Autor Tópico: "Dez razões porque ainda uso filme, Shutterfinger"  (Lida 8170 vezes)

Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2009, 17:04:36
Concordo plenamente!  :ok:
Digital X Analógico ??? Não existe isso. São muito diferentes. Cada um oferece sua vantagem. Feliz de quem pode passear pelos dois caminhos.
Quando quero qualidade e prazer no ato de fotografar, vou pro lado do analógico.
Quando quero fotografar e desejo ser prático, é o digital que vai comandar.

Guto,

Assino embaixo!

Se eu tivesse uma digital, acredito que a evolução no aprendizado da fotometria seria mais rápido, pois ainda apanho em algumas situações... Mas somente isso.

Ótimo tópico! Vou continuar acompanhando  :ok:
« Última modificação: 27 de Abril de 2009, 17:19:23 por Alessandro D. »
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2009, 17:31:15
só dando um pitaco
comecei com a fotografia a pouco tempo, e um amigo no inicio havia deixado uma canon eos 300d para que eu praticasse. ele me explicou os fundamentos basicos, e disse que eu nao deveria usar a camera no automatico, somente no manual. me acostumei dessa forma, peguei uma pentax mecanica, e agora estou com uma nikon f80 (de filme, porem eletronica) e ainda nao a utilizei no modo automatico.
a camera oferece as possibilidades, mas quem decide o que vai usar ou nao é o fotografo.


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2009, 19:28:37
Aqui não vou colocar 10 motivos, mas o que sinto quanto fotografo com minha maquina analógica.

1- Me sinto como um garimpeiro que descobre uma imensa pedra precisa que muda sua vida.
2- Como uma pessoa que relembra os bons tempos de infancia.
3- como a primeira vez que andei de bicicleta sem cair.

Esses são os tipos de sentimentos que sinto quando pego minha camera, coloco o filme e as pilhas e preparo meu equipamento para sair para fotografar.

Uma boa noite a todos e obrigado.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2009, 20:26:00

Se eu tivesse uma digital, acredito que a evolução no aprendizado da fotometria seria mais rápido, pois ainda apanho em algumas situações... Mas somente isso.


Alessandro,

Você tocou num ponto da conversa que tive com esse amigo que citei.

Ele disse exatamente isso, que com a Digital o aprendizado é mais rápido. Posso até concordar que sim, mas nunca será consistente como aquele que aprende (e erra muito) com uma analógica. Pois o erro é mais fatal - se me entendem.

Com a digital é um supletivo.

E tem mais, com a possibilidade de revelar o próprio filme, acontece algo mágico (pelo menos aconteceu comigo) que é a ciência do poder sobre a tecnologia do filme. Deixe-me prolongar a conversa e contar como fui afetado eternamente pelo filme. Comigo, creio, que vi a Luz quando fiquei dias pensando em construir minha primeira câmera de filme. Alguns já a conhecem: A Sete de Nove II, uma Pinhole.

Foram dias de meditação e possibilidades e ela saiu assim:



Os resultados foram melhorando com o tempo, usando filme 120. Mas o melhor deles, sem dúvida foi esse aqui (a primeira foto):



Isso mesmo, horrível assim, desfocada e com sobreposição em ambos os lados, mas fora o filme, que contei com a Kodak, todo o resto saiu por conta de minha própria capacidade. Ali, sozinho, em frente à pia, retirando o carretel de dentro do tanque, vi a imagem da minha filha sentada e sorrindo pra mim entre meus pés. Isso é fantástico.

Congelei eu mesmo o momento e experimentei, mutatis mutandis o que Niepce sentiu... e ganhei o dia e o pão com o suor de meu rosto.



 
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 00:23:47 por Elmo »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #19 Online: 27 de Abril de 2009, 20:42:41
Concordo plenamente!  :ok:

Não sou grande conhecedor de fotografia mas comecei a fotografar com filmes e de uns 10 anos pra cá que fotografo com digital. Tenho 38 anos. Na minha modesta e 'leiga' opinião, só consigo ver vantagem na fotografia digital no que diz respeito à praticidade.
Em relação à qualidade da imagem, pra mim, o filme leva uma imensa vantagem. Não estou falando de ampliações. Falo de fidelidade de cores, texturas, latitude, tonalidades e até nitidez. Quando pego uma foto minha com filme e comparo com uma digital noto nitidamente a diferença. Sim, vejo fotos lindas e muito bem feitas com digital também e quanto mais a tecnologia avança mais a qualidade da imagem vai se aperfeiçoando mas é diferente. Imagens feitas com filme parecem saltar do papel. Tem mais vida. Tem mais volume. Entre duas fotos semelhantes e bem executadas, a feita com filme leva grande vantagem. Com certeza ficará mais bonita.

