Autor Tópico: Livro para iniciante em fotografia ?  (Lida 4490 vezes)

BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2009, 22:22:53
vc baixou o iso ?
queimou o CD com o iso ? como foi ?
..

é pq nesses casos, ainda mais se vc for assistir somente no seu PC, talvez seja mais fácil vc emular o *.ISO

eu uso o DAEMON Tools... aí emulo as imagens de cd e pronto. Sem problema algum


link do DAEMON: http://superdownloads.uol.com.br/download/164/daemon-tools/
outros programas tbm servem.

[]'s

Eu queimei o cd com o iso sim, e não deu. TAMBÈM emulei, antes, mas com o Nero Imagedrive. Só que a emulação cria o drive E:, e sei lá se os atalhos do curso orientam para D:, entendeu? Por isso queimei. Mas nem assim deu certo. Eu tô tristão, todo mundo fala bem desse curso...
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2009, 06:32:44
Eu queimei o cd com o iso sim, e não deu. TAMBÈM emulei, antes, mas com o Nero Imagedrive. Só que a emulação cria o drive E:, e sei lá se os atalhos do curso orientam para D:, entendeu? Por isso queimei. Mas nem assim deu certo. Eu tô tristão, todo mundo fala bem desse curso...

então,
dá pra vc trocar essas letrinhas aí.

Tira o seu drive de CD/DVD do D: e joga pra qualquer letra, temporariamente...  E: , F: , G: , H: ,I: ..... Z:
Aí então, o emulador vai criar um drive D:
Por que?
Porque eu creio, por experiencia, que ele cria os drives em ordem. E o próximo, depois do C:, é o D:

enfim , é facílimo mudar e desmudar.


"PAINEL DE CONTROLE" > "FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS" > "GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR"  (isso no windows XP)
quando abrir a janela, você clica em "GERENCIAMENTO DE DISCO"

Nesta janela, do lado direito inferior, vc tem a unidade de CD/DVD. Então você clica com o butão direito e altera:
"ALTERAR LETRA DE UNIDADE E CAMINHO..."

Na proxima janela clica em "ALTERAR...", e escolha qualquer letra após "D:" , por exemplo.

aí seu drive de CD/DVD mudará.
Então, quando você emular uma imagem, ela ficaram na unidade "D:" , sendo esta a próxima unidade depois de "C:" que é o seu Disco Rigido.

Alterar letra da unidade não oferece risco nenhum, até onde eu sei.
E o processo pode ser desfeito depois. Isso é natural. É uma opção que o windows te dá.
Depois q você emular e estudar o CD, volte com a unidade do seu Drive para D: , e não haverá problemas.


Escrevendo assim, parece um pouco complicado. Mas é BEMMMMMM simples...

Vai em
"PAINEL DE CONTROLE" > "FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS" > "GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR"

depois em
"GERENCIAMENTO DE DISCO"

e pronto, fuçando lá, vc acha tudo isso que te descrevi.
O emulador eu uso o DAEMON Tools...
E foi o que disse, ele emula em ordem alfabética.

Se vc tem o drive A: , C: e  G:  *supondo que vc alterou a unidade de D: para G:*

Ele criara uma unidade virtual em D: ... uma sequencia.



abraaços.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2009, 08:05:57
O Manual Completo de Fotografia da National Geographic é bom, não excelente.

Achei que fala muito de muitas coisas "extras" que são interessantes mas poderiam ser abordados em outro material. Fotografia de celular por exemplo é um destes.

Achei superficial para quem é iniciante mesmo, porque ele passa superficialmente por coisas bem básicas.

Penso que deveria chamar "Resumão básico de Fotografia da National Geographic"; é um bom livro mas chamá-lo de Manual Completo é pretensioso.

Para quem já conhece um pouco de fotografia a parte histórica é ótima ! Já para quem não conhece toma tempo, porque presumo que a pessoa vai estar ávida por informação prática e aí poderia ter mais conteúdo.

Minha conclusão : Nota 6 ou 7. Mas é bom informar que apesar disso, vez em quando eu dou uma folheada nele.

 :assobi:


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2009, 14:25:42
Pessoa... Comprei O Novo Manual de Forografia!

MUITO bom o livro! Indico à todos!

Obrigado pelas dicas !!

abraços!


