Autor Tópico: Dúvida de um mero novato.  (Lida 2045 vezes)

mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Online: 22 de Abril de 2009, 18:02:02
Boa tarde caros amigos, sou novo aqui no forum e mais novo ainda na arte de tirar boas fotografias, estou aprendendo muito aqui.
Há dois dias comprei uma Canon SX10 para tirar fotos da família (aniversários e churrascos eh eh eh).
Estou lendo o manual (quase 300 páginas) e lendo os artigo daqui, pois mal sei os nomes dos recursos. :shock:

Bom, minha dúvida é a seguinte, quero tirar fotos de pessoas em ambientes fechados sem usar o flash, mas isso causa um problema, as pessoas que se movimentam ficam borradas.
Eu tenho o costume de tirar fotos das pessoas desprevinidas por isso elas não sabem que estão sendo fotografadas. :assobi:

ISO?
Abertura?
Tempo de exposição?

Eu vou testar uma-a-uma, mas se tiverem algumas dicas, eu agradeço. :worship:
Novato - Canon SX10


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 18:33:04
Mizuno,

Aqui no MF, abuse do "Pesquisar" que todas essas dúvidas você vai sanar!
Adianto que fotos em ambientes com pouca iluminação e sem o uso do flash, requerem ISO alto, grandes aberturas na lente - ou seja, lentes claras - e, velocidade baixa - ou seja, longa exposição.

Mesmo com lente clara, ISO alto, e longa exposição ainda poderá ocorrer esses "borrões", pois tudo depende da quantidade de luz que existe no local onde você fotografa. Nesses casos não tem jeito, é preciso utilizar o flash para congelar o movimento do assunto principal - as pessoas no caso - e deixar a cam em longa exposição para capturar a luz do restante da cena e poder mostrar o ambiente.

Abuse do fórum, leia bastante e traga suas fotos para nós!

Abs
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 18:33:53 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 08:18:12
Mizuno,

Aqui no MF, abuse do "Pesquisar" que todas essas dúvidas você vai sanar!
Adianto que fotos em ambientes com pouca iluminação e sem o uso do flash, requerem ISO alto, grandes aberturas na lente - ou seja, lentes claras - e, velocidade baixa - ou seja, longa exposição.

Mesmo com lente clara, ISO alto, e longa exposição ainda poderá ocorrer esses "borrões", pois tudo depende da quantidade de luz que existe no local onde você fotografa. Nesses casos não tem jeito, é preciso utilizar o flash para congelar o movimento do assunto principal - as pessoas no caso - e deixar a cam em longa exposição para capturar a luz do restante da cena e poder mostrar o ambiente.

Abuse do fórum, leia bastante e traga suas fotos para nós!

Abs

Bom dia Chello, estou gostando muito do forum e pesquisando bastante. Eu sempre achei complicado a linguagem e técnicas de fotografia, mas aqui o pessoal tem me ajudado muito.
Realmente está difícil deixar de usar o flash, estou estudando bastante sobre o uso dele. Vi que na minha SX10 tem regulagem de intensidade do flash, isso irá ser muito útil, pois quando usava a minha Sony T10 os rostos das pessoas ficava parecendo de gueixas eh eh eh.

Vc acha que é melhor eu diminuir o flash ou tirar a foto mais de longe e usar o zoom?

Obrigado mais uma vez.
Novato - Canon SX10


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 08:27:02
Mizuno,

Eu acho interessante com esse tipo de câmera se tirar fotos um pouco mais de longe pois se consegue um desfoque mais bonito principalmente em retratos, com isso vc já miniminiza os efeitos ruins do flash.


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 17:14:01
Mizuno,

Eu acho interessante com esse tipo de câmera se tirar fotos um pouco mais de longe pois se consegue um desfoque mais bonito principalmente em retratos, com isso vc já miniminiza os efeitos ruins do flash.

Obrigado pela dica Leandro.
E para tirar aquelas fotos bem de perto (tipo fotografar insetos) eu ligo a função Super-macro e uso o zoom ou não?

Obrigado mais uma vez.
Novato - Canon SX10


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 17:43:47
Obrigado pela dica Leandro.
E para tirar aquelas fotos bem de perto (tipo fotografar insetos) eu ligo a função Super-macro e uso o zoom ou não?