Não tenho 10 motivos para fotografar com filmes mas tenho 2:

1)Adoro máquinas mecânicas analógicas. São mais bonitas e são mais duráveis. As lentes antigas são ótimas e não ficam devendo em nada para as atuais. Algumas dão um banho nas moderninhas.

2)A qualidade das imagens são mais bonitas e fiéis.

Tenho um grande motivo para fotografar com digital:

1)O resultado é imediato, ou seja, muito prático. No filme o processo é demorado. Além disso, preciso de um scanner para publicar na net e manipular (quando quiser) minhas fotos feitas com película. Já é muito mais trabalhoso.

Digital X Analógico ??? Não existe isso. São muito diferentes. Cada um oferece sua vantagem. Feliz de quem pode passear pelos dois caminhos.
Quando quero qualidade e prazer no ato de fotografar, vou pro lado do analógico.
Quando quero fotografar e desejo ser prático, é o digital que vai comandar.

Abraços.


 
Sem duvida nenhuma Guto.
nao existe AxB, sao coisas diferentes
Digital e pratico, mas a qualidae em todos os sentidos de UMA FOTOGRAFIA,
e diferente.
Comercialmente uso digital mas quando tenho que fazer um studio-studio faço em 6x7, sem comentarios.
Abraços
Angelo.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #20 Online: 27 de Abril de 2009, 22:05:44
Elmo, muito linda sua foto. De verdade mesmo. A composição está maravilhosa, não interessa a nitidez nem o foco quando vc mostra essa foto e conta essa história. Confesso q nunca tive interesse em pinhole, aliás nem sei se essa câmera é uma pinhole, mas me balançou ver essa foto com essa história fascinante. Sem viadagem heheh!!!

A minha história é mais ou menos parecida. Fotografei pela primeira vez utilizando uma K1000, filme PB, sem pretensões. Após todo o processo, q foi muito penoso pra mim pois gastei umas 10 fotos de papel até obter o resultado q queria, me senti fascinado. Nunca havia visto aquilo, uma imagem linda, apesar de PB rica em cores (!!!!), texturas... O papel fazia a diferença, o tempo q expus, etc. Essa foto me persegue até hje rs, às vezes tento repetir o processo pra ver se consigo consistencia no resultado, que atualmente tem sido meu foco, mas enfim rs, eu chego lá!

Abraços!



Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2009, 15:29:54
Elmo,

Entendo quando você diz que o "erro é mais fatal". Na verdade, minha frase reflete um pouco de minha personalidade, pois sou meio ansioso.  :D

Pensando melhor, talvez deva concordar com você. Os erros cometidos até agora (pois só uso filme) ficam martelando na minha cabeça, me alertando. O momento já foi, já era! E na próxima tem que dar certo. Com digital o erro não teria -acho- esse peso  ;).

Quanto à sua pinhole... bem...  :worship: :worship:

A minha é uma lata de leite Ninho que usa papel fotográfico. Mas confesso uma coisa: a experiência de fazer foto assim é muito bacana mesmo! Uma escola de artes aqui no bairro tinha um professor de fotografia. Fiz 2 meses de aula particular em 2005, quando comprei a Elan 7N. Fizemos fotos com pinhole, revelei os papéis (negativos) e depois passei para outro papel como positivos. Ainda nestes 2 meses, queimei meu primeiro Ilford HP5 Plus e revelei. Só não ampliei pq o aquipo do cara tava quebrado. Pena mesmo. Mas essas experiências são as mais gratificantes e inesquecíveis destes 4 anos.

Ainda tenho vontade de montar um lab em casa, mas acho que seria expulso pela minha mulher  :hysterical: :hysterical: Lugar não é desculpa. A desculpa é tempo mesmo... :assobi:

Obrigado por me fazer pensar a respeito.

Abraço,
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2009, 15:47:23
Alessandro, vi q vc mora em SP, e tem alguns lugares q disponibilizam o laboratório completo, vc so precisa levar os químicos. Um desses é o fotocineclube bandeirante. Eu antes de usar o ampliador da faculdade estava cogitando pagar, são 150 reais de taxa anual, podendo usar 20 horas por mes. Eu nem cheguei a conhecer, mas o esquema pareceu muito interessante. Qdo tava pesquisando, encontrei outros lugares tb. Falei tudo isso só pra vc aumentar ainda mais sua suspeita de q o problema é tempo hehehe!

Abraços

Elmo,

Entendo quando você diz que o "erro é mais fatal". Na verdade, minha frase reflete um pouco de minha personalidade, pois sou meio ansioso.  :D

Pensando melhor, talvez deva concordar com você. Os erros cometidos até agora (pois só uso filme) ficam martelando na minha cabeça, me alertando. O momento já foi, já era! E na próxima tem que dar certo. Com digital o erro não teria -acho- esse peso  ;).

