Autor Tópico: Achei um absurdo. Um abuso!!!  (Lida 17612 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Maio de 2009, 17:40:45
Achei um absurdo. Um abuso!!!

Passei em frente a uma loja da Fotoplan, Shopping Tatuapé, em SP capital, e vi vários banners de tamanho e composições diferentes com uma propaganda de uma câmera digital que, se eu não estiver equivocado, é a Kodak Ease Share 8.(alguma coisa) MP.

Nele existe uma foto de uma criança segurando uma Rollei Tessar, com o capuchão fechado, e ela está tentando "olhar pelo visor" na parte de trás da câmera. E um texto que diz algo como: "NÃO DEIXE SUA MÃE PAGAR ESSE MICO".

O que é isso?!!!! Ora, bolas!!! Uma foto em 6x6, feita em cromo, escaneada num Epson V700 com a resolução máxima que ele oferece, será que ficaria devendo alguma coisa para aquela digital da propaganda? Quem pagaria o mico?

Não pretendo aqui abrir mais uma daquelas discussões digital versus analógico. Aliás, discussões infundadas e sem cabimento, que não nos levam a lugar algum. Na minha opinião, é claro!

O que me deixa insatisfeito com isso é o fato de levar pessoas, leigas no assunto, a formar uma opinião completamente distorcida da realidade.

Fico desconfiado da conduta dessa empresa. O nome dela: FOTOPLAN.
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 17:41:28 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 17:54:55
Braga, só para ironizar a situação:
O anuncio é tão ridículo que colocaram uma das câmeras mais respeitadas no mundo (Rolleiflex) junto com uma Kodak. Se ele quiseram fazer o marketing dessa câmera Kodak com essa propaganda, deram um tiro no pé. Coisa de leigo mesmo. Até porque, quem está para comprar uma compacta e conhece um pouco de fotografia, Kodak será uma das últimas opções.
O que me incomoda é o preconceito. Pior que vem de uma loja de fotografia.  :doh:
Nota ZERO!!!  :no: :no: :no:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 18:24:38
Fotoplan e Kodak Brasil, que dupla dinâmica. A Fotoplan, por não oferecer serviços/recursos humanos direcionados ao público profissional/amador avançado, mesmo sendo uma das maiores redes do ramo no país. A Kodak BR, por disponibilizar só os filmes mais populares (Proimage, Ultra, Gold, etc).

Eu não sei, mas essa aposta da Kodak em vender impressoras fotográficas para postos de gasolina e câmeras de quinta categoria é um tiro no pé. A tendência é imprimirmos cada vez menos, ainda mais no grande público, vulgo povão. As compactas Kodak não são páreo para o nome da Sony no segmento de compactas de entrada. Essa aposta no povão vai acabar por enterrá-los de vez. A própria Fotoplan está vendendo porta-retratos lcd. Em breve, surgirão telas tão baratas a ponto de valer mais a pena ter uma dessas na estante do que imprimir retratos 10x15. Quando chegar esse momento, o que eles vão vender?

Eu aproveitaria a crise mundial para mudar o foco urgentemente.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2009, 18:39:09
O mico são eles que estão pagando, pois onde você vá com uma Rollei, ou outra TLR, as pessoas ficam admiradas em vê-las.

Quanto a Kodak, realmente é como o Francisco escreveu, só disponibiliza filmes populares. Perguntei para o Sr. José da Diafilme ontem sobre os filmes Fuji, principalmente os 120, e ele comentou que os fornecedores da Fuji disseram que está tudo normal, pelo menos essa notícia boa.
Mauricio Polli


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 18:53:52
Quanto a Kodak, realmente é como o Francisco escreveu, só disponibiliza filmes populares. Perguntei para o Sr. José da Diafilme ontem sobre os filmes Fuji, principalmente os 120, e ele comentou que os fornecedores da Fuji disseram que está tudo normal, pelo menos essa notícia boa.

Acho que a Kodak tem dois caminhos para o futuro: ou se torna concorrente da Ilford ou fecha de vez.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 19:07:35
É engraçado q o fascinio q uma TLR desperta é tão grande q duvido q alguem daria bola pra alguem com uma compacta qualquer, q será substituida por celulares, do q uma Rollei por exemplo. É curioso, as pessoas olham e perguntam se funciona, se a máquina só tira fotos preto e branco (rsrsrsrs), e qdo vc mostra o fresnel, e a pessoa vê aquele "lcd gigante", nítido, fica impressionada!
Procurei um endereço de email pra dar uma reclamada (adoro! hauhaua) mas não encontrei!


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2009, 22:43:33
Eu vi hoje tb. E também achei deplorável.
São Paulo - SP


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2009, 22:49:20
O preconceito é fruto da ignorância e/ou do medo, não é?

Infelizmente nós que gostamos dessas meninas teremos que sofrer com esse tipo de estupidez. E creio que a única coisa que podemos fazer é ignorar essas coisas, afinal, o que importa é que nos juntemos àqueles que tem algum senso crítico e providos de inteligência. E alguns desses, mesmo que não as usem, respeitam uma TLR. E o resto... :doh:
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 22:50:24 por Elmo »


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2009, 22:55:00
POis é.. filmes como EPP, E100SW, E100S e o T64 (maravilhoso!).. só a kodak tinha...  Tenho vários rolos vencidos aqui  :D mas é uma pena eles sairem do mercado com o filme queimado (quase que literalmente) colocando no mercado câmeras de péssima qualidade. Na questão do banner, é lamentável tbm a desinformação de quem deveria saber muito de equipamentos.
Banzai


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2009, 00:04:43
Tem jeito não!!! A questão é cultural mesmo, e quanto mais ignorante o povo, mais se vende porcaria. Já viram a propaganda da Tekpix ou de sua "grande" concorrente, uma tal Genius g-shot ? Dá vontade de chorar...e vendem como água em promoção no deserto.
A comparação feita entre a Rollei e a Kodac é medonha, mas somente para quem entende um pouco de fotografia. Para 99,99% da população não, e a referida propaganda simplesmente parte desse princípio( ignorância ou falta de informação) para vender.  :(
Sugiro apenas uma coisa: boicote às empresas que agem assim. Pelo menos não daremos nosso suado dinheiro para sustentar enganadores. O risco é um dia notarmos que já não compramos em lugar algum....

