Autor Tópico: Dúvida para fotos com pouca luz (Shows)  (Lida 2645 vezes)

zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 04 de Maio de 2009, 23:41:59
Dae galera! Seguinte! Tenho uma banda, e tenho alguns shows marcadas pela frente. A pouco comprei uma Canon Rebel XSI, até posei algumas fotos que tirei com ela no fórum.

A minha namorada vai fotografar pra mim nos meus shows.. Só que devido a pouca luz dos lugares eu fico em dúvida de como posso tirar estas fotos. Pois estou com a lente do kit, que não é muito clara e para fotografar com pouca luz preciso deixar a velocidade do obturador lenta, o que vai me ocasonar aquele efeito fantasma , do movimentos dos músicos.!

Alguém tem alguma sugestão ? Para congelar a foto e conseguir uma boa exposição ? Será que o ISO alto resolve ?

Valeu!


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2009, 23:58:10
Show com a objetiva do kit vai ser difícil. O jeito vai ser jogar o iso pro alto e cuidado com o balanço de branco, se deixar no automático a câmera vai pirar. Mas mesmo assim vai ser complicado, vai ter hora que vc simplesmente não vai conseguir fazer foco.

Se eu fosse vc começava a pensar em uma objetiva mais clara, tenho uma da Tamron que não é tão cara e é muito boa. A Tamron 28-75 f2.8 vc deve encontrar usada na faixa dos 1.300. É um bom investimento.

[ ]s

Formel
« Última modificação: 04 de Maio de 2009, 23:59:16 por Formel »


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 00:02:05
O ISO vai ter que ser alto. Já começa no 1600, que é o máximo da XSi e coloca a abertura mais aberta que tiver na lente. Fala pra sua namorada ficar perto do palco e tirar foto quando a luz estiver mais forte, se apoiando em algum lugar pra ficar o mais estavel possivel. Ficaria melhor com aquela 50mm f/1.8, mas mesmo assim milagre nao dá pra fazer. Nao fique com as expectativas tao altas, tudo vai depender da luz que tiver no palco.

-erico


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 00:03:20
Show com a objetiva do kit vai ser difícil. O jeito vai ser jogar o iso pro alto e cuidado com o balanço de branco, se deixar no automático a câmera vai pirar. Mas mesmo assim vai ser complicado, vai ter hora que vc simplesmente não vai conseguir fazer foco.

Se eu fosse vc começava a pensar em uma objetiva mais clara, tenho uma da Tamron que não é tão cara e é muito boa. A Tamron 28-75 f2.8 vc deve encontrar usada na faixa dos 1.300. É um bom investimento.

[ ]s

Formel

bom saber sobre o white balance !! Sei lá, tava pensando em comprar aquela EF50mm 1.8 II , baratinha clara, e me parece ter uma boa ótica, único porém dela seria o acabamento e o fato de ser fixa em 50mm (80mm no caso da minha XSI)

Abraço!


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 00:22:59
O ISO vai ter que ser alto. Já começa no 1600, que é o máximo da XSi e coloca a abertura mais aberta que tiver na lente. Fala pra sua namorada ficar perto do palco e tirar foto quando a luz estiver mais forte, se apoiando em algum lugar pra ficar o mais estavel possivel. Ficaria melhor com aquela 50mm f/1.8, mas mesmo assim milagre nao dá pra fazer. Nao fique com as expectativas tao altas, tudo vai depender da luz que tiver no palco.

-erico

Vou seguir as dicas Erico.. Tenho um tripé.. Vou ver com ela .. Pois na frente do palco ela não vai conseguir ficar... Muito menos pra tirar fotos.. Com minha câmera nova ainda.. hahaha ! Vou falar pra ela usar o tripé e fica no canto do palco..

E me diga uma coisa.. Qual lente seria legal pra fotos em shows ? Onde há bastante movimento dos músicos e pouca luz.. Ou algum outro equipamento que poderia ajudar..!

Grato!