Quanto à sua pinhole... bem...  :worship: :worship:

A minha é uma lata de leite Ninho que usa papel fotográfico. Mas confesso uma coisa: a experiência de fazer foto assim é muito bacana mesmo! Uma escola de artes aqui no bairro tinha um professor de fotografia. Fiz 2 meses de aula particular em 2005, quando comprei a Elan 7N. Fizemos fotos com pinhole, revelei os papéis (negativos) e depois passei para outro papel como positivos. Ainda nestes 2 meses, queimei meu primeiro Ilford HP5 Plus e revelei. Só não ampliei pq o aquipo do cara tava quebrado. Pena mesmo. Mas essas experiências são as mais gratificantes e inesquecíveis destes 4 anos.

Ainda tenho vontade de montar um lab em casa, mas acho que seria expulso pela minha mulher  :hysterical: :hysterical: Lugar não é desculpa. A desculpa é tempo mesmo... :assobi:

Obrigado por me fazer pensar a respeito.

Abraço,


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #23 Online: 29 de Abril de 2009, 17:34:15
Elmo sua máquina é fantástica! Muito legal mesmo!

Infelizmente isso lembrou algo ruim que ouvi dizer está prestar a acontecer, o SENAC aqui do RJ acho que um dos últimos lugares em que ainda se encontra um excelente curso de fotografia com laboratório P/B está para reformular o curso e tirar da grade o laboratório. Seria uma pena se eles fizerem isso pois a estrutura do SENAC é muito boa. É um dos últimos lugares onde ainda se revela P/B e onde se ensina a fazer isso.  :no:

Embora eu use digital, preciso de agilidade, ainda vejo a fotografia de forma analógica, tento sempre resolver problemas de luz, etc na hora do clic, detesto ter que ficar na frente do computador retocando coisas que devem ser vistas na hora do clic e acho até falta de competência do fotógrafo ter que perder tempo no fotoxópi. Não digo que não faço uso dele mas tento sempre fazer o melhor na hora do clic, assim ao invés de ficar duas horas na frente do computador resolvo a foto em cinco minutos.

[ ]s

Formel


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2009, 21:25:58
Alessandro,

Você tocou num ponto da conversa que tive com esse amigo que citei.

Ele disse exatamente isso, que com a Digital o aprendizado é mais rápido. Posso até concordar que sim, mas nunca será consistente como aquele que aprende (e erra muito) com uma analógica. Pois o erro é mais fatal - se me entendem.

Com a digital é um supletivo.

E tem mais, com a possibilidade de revelar o próprio filme, acontece algo mágico (pelo menos aconteceu comigo) que é a ciência do poder sobre a tecnologia do filme. Deixe-me prolongar a conversa e contar como fui afetado eternamente pelo filme. Comigo, creio, que vi a Luz quando fiquei dias pensando em construir minha primeira câmera de filme. Alguns já a conhecem: A Sete de Nove II, uma Pinhole.

Foram dias de meditação e possibilidades e ela saiu assim:



Os resultados foram melhorando com o tempo, usando filme 120. Mas o melhor deles, sem dúvida foi esse aqui (a primeira foto):



Isso mesmo, horrível assim, desfocada e com sobreposição em ambos os lados, mas fora o filme, que contei com a Kodak, todo o resto saiu por conta de minha própria capacidade. Ali, sozinho, em frente à pia, retirando o carretel de dentro do tanque, vi a imagem da minha filha sentada e sorrindo pra mim entre meus pés. Isso é fantástico.

Congelei eu mesmo o momento e experimentei, mutatis mutandis o que Niepce sentiu... e ganhei o dia e o pão com o suor de meu rosto.


Pois é Elmo. Eu também tenho grande adimiração pelos verdadeiros gênios criativos e só me sinto próximo deles quando faço o processo completo, pelo menos o mais próximo possível.

No meu caso tenho experiência parecida com as guitarras.
Morava no interior e quem tinha uma Tonante que era guitarra mais barata possível nem deixava curiosos chegarem perto.
Tive que fazer a minha própria e me basear em fotos de revistinha, nas que eu via na loja etc.

Nessa época Internet não existia então foi tudo muito precário. A primeira saiu horrível.. mas tocou.
Depois vieram outras e de lá pra cá a coisa melhorou muito. Hoje tenho conhecimento suficiente pra fazer uma boa guitarra e a que eu toco foi feita por mim.
Ainda tenho muito o que aprender, mas me sinto mais próximo dos mestres.

Quanto à sua pinhole, não tinha visto. Ficou muito bacana!  :clap: :clap:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br