Obrigado mais uma vez.
Se você tiver condições de fotografar próximo ao assunto você pode usar a função macro. Se estiver bemmmmmmmm próximo ao assunto, use a função supermacro pois só assim conseguirá focar. Nesses dois casos, não irá utilizar o zoom.
Se estiver longe do assunto e quiser fazer fotos 'close up' use o zoom.
A grosso modo é isso. Leia o manual da máquina. Leia e releia se for o caso.
Abraços e boas fotos.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 17:48:09
Se você tiver condições de fotografar próximo ao assunto você pode usar a função macro. Se estiver bemmmmmmmm próximo ao assunto, use a função supermacro pois só assim conseguirá focar. Nesses dois casos, não irá utilizar o zoom.
Se estiver longe do assunto e quiser fazer fotos 'close up' use o zoom.
A grosso modo é isso. Leia o manual da máquina. Leia e releia se for o caso.
Abraços e boas fotos.

Ahhh...esqueci de mencionar. Fotos macros e principalmente SUPERMACRO é necessário boa iluminação.
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 17:48:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2009, 08:02:08
Muito obrigado pelas dicas Guto.
Este forum é 10, em outros forum e assuntos diversos, dificilmente os membros e moderadores dão atenção à dúvidas primárias eh eh eh.

Valeu mesmo.
Novato - Canon SX10


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 08:34:50
Bom dia caros amigos, eu comprei a SX10 da Canon e estou curtindo muito. Por enquanto estou usando o AUTO nas fotos importantes e fuçando os recursos em fotos de testes.

Estou com uma dúvida, quando eu aumento a velocidade as fotos ficam escuras, mesmo aumentando a ISO e o controle de abertura fica limitado.

Sei que não existe uma receita de bolo para cada foto, pois existem várias variáveis, mas alguém teria alguma idéia e qual velocidade, abertura e ISO eu uso para tirar fotos de pessoas que estão se movimentando num ambiente fechado iluminado por luzes incandecentes?
Obs.: não quero usar o flash, pois não quero que as pessoas saibam que estão sendo fotografadas, muitas se escondem ou ficam com vergonha após o primeiro flash eh eh eh.

Obrigado mais uma vez pela atenção de vcs.
Novato - Canon SX10


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2009, 13:24:16
Mizuno,
Normalmente o fotômetro da sua cam vai lhe indicar a relação correta entre abertura e velocidade em cada ambiente. Para uma mesma exposição vc pode variar, a partir da indicaçõa do fotômetro, a velocidade ou a abertura sempre  lembrando que são fatores que trabalham de modo inverso, ou seja, se aumentar a velocidade (diminui o tempo de exposição) vai ter que compensar com uma abertura maior para captar a mesma luz. E vice-versa.
Aumentar o ISO, a partir da indicação inicial do fotômetro, vai permitir conseguir maiores velocidades com uma mesma abertura do diafragma.
Se ocorre de mesmo vc aumentando a velocidade e o ISO (que te permite maiores velocidades) a imagem permanecer escura é porque a abertura é insuficiente para captar a luz do ambiente para uma boa exposição. Aí ou vc vai ter que diminuir a velocidade (lembrando que velocidades abaixo de 1/60 já pedem um tripé a não ser que vc tenha boa firmeza nas mãos) ou não resta outra alternativa senão usar o flash.
Para compreender bem a correpondência entre velocidades e aberturas para uma exposição correta vale a pena vc fazer testes com um ISO fixo para perceber seu funcionamento. Depois outros testes com variação de ISO. Vc vai perceber as possibilidades e limitações de cada um destes aspectos.
Busque neste forum dicas básicas sobre estes tópicos.
Abcs


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2009, 14:34:55
Mizuno,
Só pra complementar veja este link, simulador de abertura e velocidade.
http://www.photonhead.com/simcam/shutteraperture.php
Experimente as variações e perceba os resultados qto a exposição correta, fundo desfocado ou não etc.
Se você procurar melhor irá encontrar também simulador de ISO e de velocidade para evitar tremor na camera.
Experimente. vale a pena.

E, por últimio, quando você ajustar a camera no modo P, o fotometro vai automaticamente para EV=0 que é o contraste ideal, e os valores de abertura e velocidade ideais, segundo a leitura da sua cam. a partir daí vc pode fazer os ajustes segundo os resultados que deseja.
Abcs.


mizuno

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • Mario Mizuno
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2009, 08:12:10
Bom dia Wagroch, muito obrigado pela atenção e paciência. Eram estas informações que eu precisava. Vou testar, ler os artigos e tirar muuuitas fotos. Ainda bem que não preciso gastar dinheiro com filmes e revelações. Coitado do pessoal antigo, quando não existiam câmeras digitais, né? eh eh eh.

Cara, obrigado mais uma vez e tenha um ótimo final de semana.
Novato - Canon SX10