Autor Tópico: Filme exposto a 5 anos e guardado. Será que ainda sairia algo?  (Lida 2594 vezes)

rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Olá pessoal!

Ontem meu tio avisou-me que achou um rolo de filme que eu havia esquecido na casa dele a 5 anos atrás.
Trata-se de um Pro Value 200 que foi exposto em 2003, rebobinado e guardado na caixinha.

Será que salva alguma coisa? Sem quase nenhuma esperança vou pedir pra ele me mandar só pra ver mas queria saber se caso seja possível revelar se tem algum cuidado especial.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 14:16:27
Rogério, eu diria pra você aumentar 1 minuto na revelação.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 14:24:53
Rogério, eu diria pra você aumentar 1 minuto na revelação.

Seria 1 min em que etapa, Elmo? A "revelação" seria uma etapa?
Pensei em levar num lab mais antigo e conversar com o técnico, mas se já souber a linguagem é mais fácil.

Abraço!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 14:46:24
Sim, Rogério, somente no revelador.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 18:31:50
Provavelmente as cores serão meio psicodélicas, de repente o resultado é até interessante. Porém, não tenho idéia de onde vc poderá fazer esse serviço, já q é tudo feito em minilab, onde o controle é bem pequeno.....

Abraços


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2009, 19:12:51
Hehe..  estou com o mesmo problema, mas acho que o meu é de antes de 2003. O filme ainda estava na maquina com 15 fotos p/ tirar.

Tirei o resto do aniversário da minha mãe e mandei revelar, nem sei o que tinha nas outras 21 fotos, espero que nada comprometedor...  hehehe

Assim que sair o resultado aviso aqui...  []'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 00:29:05
Na verdade o pro value é negativo, você pode superexpor 1 ponto (na verdade é até preferível em relação à correção química) e depois deixar baixar se for o caso, porque a latitude dos negativos já favorece muito as luzes altas, mesmo que ele não tenha perdido a capacidade dele você não terá danos significativos ao fazer isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2009, 01:45:39
Na verdade o pro value é negativo, você pode superexpor 1 ponto (na verdade é até preferível em relação à correção química) e depois deixar baixar se for o caso, porque a latitude dos negativos já favorece muito as luzes altas, mesmo que ele não tenha perdido a capacidade dele você não terá danos significativos ao fazer isso.

Acho que vc não entendeu Léo, o filme já foi usado a 5 anos atrás e deve ter sido exposto corretamente na sua maioria. No caso aí é só me resta a revelação mesmo que não foi feita na época.

Pô! Eu sou pão duro, mas usar Pro Value 200 vencido a 5 anos seria demais.  :hysterical:

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 07:05:10

Pô! Eu sou pão duro, mas usar Pro Value 200 vencido a 5 anos seria demais.  :hysterical:

Hehehehehehehe.

O problema aí é ser colorido. Se fosse PB, você mesmo já poderia revelar e ver o resultado.
Se não prestar nada, a culpa seria do filme vencido.  :assobi: :assobi: :assobi:
Se ficasse bom, os méritos seriam seus e você iria ficar feliz da vida.  :D

Mas já que é color, manda revelar para ver no que dá. Não mande escanear nem imprimir nenhuma cópia. Aqui em BH, só a revelação fica menos de 10 reais. Se você gostar do resultado do negativo e notar que vale a pena, você segue o processo posteriormente.

E não se esqueça de comentar o resultado com a gente.  :snack:

abs
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 07:05:41 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2009, 10:14:06
Vx Rogério, ai vai ficar realmente psicodélico rs. Eu tenho um aqui nessa situação com uns 10 anos rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2009, 10:31:34
Na Capovilla é 3 reais pra revelar um negativo colorido, foi o preço mais honesto q já vi! Nem compensa tentar em casa!

Hehehehehehehe.

O problema aí é ser colorido. Se fosse PB, você mesmo já poderia revelar e ver o resultado.
Se não prestar nada, a culpa seria do filme vencido.  :assobi: :assobi: :assobi:
Se ficasse bom, os méritos seriam seus e você iria ficar feliz da vida.  :D

Mas já que é color, manda revelar para ver no que dá. Não mande escanear nem imprimir nenhuma cópia. Aqui em BH, só a revelação fica menos de 10 reais. Se você gostar do resultado do negativo e notar que vale a pena, você segue o processo posteriormente.

E não se esqueça de comentar o resultado com a gente.  :snack:

abs


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2009, 11:35:31
Eu tenho aqui 3 coloridos expostos, seguramente, há mais de 10 anos.
Estava junto com eles um P&B, esse eu mesmo revelei e........ NADA! Não estava exposto! :(
Mas não me senti tão idiota assim, pois a 'língua' do filme não estava 'pra fora'. Idiota eu fui quando deixei que isso acontecesse e não anotei nada na bobina.

Os coloridos vou mandar revelar. Já pensou se tiverem lá algumas fotos de família, cenas interessantes, algum momento especial? A expectativa, nesse caso, já é um bom motivador.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2009, 10:27:38
Acabei de buscar as fotos no MiniLab.

As fotos expostas na época saíram boas, melhor do que eu imaginava, e foi até interessante de ver fotos que eu nem sabia que tinha tirado.

As fotos expostas recentemente saíram sofríveis, mas como registro histórico até valem, saíram todas escuras e com um tom alaranjado que não seria esperado p/ fotos com flash.

De qquer modo valeu pela experiência.

[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.