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2009, 16:54:57
Guigo
De fato, concordo com vc, o Manual Completo de Fotografia da National Geographic é um livro muito bom somente para meu nível de fotografo amador com algum conhecimento. Concordo que ele se desvia um pouco dos conhecimentos básicos que são fundamentais para quem busca um manual de fotografia e discorre sobre outros aspectos também importantes relacionados à fotografia, mas que poderiam ser desenvolvidos para quem já domina os princípios básicos (p. ex. a parte histórica, as possibilidades da fotografia com celular, os depoimentos de alguns fotografos descrevendo suas experiências particulares...).
O livro antigo que citei do Hedgecoe ( e presumo, pelas citações acima, que os mais modernos deste autor também) é de fato mais interessante sobre os aspectos de funcionamneto da Câmera, recursos e técnicas de fotografia, emfim aspectos mais técnicos do fazer fotográfico.
O que gostei no Manual da NG foi a variedade de temas, apontando para os diversos aspectos, as vezes não tão técnicos assim (metodos pessoais, soluções diferentes de um dado fotografo...), mas que ajudam a compreender a entender a fotografia como algo também artístico e não puramente de domínio da técnica.
Mas enfim, como cada um tem uma visão particular de fotografia, e talvez o livro responda bem a questionamentos meus.

E, assim que puder, comprarei o Novo Manual da Fotografia do John Hedgecoe.
Abcs.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2009, 17:45:50
wagroch,

Ele de fato é abrangente e talvez por isso mesmo superficial em muitos aspectos; por isso penso que não é completo mas uma boa referência de um pouquinho de tudo, por isso denomino um resumão básico. Para quem realmente quer se aprofundar na fotografia, há que aproveitar o gostinho de quero mais que ele deixa e aproveitar para estudar mais.

 :ok:


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2009, 19:21:55
Eu recomendaria o do Hedgecoe, Guia completo de fotografia por ser um livro prático.

Cada lição teórica é acompanhada de proposta de exercício prático, o que ajuda muito a fixar o conhecimento.

Mas tenha em mente que se quiser aprender mesmo terá de ler várias vezes inúmeros livros diferentes, pois eles complementam-se.

Esse guia/livro da NG, como o Guigo muito bem disse é bom, e apenas bom.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2009, 15:07:43
Eu recomendaria o do Hedgecoe, Guia completo de fotografia por ser um livro prático.

Cada lição teórica é acompanhada de proposta de exercício prático, o que ajuda muito a fixar o conhecimento.

Mas tenha em mente que se quiser aprender mesmo terá de ler várias vezes inúmeros livros diferentes, pois eles complementam-se.

Esse guia/livro da NG, como o Guigo muito bem disse é bom, e apenas bom.


É justamente o que eu ia perguntar. Este livro visa bem a pratica, técnicas?
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2009, 21:52:36
No começo li muito esse Manual do Fotógrafo de John Hedgecoe.
Me ajudou muito bem completo.


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #24 Online: 21 de Maio de 2009, 14:46:07
Acatando as indicaçoes do pessoal acima sobre literatura para iniciantes em fotografia saí a busca dos indicados.
Numa busca em bibliotecas (como um bom mineiro, desconfiado, nunca compro nada sem conhecer primeiro...) achei o "Manual do fotógrafo", de 1982, do John Hedgecoe. É, de fato, uma obra completa do assunto. Na verdade nem é um livro para ser lido de forma contínua do começo ao fim, mas uma obra de referência, organizada por tópicos sobre os mais diversos aspectos da fatografia (a ponto de se tornar muito complexa às vezes) enfim um livro fundamental para se ter em casa para consultas específicas. Vou procurar sua ediçaõ mais nova.
Tive a oportunidade de ler também o "Tudo sobre fotografia" de Michael Busselle, obra mais antiga (1979) mas que é uma obra muito esclarecedora, e responde a praticamente todas as dúvidas do metier do fotógrafo para um iniciante. Inclusive achei sua leitura mais fácil. Também vou buscar sua edições mais nova.
Em resumo, valeu pessoal pelas dicas. E vou continuar procurando material de leitura (mais moderno, que englobe as questões relativas às digitais) desses e de outros bons autores e estudando.
Aceito mais sugestões e comentários.
Abcs


linbg

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2009, 12:19:09
Uma pergunta: Esse livro do John Hedgecoe é também útil para amadores, como eu, que utilizam câmeras compactas? Obrigada!