo WS aqui em SP já que o Leo vai viajar (no bom sentido) nos proximos WS.

Abçs

Erick


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #55 Online: 28 de Setembro de 2005, 13:34:53
Acho que a B&H deixou o Leo mal acostumado.

 :blue:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2005, 13:35:09 por wagpin »
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


Groba

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.741
  • Sexo: Masculino
  • 😍👉 http://groba.me
    • groba.me
Resposta #56 Online: 28 de Setembro de 2005, 19:47:37
Citar
Acho que a B&H deixou o Leo mal acostumado.

 :blue:
 :risada2:  


Paula Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
    • http://
Resposta #57 Online: 28 de Setembro de 2005, 21:37:25
Leeeeeeeeeeo, quer matar a gente de ansiedade......?  :cry_1:

 :whistling:  
[size=8]Paula Andréa Ramos
São Paulo/SP
Nikon D50 e Canon A95[/size]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #58 Online: 29 de Setembro de 2005, 13:26:26
Bom vamos lá pessoal, as coisas tardam mais não falham heheheheheh!
Na verdade ando muito corrido buscando alternativas por aqui, mas sempre tenho arrumado um tempinho para o pessoal dos Workshops. :)

Comentarei as fotos postadas até esse post.

Vamos começar com o Marco:

Bela image, gostei da composição usando a diagonal e o contraste, a exposição escura (levemente subexposta) também acabou sendo bastante interessante e valorizou a composição.


O quadro ficou até bem dividido, com um bom uso dos terços, apenas o objetivo encostado da borda que não ficou muito harmônico, um pouco mais de nitidez no objetivo também seria interessante.


Novamente o quadro ficou até bem dividido pelos terços (teria apenas colocado o cisne um pouco mais sobre o ponto aureo), porém o objetivo ficou novamente com pouca nitidez e encostado no canto, acredito que fosse o caso ou de mudar o ponto de foco ou aumentar a profundidade de campo, porque o olhar está sendo desviado fortemente pelo casal que está ocupando ponto de ouro oriental, ponto aureo, linhas dos terços, com alto contraste e sendo apontado pelo cisne e mesmo assim encontrase sem nitidez.


Divisão nos terços e uso de contrastes, gostei muito da exposição, conseguiu preservar o céu mesmo com nuvens.


Incrível mas a visão fica sendo desviad constantemente para o ciclista de amarelo no fundo, eu e o tiozinho acabamos servindo de molduras que apontam um objeto em contraste, composição muito perigosa, nessa senti a foto bem subexposta, um 1/2 ponto acima ajudaria.


Não muito equilibrada, mas o tiozinho cham atenção por estar bem colocadono quadro, apesar de ter um objeto desse porte na frente ele é o destaque da foto, foi uma ótima utilização dos terços.


Uma utilização genial dos terços e pontos aureos, gostei muito, a subexposição valorizou o objetivo e a pele negra, a mão levando ao objetivo ficou interessnte também, assim como o olhar dele, discreto mas que desvia a atenção para as cartinhas, que realmente estão saltando fora da image, eu só teria usado mais profundidade de campo para gerar uma imagem nitida por inteiro.


Não gostei dessa composição, o horizonte ficou praticamente centralizado, houveram cortes bruscos no objetivo, o disco não chama atenção, apenas o objetivo apontando o disco é um fator que gera algum interesse, mas mesmo assim parece que os elementos foram jogados na cena, a ligeira superexposição tbm não ajudou no verde da cena.


Essa já ficou melhor equilibrada, o que não ajudou foi a bola cortada no canto da cena, pois a menina aponta a bola desviando a atenção para um objetivo incompleto, um dedo mais rápido poderia ter colocado a bola no ponto aureo e a foto teria bastante equilíbrio. :)
A subexposição tbm não ajuda a pele branca.


