Autor Tópico: Em busca de melhor autofoco  (Lida 2098 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 05 de Maio de 2009, 11:23:11
Pessoal,

Tenho uma Canon XTi que, na minha opinião, é uma ótima câmera e me oferece excelentes fotografias.
Gosto de fotografia com luz ambiente (sem flash) e em situações de pouca luz.
O sistema de autofoco da XTi não é o ideal para estes casos. Às vezes fica caçando o foco e o mesmo não é tão preciso.
Minha dúvida é se vale a pena fazer upgrade para Canon 40D sendo que minhas prioridades, com o upgrade, são:

1) PRECISÃO do autofoco em situações com pouca luz e sem usar flash.
   Não necessariamente o foco precisa ser rápido mas TEM que ser preciso.

2) Menor (ou ao menos igual) nível de ruído que a XTi em ISO alto.
   Seria bom ISO até 3200 utilizável para ampliações de no máximo 40x60 cm.

O sistema de autofoco da Canon 40D vale a pena o upgrade comparado ao da XTi?
Gostaria de opiniões de quem tem ambas a Canon Rebel (300D, XT, XTi, XS, XSi) e a Canon 40D.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2009, 11:26:21
Fábio o AF da 40D é sim melhor do que o da XTi, é mais rápido e mais consistente. O ISO 3200 dela é usável, mas não para esse tamanho de ampliação. Neste tamanho que você quer ele já aparece de forma significativa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2009, 11:33:37
Fábio o AF da 40D é sim melhor do que o da XTi, é mais rápido e mais consistente. O ISO 3200 dela é usável, mas não para esse tamanho de ampliação. Neste tamanho que você quer ele já aparece de forma significativa.

Obrigado pela resposta, Leo.
Eu já li muitos reviews na Internet mas resolvi criar o tópico para ler opiniões de colegas que têm experiência prática com estas câmeras. Isso porque em reviews nem sempre os testes refletem situações reais de utilização do equipamento.
Você teve oportunidade de comparar na prática o autofoco da série Rebel com a 40D?

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Maio de 2009, 12:08:48
Fabio,

Eu acho que as vantagens no ISO vão ser pequenas ou nenhuma...eu acho. Pode ser também que com um LCD maior ao menos fique mais fácil identificar um foco errado..rsrs.

Existem alguns usuários Canon que tem as duas se não me engano.

Pra hobby eu prefiro manter um corpo menorzinho tipo a nova 500D que inclusive tem o modo de video.


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2009, 12:41:51
Para ver o ISO pega um sample e manda imprimir pra ver o que vc acha.

http://www.dpreview.com/gallery/canoneos40d_samples2/


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #5 Online: 05 de Maio de 2009, 16:01:28
Eu tenho a XSi e acho muito boa. Dependendo da lente o auto foco pode ser melhor ou pior.

Se você tiver a mão grande como a minha vai estranhar a Xsi, pois é pequena( para minha mão). Outro dia peguei na maão uma Xti de uma amigo e vi que era maior.

De resto é show.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2009, 16:41:24
Fábio, sou novo no fórum, mas tenho uma Xti e uma 40D, e a rapidez do autofoco é bem maior na 40D, além do fato do visor dela ser maior e mais nítido (pelo menos pra mim) que ajuda no enquadramento. Quanto a qualidade das imagens não percebo diferenças significativas no entando a possibilidade de escolha do ISO na fração de 1/3 é bem vinda, notei que em ISO 500 a qualidade da imagem gerada pela 40D é praticamente idêntica ao iso 400 da xti, que nesta situação te dá 1/3 a mais de luz pelo mesmo resultado, no entanto achei o WB da 40D inferior ao da xti nas condições de luz mista (luz ambiente + flash), mas fora isso os controles da 40D, o visor de 3" (além do visor superior) me agradam muito, apesar de ter quase a mesma qualidade final, não me arrependo de ter comprado a 40D. Minha conclusão: se for apenas para hobby com fotos casuais creio que não compensa o upgrade, mas se mesmo que de vez em quando faz uso profissional da câmera a 40D é a melhor pedida.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 05 de Maio de 2009, 17:15:20
Fábio, sou novo no fórum, mas tenho uma Xti e uma 40D, e a rapidez do autofoco é bem maior na 40D, além do fato do visor dela ser maior e mais nítido (pelo menos pra mim) que ajuda no enquadramento. Quanto a qualidade das imagens não percebo diferenças significativas no entando a possibilidade de escolha do ISO na fração de 1/3 é bem vinda, notei que em ISO 500 a qualidade da imagem gerada pela 40D é praticamente idêntica ao iso 400 da xti, que nesta situação te dá 1/3 a mais de luz pelo mesmo resultado, no entanto achei o WB da 40D inferior ao da xti nas condições de luz mista (luz ambiente + flash), mas fora isso os controles da 40D, o visor de 3" (além do visor superior) me agradam muito, apesar de ter quase a mesma qualidade final, não me arrependo de ter comprado a 40D. Minha conclusão: se for apenas para hobby com fotos casuais creio que não compensa o upgrade, mas se mesmo que de vez em quando faz uso profissional da câmera a 40D é a melhor pedida.

Legal! Uma opinião de quem conhece na prática as duas câmeras. Bom saber sobre o desempenho em ISO alto da 40D. Em relação ao White Balance não me preocupa tanto pois sempre fotografo em RAW.
Você disse que a velocidade do autofoco na 40D é maior que na XTi, e a precisão, também? Fazendo fotos com pouca luz (shows, teatro, à noite, locais fechados) o autofoco na 40D se sai melhor que na XTi?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 09:41:42
Fábio, eu sempre utilizo o flash 580 ex acoplado nos eventos noturnos, então nunca cheguei a medir o desempenho do autofoco em baixa luz, mas já bati algumas fotos em casa a noite apenas com a iluminação comum (sem flash e com uma 50mm 1.4)e o autofoco respondeu rápida e precisamente, mas de qualquer forma olhar pelo visor da 40D é muito mais agradável devido ao maio tamanho (lembra as antigas EOS de filme), tanto que vendi a minha Xti ontem, os controles da 40D são melhores e trabalhar com as duas estava meio estranho, pretendo comprar outra 40D ou 50D assim aparecerem mais eventos.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L