Autor Tópico: Pra quem gosta de escrever com a Luz  (Lida 5388 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 06 de Maio de 2009, 09:31:29
Ontem apresentei, via msn, para o Guto Vilaça e o Paulo Dupin um sonho meu, de consumo.

Trata-se de uma Pinhole da Zero Image.

Primeiro deixe-me mostrar uns resultados de alguns membros do Flickr:

http://www.flickr.com/photos/41427422@N00/3496840671/







http://www.flickr.com/photos/elsamotagomes/



http://www.flickr.com/photos/buzzysullivan/



Enfim, trata-se das câmeras da Zero Image, todas Pinhole. Nas fotos acima, foram feitas com o modelo mais barato (pelo site deles - http://www.zeroimage.com -, apenas US$ 98.00).

Vejam os modelos:



Quer uma?








GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2009, 10:05:39
Quer uma?
Respondo por mim e pelo Paulo: QUEREMOS!!!

Essas câmeras pinhole são muito bem construídas e pelo resultado que estamos vendo, valem cada centavo.
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 10:07:29 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2009, 10:36:12
Po bem legais mesmo! Vcs tão se juntando pra comprar uma?


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2009, 11:40:40
Dá vontade de comprar...
De tudo que já vi de pinhole estas imagens são, sem dúvida, as mais nítidas.
Qual será o segredo?
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2009, 11:44:17
Realmente, foi a mesma sensação q tive. Parece até q tem uma lente ali.

Dá vontade de comprar...
De tudo que já vi de pinhole estas imagens são, sem dúvida, as mais nítidas.
Qual será o segredo?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2009, 13:27:21
Dá vontade de comprar...
De tudo que já vi de pinhole estas imagens são, sem dúvida, as mais nítidas.
Qual será o segredo?
Heber, posso estar falando bobagem mas acho que o segredo é a construção caprichada da câmera. O projeto dessas caixas com certeza foram bem calculados.
Segundo o Elmo, o furo é milimetricamente preciso. Se não me engano, feito a laser. Pelas fotos que já vi das câmeras, parece que o tempo de exposição é controlado por um cabo.  Deve ser para evitar qualquer movimento na caixa já que a abertura é minúscula e o tempo de exposição deve ser razoavelmente grande ao fotometrar (na maioria dos casos). O filme também deve ficar bem condicionado no interior da câmera escura. Muito legal essa pinhole.
Parece mesmo que tem lente. Uma GA bem afiada, por sinal. Eu fiquei babando nas fotos. Também nunca tinha visto fotos feitas com pinhole nesse nível.
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 13:38:17 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2009, 13:56:50
Realmente, foi a mesma sensação q tive. Parece até q tem uma lente ali.

Em APS-C minha lente do kit em 18mm é mais soft que isso.  :shock:

Mas eu fiquei realmente pensando como seria possível fazer um pinhole tão bom.  :ponder:
É que se vc diminui o furo pra aumentar a resolução aumenta o círculo de difração e vice-versa.  :ponder:

Creio que a coisa só começa a ficar mais nítida mesmo com filmes grandes, distâncias focais pequenas e furos bem pequenos. E a nitidez seria só no centro como mostram as fotos.
O interessante que no site do fabricante não tem fotos tão boas quanto essas mostradas no flicker.

De qualquer modo, lindas as câmeras e as imagens!!  :clap: :clap:
« Última modificação: 06 de Maio de 2009, 13:57:14 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2009, 15:43:03
A receita é um furo preciso e na medida certa de acordo com a distância focal. A nitidez da imagem produzida vem daí. Veja abaixo, a nitidez variando com o tamanho do orifício:



Na tabela infra, verifica-se qual a necessidade do diâmetro do furo de acordo com a distância focal pretendida, com seu correspondente f/stop:



Na minha pequeníssima experiência sobre o assunto pude conferir que quanto maior o tempo gasto na fabricação da Pinhole, melhores fotos são produzidas. Nesse raciocínio, o segredo das Zeros está na fabricação criteriosa das mesmas.

Não há, no caso das Zeros, nenhum mecanismo especial de tempo no "obturador", mas sim acessórios (extras) para adaptar o propulsor.

As imagens acima foram retiradas do livro: Pinhole Photography -From Historic Technique to Digital Application de Eric Renner


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2009, 17:13:33
Mais pinhole:
http://www.thiaps.com/pinhole/

"Filme is not dead it just smells funny."
Gostei...rs.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2009, 17:53:58
Apaixonante ! ! ! :wub:


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2009, 17:59:26
Legal mesmo....   :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2009, 19:14:34
Por que eu fui ver isso?  :doh:
Mais um sonho de consumo...  :aua:
Eliverto Scherer<br /><br />


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2009, 21:50:15
Realmente... Pq o Elmo faz isso com a gente? rsrsrs
Sei lá eu olhei bem as imagens, parece q rolou um "Photosharp" nas fotos tb... As do site não são assim, e teoricamente lá eles deveriam colocar as melhores!

Por que eu fui ver isso?  :doh:
Mais um sonho de consumo...  :aua:


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2009, 08:50:20
A receita é um furo preciso e na medida certa de acordo com a distância focal. A nitidez da imagem produzida vem daí. Veja abaixo, a nitidez variando com o tamanho do orifício:



Na tabela infra, verifica-se qual a necessidade do diâmetro do furo de acordo com a distância focal pretendida, com seu correspondente f/stop:



Na minha pequeníssima experiência sobre o assunto pude conferir que quanto maior o tempo gasto na fabricação da Pinhole, melhores fotos são produzidas. Nesse raciocínio, o segredo das Zeros está na fabricação criteriosa das mesmas.

Não há, no caso das Zeros, nenhum mecanismo especial de tempo no "obturador", mas sim acessórios (extras) para adaptar o propulsor.

As imagens acima foram retiradas do livro: Pinhole Photography -From Historic Technique to Digital Application de Eric Renner

Valeu, Elmo!  :ok:
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458