Essa é a típica foto onde cuidados com a composição se fazem necessários no sentido contrário, acredito que o objetivo fosse a caderneta, porém além de ela ficar centralizada você cortou o roto na altura do óculos, eliminando um dos fatores que poderiam apontar ao objeto de forma desnecessária, vc poderia ter usado um ângulo que possibilitasse o aparecimento de uma área maior do rosto com um reposicionamento da caderneta em um ponto aureo, um outro cuidado é que a caneta acabou por desviar a atenção para fora do quadro, o objetivo nem precisa aparecer por inteiro, mas ele deve ser fortemente notado na foto.

Wagner

Composição simples e eficiente, usando a divisão aurea (terços) com uma moldura para o objetivo, exposição boa também.
Quanto ao desvio de tom na parte inferior eu realmente não sei, pode ser reflexo interno na lente ou até algum tipo de Artfacts, mas essa segunda opção seria realmente estranha nesse tipo de superfície.


Uma pena o corte, ia ficar uma foto bonitinha. :) Faltou um pouco de nitidez mas acredito que tenha sido pelo uso da enorme distância focal.


Bom equilíbrio de cena e uso do ponto aureo, gostei também do uso da moldura, bem colocada sobre a divisão aurea e acima de tudo muito eficiente como moldura, os contrastes tbm foram marcantes, as linhas horizontais e verticais foram bem analisadas e a exposição tbm, gostei mesmo dessa foto, vc está usando bem as molduras.


O menino um pouco mais para baixo teria deixado o menino em uma posição de mais destaque, a exposição também poderia estar um pouco melhor.


Nem comento nada, o modelo não ajudou hehehhehehe, Mas tbm não entendi o objetivo, é praticamente um retrato simples em P&B.


Hahahhahahha essa história, me espanta ninguém ter falado nada ou perguntado heheheh!
Uso simples da regra dos terços, composição extremamente simplista, boa exposição.


Pq seus Pannings ficaram imprestáveis? Vc desligou o estabilizador para fazer os pannings né?
Interessante, vc podia ter fechado um pouco mais o quadro para pegar os pés partindo dos pontos de ouro que as linhas da torre fariam o restante do serviço. :)


Imagem simples usando a divisão aurea (vulgo regra dos terços).


A composição não teve muito equilíbrio, acredito que a busca de um ângulo que favorecesse o uso da diagonal seria bem mais interessante, viabilizaria o uso de pontos aureos e elementos levando ao objetivo, acredito que seria sempre interessante buscar alternativas à primeira impressão de uma cena.


Foto noturna simples, deu uma ligeira impressão de estar torta, tome cuidado com as linhas verticais e horizontais.

Vamos ao Mr. Alberto.
1-
Uso simples da divisão aurea, com um uso muito bem feito do balanço de branco.

2-
O Melão é que se cuide, agora temos o Panning Alberto tbm heheeheh! Belo Panning, dentro das limitações de equipamento ficou muito bom.

3-
O pessoal teimou em me fotografar dessa vez heheheh, um corte um pouco para a direita teria deixado a imagem mais equilibrada, o corte de altura tbm não ajudou, os níveis de contraste e saturação tbm ficaram altos, acredito que tenha havido uma falha de W/B nesse caso.

4-
Ficou um pouco desequilibrada, apesar de o tiozinho chamar bastante atenção a cena precisaria de mais equilíbrio, acredito que girando um pouco, ou fechando um pouco a imagem vc conseguiria usar o treco que ele tinha na mão para equilibrar a imagem no lado direito.

5-
Essa é uma moldura no conceito real da palavra, podia ter usado um quadro mais fechado na menininha, a mãe olhando para ela tbm ajudou, mas a exposição ficou um pouco abaixo, acredito que 1/2 ponto acima teria ajudado bastante.

6-
Quadro dividido de forma interessante, composição simplista, com poucos elementos para desviar ou chamar a atenção, o menino até consegue se destacar por um sutil contraste, novamente ficou ligeiramente subexposta.

7-
O corte no braço do menino não ajudou na foto, o uso dos pontos aureos foi uma boa intenção, mas o corte gerou um certo desconforto. Novamente a foto ficou muito contrastada.

8-
Boa composição, mesmo sem ser um elemento que se sobressaia o caminho fica em destaque evidente pela moldura criada pelas árvores e por ter saído praticamente do ponto de ouro, realmente um ótimo uso de molduras.