Zequinão


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2009, 01:12:23
O que mais se usa é 28-75 f2.8 ou muito próximo disso. 50mm vai te limitar muito. Pena que não existe uma 18-100 2.8  :ponder:

[ ]s

Formel


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2009, 02:34:49

E me diga uma coisa.. Qual lente seria legal pra fotos em shows ?

Voce pode fazer essa pergunta dez vezes por aí e vai receber 10 respostas diferentes. Tem gente que vai falar a 17-55mm f/2.8, outros vao de Tamron, Sigma, outros Canon 70-200mm 2.8L, e tem gente que vai jurar de pé junto que a 85mm f/1.2L é a melhor opçao. No fim das contas, depende que quanto dinheiro voce tem pra gastar. Se voce tiver $2,000 dolares e alguem pra mandar as lentes dos EUA pra voce, as opçoes sao várias. Se voce tiver só $300 conto pra gastar, aí só vai ter a 50mm f/1.8 mesmo.

Se voce for viver de fotografar show ou for fazer a capa do seu disco ao vivo, aí vai ter que gastar uma grana mesmo pra coisa ficar boa. Se for só pra registro histórico da coisa, a 50mm vai quebrar o seu galho. O importante é voce ter as expectativas no lugar certo. Foto de show nao é facil, exige um conhecimento bom do equipamento e um posicionamento e timing bom. Quem quer que seja que for tirar a foto, a chance de os primeiros shows noa saírem bons sao bem grandes. Como um monte de coisa na fotografia, a coisa só vai começar a melhorar depois de bastante treino.

-erico

« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 02:44:33 por ericom »


Murilo_ko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Fotografia
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2009, 15:32:14
eu ja sou fotógrafo de shows a um tempinho, e como ja tenho uma certa experiência e tambem com ajuda dos profissionais na área eu montei meu equipamento, são eles:

- canon eos rabel XTi
- flash 580II
- lentes: Canon 70-200mm, sigma 10-20mm, sigma 8mm

com eles eu consigo um bom resultado, neu iso não é tão alto e tambem eu não deixo a abertura muito extensa, assim não desgasto muito minha camera. Claro que teve seu investimento, mas vc que quer fotografar shows, compensa. 


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2009, 16:07:48
eu ia sugerir um flash...430EXii ou o 580
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2009, 16:29:05
Flash dependendo do evento não pode ser usado e mesmo que fosse possível iria "estragar" a iluminação. Em teatro existe todo um cuidado com a iluminação pois ela faz parte do espetáculo, se vc estourar um flash no mínimo vai ter meia dúzia puto com vc.

Eu uso uma 18-55, uma 75-300 e a que mais uso a 28-75. Até levo flash, mas em teatro, concertos e alguns outros eventos não dá para usar na hora do show.

[ ]s

Formel
« Última modificação: 05 de Maio de 2009, 16:30:08 por Formel »


Murilo_ko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Fotografia
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2009, 00:59:21
a sim Formel, em casos de teatros, concertos sim, concerteza não se ultiliza flash
mas no meu caso é show musical mesmo, ai não tem problema já que a iluminação varia muito


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2009, 12:03:48
Pelas objetivas que vc usa já imaginava que vc faz "coisas grandes".  :D

Uma 8mm em um teatro vc ia pegar teto, chão, cortinas, etc. Mas em um show de rock deve ficar muito maneiro, pegar quase tudo.

[ ]s

Formel


Murilo_ko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Fotografia
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2009, 13:15:45
mas em show eu uso mais a 10-20mm
a 8mm eu uso mais um fotos promocionais das bandas que eu fotografo
ai da pra colocar um efeito diferente na arte


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2009, 14:05:26
Obrigado pelas dicas pessoal !!!

Vou botar em prática !! Quando eu tiver algumas fotos eu posto aqui no forum !!!

Abraços!


Murilo_ko

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Fotografia
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2009, 00:20:29
que é isso irmão :D


da uma passadinha no meu flickr e olhas as fotos como que ficam
www.flickr.com/murilo_fotografia

sempre que quiser é só chamar