E para relaxar, vídeo original da tekpix:

http://www.youtube.com/watch?v=MF56ctH10fc
« Última modificação: 09 de Maio de 2009, 00:20:19 por marcospr »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2009, 14:16:50
A Fotoplan é a loja que vende filmes Kodak com os preços mais baixos aqui em Porto Alegre. Como eu tenho procurado clicar menos e com mais qualidade, acabo comprando sempre na Casa do Filme algum cromo rebobinado ou uso os Tri-X que eu tenho estocados em casa. Além de eu estar prestigiando uma loja de bairro, preocupada em atender pessoas como nós, garanto a oferta de suprimentos para o futuro.

Ao menos os frequentadores deste fórum deveriam evitar a compra de filmes em supermercados e grandes cadeias de laboratórios.
« Última modificação: 11 de Maio de 2009, 14:17:28 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2009, 15:43:17
A Fotoplan é a loja que vende filmes Kodak com os preços mais baixos aqui em Porto Alegre. Como eu tenho procurado clicar menos e com mais qualidade, acabo comprando sempre na Casa do Filme algum cromo rebobinado ou uso os Tri-X que eu tenho estocados em casa. Além de eu estar prestigiando uma loja de bairro, preocupada em atender pessoas como nós, garanto a oferta de suprimentos para o futuro.

Ao menos os frequentadores deste fórum deveriam evitar a compra de filmes em supermercados e grandes cadeias de laboratórios.

Conheci a Casa do Filme Francisco e gostei do atendimento. Fiquei alegre em saber que eles tinham 120 colorido. Até comprei alguns rolos da Fuji a preços bons. Agora o Ilford está o dobro do preço aqui de Curitiba.

Também gosto de prestigiar essas lojas, são as que podem nos garantir o futuro, com certeza. Agora tem Fuji filme da Diafilme também, ficou mais fácil fotografar em 120 colorido agora, e B/W também, já que o Across é bem mais barato que o Ilford, só vamos ver se é bom igual ao Ilford. Mas, como diz o Elmo, nessas alturas o que vier está valendo, rsrs.
Mauricio Polli


rafanubi

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.874
  • Sexo: Masculino
    • Lentedorafa
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2009, 23:20:35
Nem li a discussão e não acredito que voltarei no tópico.... Mas qria deixar minha opinião: propaganda é uma coisa direcionada a um público alvo! E o público alvo da loja ou da câmera ou do que quer que seja considera um mico fazer uma foto com uma Rollei! Então que eles sejam felizes do jeito que são!! hehe

e-mail: r.a.s.santos@globo.com
skype: rafanubi
Rio de Janeiro/RJ


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2009, 09:06:29
Nem li a discussão e não acredito que voltarei no tópico.... Mas qria deixar minha opinião: propaganda é uma coisa direcionada a um público alvo! E o público alvo da loja ou da câmera ou do que quer que seja considera um mico fazer uma foto com uma Rollei! Então que eles sejam felizes do jeito que são!! hehe

Rafa, eles colocaram uma Rollei mas eu acho que a idéia deles é o seguinte:

"Compre uma Kodak digital para a sua mãe. Ela precisa de uma câmera moderna. Fotografar com uma câmera analógica (que nem visor de lcd tem) é passar vergonha".

Ou seja, foi uma Rollei mas poderia ser qualquer câmera de filme.

Essa tal Fotoplan (que eu nem conhecia) não deveria fazer o marketing de um produto denegrindo a imagem de outro. Se isso acontecesse na Europa, por exempo, a loja ou a própria Kodak já estaria sendo processada pela Rollei. Mas isso também é inimaginável pois acredito que dificilmente isso aconteceria na Europa justamente porque o público alvo lá é mais instruído (digamos assim para ser mais delicado).
Para vender, a Kodak deveria colocar os preços dessas compactas lá no chão e começar investir sério em qualidade pois sua fama já está muito ruim no mercado. Essa fatia de mercado quem domina é a Sony. Para jogar pesado, a propaganda teria que ser em cima da Sony, sua principal concorrente.
Como a Rollei é uma câmera que não é conhecida pela massa e devido seu aspecto retrô, os infelizes acharam por bem fazer o marketing da Kodak em cima disso.
Se uma pessoa chega pra mim e diz que uma analógica é coisa do passado, peça de museu e que eu estou por fora, eu até entendo. Já ouvi isso de algumas pessoas e não ligo. Mas quando esse preconceito parte de uma loja de artigos fotográficos, eu fico meio triste.

VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2009, 21:14:39
Galera
e absurdo mesmo, sim!!!!
Mas e so burro fazendo propaganda, nada mas.
Como o target desconhece totalmente da coisa,
o ignorante publicitario acha que pasa batido.
Quem sempre nivela pra baixo, so cria  mediocridade!!!
Melhor esquecer, nem vale a pena falar do assunto.
Fujamos da decadencia!!
Abs.Angelo.