9-
Não entendi muito bem o sentido da foto, alguns elementos cortados, e um quadro não tão bem distribuído, a minha dica para esse tipo de foto é que se arrume o quadro quando for necessário, pois ajuda bastante. O uso de uma maior profundidade de campo tbm teria ajudado um pouco.

10-
Bela exposição, mas a divisão do quadro e as linhas horizontais não ajudaram muito, cuidado ao distribuir um quadro de horizonte para que ele não pareça centralizado (mesmo que seja um noturno) e cuidado para que as linhas horizontais não gerem a impressão que a imagem está torta.

Lincão


Heheheh essa não vale, vc podia ter não centralizado a imagem :)


Novamente não houve critério de composição, os elementos ficaram soltos na cena, a imagem também ficou um pouco superexposta.


Interessante a idéia do corte diagonal, vc podia ter usado o corte um pouco mais acima o que teria dado mais equilíbrio ao quadro, os contrastes tbm ficaram interessantes apesar de causarem uma perda considerável de detalhes.


O quadro um pouco mais fechado colocaria o menino partindo do ponto de ouro com a menina se aproximando da divisão aurea.


Bem interessante a imagem, bom uso do ponto de ouro oriental, com o menino levando a visão para a multidão no alto do quadro, o vazio na parte intermediária e a grande profundidade de campo contribuiram para a idéia da foto, realmente gostei da idéia.


Uso do ponto de ouro com composição super simplista, o grande pecado foi que em uma composição simlpista um elemento de alto contraste perdido na cena desvia muito a atenção, o que ocorre com o garoto de camiseta vermelha pela metade, ele praticamente divide a atenção com a garota que é o objetivo da foto, as técnicas que podem ser usadas para ajudar na composição tbm precisam ser notadas no sentido de não atrapalhar a composição ;).


Apesar do corte ter deixado um pouco a desejar eu gostei do bom uso da velocidade no quadro, esse tipo de visão é importante de ser adquirido, usar a profundidade de campo e a velocidade de registro como elementos de composição é um dos grandes passos para um fotógrafo.


super legal a composição, comlpexa e bem definida, a rua nasce em um ponto aureo e lega ao orelhão sobre um ponto aureo, a Paula no ponto de ouro oriental oberva apontando o orelhão em uma linha diagonal, realmente uma bela composição, com o objetivo bastante evidenciado e diversos elementos participando de forma ativa da cena, realmente muito bom, só preste um pouco mais de atenção na nitidez dos elementos.


NÃO ABRE.

Bom chegamos ao fim da página 1.
 
« Última modificação: 29 de Setembro de 2005, 14:26:33 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #59 Online: 29 de Setembro de 2005, 14:42:36
Bom vamos à página 2. :)

Dulce

Eu teria usado a diagonal do quadro para ocupar mais pontos de interesse na cena, uma maior profundidade de campo também ajudaria.


O quadro ficou muito desequilibrado e conturbado, acredito que vc deveria ter buscado uma outra alternativa de ângulo, a foto também ficou ligeiramente superexposta, 1/2 ponto abaixo ajudaria um pouco no resultado.


Novamente uma mudança de ângulo para equilibrar a imagem ajudaria, a composição é um item muito importante da fotografia, não adianta ter uma composição onde os elementos partem do nada e terminam no nada, é necessário escolher bem o foco de atenção e equilibrar a cena para que este elemento se torne efetivamente o foco de atenção, sem prejudicar elementos secundários que vc pode desejar que surjam na imagem.


Elemento centralizado, baseado apenas em contrastes, podia ser mais valorizado.


O corte brusco no garotinho não ajudou, assim como o uso exclusive de contrastes sutis, uma mudança de ângulo poderia ter colocado a garça apontando o garoto sobre o ponto de ouro e valorizado muito a sua foto, esta imagem também ficou ligeiramente subexposta, acredito que seja necessário de 1/2 ponto a 1 ponto a mais nesta imagem para conseguir uma boa exposição.


Novamente centralizou o objetivo e entregou tudo nas mãos do contraste, o elemento que acabou chamando mais atenção no quadro foi o pneu de bicicleta cortado no canto do quadro, fique atenta à composição.


Novamente apenas contrastes definem os elementos, a exposiçõ também ficou cerca de 1/2 abaixo.


Novamente apenas o contraste define o elemento principal do quadro, é importante ficar atenta a composição, este quadro podia ter sido muito bem dividido na razão aurea e ainda assim aproveitado os elementos de contrastes, cuidado ao centralizar elementos, na maioria dos casos a tentativa de centralizar objetivos condena uma foto, os objetivos devem ser distribuídos de forma a tornar a cena o mais harmônica possível.


Essa já ficou bem mais interessante, um uso das diagonais cruzadas, eu teria fuçado nas gangorras para melhorar ainda mais a distribuição delas, mas já mostrou um pouco mais de atenção a fatores de composição e menos interesse em apenas centrlizar o objetivo.


Muito parecida com a do alberto, ficou até interessante o uso da moldura, a colocação da estratinha sobre a linha aurea ficou interessante, eu ainda teria feito mais fechado e com a estratinha partindo do ponto de ouro, mas de qualquer forma foi válida.

Vamos agora à Paula

A composição podia ter sido melhor pensada, com uma maior profundidade de campo, mas gostei muito do uso do balanço de branco, parece que eles estão em uma fornalha.


Novamente uma boa experiência técnica, ótimo uso dos conceitos de velocidade, flash, e profundidade de campo, é uma foto muito boa em termos de técnica de exposição, mas poderia ter sido melhor trabalhada em termos de composição, essa merece um rotate e um crop no PS para deixar ela mais equilibrada. :)


Bom uso dos terços e do ponto de ouro, composição com contraste e o lago servindo de moldura, a exposição também ficou muito boa, valorizando os tons de pele. A observação interessante é que se ele simplesmente olhasse para baixo mudaria toda a história da foto :)


Boa divisão do quadro, só ficou dando um opuco de impressão de que está torta, as bolhas no ponto aureo ficaram interessantes, o que prejudicou um pouco foram as crianças apontando para elementos difusos, isso joga o olhar para fora da foto, você poderia ter tentado também um ângulo para usar a diagonal.


Linda imagem, bom uso do ponto de ouro oriental e da divisão aurea, o garoto se lança sobre o disco ainda desviando um bom nível de atenção a ele que somado aos contrastes define muito claramente a cena em dois elementos, que praticamente ocupam a diagonal do quadro, a exposição também ajudou, uma foto dinâmica e muito bem feitinha. :)


Composição simples mas bonita, com um bom equilíbrio entre os elementos circundando a divisão aurea.


Vc se preocupou em deixar o garotinho alinhado mas se esqueceu dos elementos que realmente definem a inclinação da foto, a foto ficou torta pois seu horizonte ficou torto, cuidado com elementos de linhas horizontais e verticais que eles provocam esse tipo de efeito, uma criança inclinada é algo que passa despercebido por nossa percepção (pois estamos habituados a ver isso) já um poste inclinado é algo que dispara um alerta em nossa cabeça que acusa o desequilíbrio, porque sempre vemos postes e postinhos alinhados como objetos verticais, cuidado com esse tipo de coisa, ao alinhar uma foto os elementos que vc deve se ater são aqueles que realmente servem de referência para sabermos se algo encontra-se inclinado ou não.


Um leve uso do ponto aureo (poderia ter sido melhor colocado), com um uso de molduras e contrastes, apesar de tentar envolver muitoe elementos compositivos o pai aponta para fora do quadro jogando toda a atenção para fora da foto.


Bem dividia e bem exposta, novamente faltou cuidado com a linha do horizonte, ficou levemente inclinada dando a impressão de a imagem estar torta.


Legal a imagem, uso adequado de ponto aureo e ponto de ouro oriental, boa luz, ficou boa, só teria puxado um pouco menos o tom, mas de qualquer forma ficou bem interessante.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2005, 15:02:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.