Autor Tópico: Ampliador P/B  (Lida 8808 vezes)

m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 08 de Maio de 2009, 18:06:37
Olá pessoal,

Estou pensando em montar um laboratório P/B. Estive pesquisando e achei um ampliador Meopta, acho que é o opemus 6, está novinho, creio que nunca foi usado. Vem com uma lente. O cara está pedindo 500 e poucos reais.

Na pesquisa que fiz, achei vários tipos de lentes, existe uma para cada tipo de foto/tamanho? Desculpe a pergunta (se foi muito ridícula), mas é que disso eu não entendo nada.

Fora o ampliador, que acho ser o mais caro, quais outros materiais que são necessários para um laboratório?

Como sabem comecei a revelar meus filmes, coisa boa de se fazer, e agora estou pretendendo ampliar também, mas tudo por causa de certas pessoas aqui do fórum, que ficam fazendo vontades com seus comentários... :clap: :clap: :clap:

Sei que o papel está bem caro, mas, fazer o quê. Só amplia as boas (no meu caso acho que não dá muito).

Abraços.
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 18:07:27 por m.polli »
Mauricio Polli


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2009, 18:53:12
Vc precisaria de lentes adicionais caso fosse fazer outros formatos (6x6, entre outros) ou caso queira um crop em alguma região do 35. Precisa tb dos porta-negativos, se for so fazer 35, seria só esse, mas na minha opinião, se vai comprar pra usar filme, pode escrever q em breve vc tá usando MF, então acho legal já comprar pensando nisso.
Outro ponto, vc tem um quarto escuro pra fazer a ampliação? é o mais complexo pra mim :(

Abraços,
Lucas
Olá pessoal,

Estou pensando em montar um laboratório P/B. Estive pesquisando e achei um ampliador Meopta, acho que é o opemus 6, está novinho, creio que nunca foi usado. Vem com uma lente. O cara está pedindo 500 e poucos reais.

Na pesquisa que fiz, achei vários tipos de lentes, existe uma para cada tipo de foto/tamanho? Desculpe a pergunta (se foi muito ridícula), mas é que disso eu não entendo nada.

Fora o ampliador, que acho ser o mais caro, quais outros materiais que são necessários para um laboratório?

Como sabem comecei a revelar meus filmes, coisa boa de se fazer, e agora estou pretendendo ampliar também, mas tudo por causa de certas pessoas aqui do fórum, que ficam fazendo vontades com seus comentários... :clap: :clap: :clap:

Sei que o papel está bem caro, mas, fazer o quê. Só amplia as boas (no meu caso acho que não dá muito).

Abraços.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 19:02:03
Parabéns pela iniciativa, Maurício. Deve ser uma experiência muito gratificante iniciar e finalizar todo o processo. O preço do papel tá caro e difícil de encontrar. Isso é um limitador infelizmente mas se você tiver condições de revelar e ampliar suas fotos, bola pra frente. O resultado é muito bacana. 
 :clap: :clap: :clap:

Tenho alguns filmes coloridos aqui ainda para gastar. Depois vou comprar alguns PB e os químicos necessários para revelar meus primeiros negativos. Tomara que tenha sucesso...hehehe. Ampliar não está nos meus planos apesar que gostaria muito de ver minhas fotos feitas com filmes ampliadas em papel do modo tradicional. Pelo menos as PB. As últimas fotografias PB feitas com filme que mandei imprimir no lab ficaram bem ruins. Até desanima. 

abraços


« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 19:16:23 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2009, 19:12:55
Vc precisaria de lentes adicionais caso fosse fazer outros formatos (6x6, entre outros) ou caso queira um crop em alguma região do 35. Precisa tb dos porta-negativos, se for so fazer 35, seria só esse, mas na minha opinião, se vai comprar pra usar filme, pode escrever q em breve vc tá usando MF, então acho legal já comprar pensando nisso.
Outro ponto, vc tem um quarto escuro pra fazer a ampliação? é o mais complexo pra mim :(

Abraços,
Lucas

É Lucas, já estou usando o 120, bem por isso que estou interessado.

Tenho na garagem do carro um quarto de bagunças, acho que quase todo mundo tem isso, pretendo limpar as bagunças de lá. Tem uma janela, penso em colocar uma cortina preta ou algo parecido, pois acho que vou utilizar só a noite mesmo.

Pelo que entendi das lentes, vou precisar uma pra 35 e outra pra, 6x6? Ou outra pra 6X9?
Sobre o porta negativos, o vendedor me passou que dá pra usar o 35 e o 120, agora vou ter que ver se já vem esse acessório.

Quanto a marca do ampliador você conhece? Será que está caro?

Abraços.
Mauricio Polli


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 19:13:18
Guto, ampliar não é tão proibitivo assim. Vc consegue um pacote de 10 folhas 18x24 por uns 50 pratas, o q, juntando gastos com os químicos, 7-8 reais por foto (cálculos do meu uso). Não sei qto custa ampliar 18x24 em um lab, mas não é tããão barato. Ainda mais se vc estiver buscando qualidade. Claro q não me refiro à impressão caseira, pois aí não tem pra ninguem rs.
E um ponto q não tem jeito, ampliar em papel é coisa pra durar mais de meio século. Já uma impressão...

Abraços,
Lucas

Parabéns pela iniciativa, Maurício. Deve ser uma experiência muito gratificante iniciar e finalizar todo o processo. O preço do papel tá caro e difícil de encontrar. Isso é um limitador infelizmente mas se você tiver condições de revelar e ampliar suas fotos, bola pra frente. O resultado é muito bacana. 
 :clap: :clap: :clap:

Tenho alguns filmes coloridos aqui ainda para gastar. Depois vou comprar alguns PB e os químicos necessários para revelar meus primeiros negativos. Tomara que tenha sucesso...hehehe. Ampliar não está nos meus planos apesar que gostaria muito ver minhas fotos feitas com filmes ampliadas em papel do modo tradicional. Pelo menos as PB. As últimas fotografias PB feitas com filme que mandei imprimir no lab ficaram bem ruins. Até desanima. 

abraços





m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 19:19:08
Parabéns pela iniciativa, Maurício. Deve ser uma experiência muito gratificante iniciar e finalizar todo o processo. O preço do papel tá caro e difícil de encontrar. Isso é um limitador infelizmente mas se você tiver condições de revelar e ampliar suas fotos, bola pra frente. O resultado é muito bacana. 
 :clap: :clap: :clap:

Tenho alguns filmes coloridos aqui ainda para gastar. Depois vou comprar alguns PB e os químicos necessários para revelar meus primeiros negativos. Tomara que tenha sucesso...hehehe. Ampliar não está nos meus planos apesar que gostaria muito ver minhas fotos feitas com filmes ampliadas em papel do modo tradicional. Pelo menos as PB. As últimas fotografias PB feitas com filme que mandei imprimir no lab ficaram bem ruins. Até desanima. 

abraços




Oi Guto,

Estou pesquisando, quem sabe entre nessa, deve ser um hobby muito gratificante. Ma$ a certo$ aspecto$ a serem estudao$.

Quando você começar a revelar vai ver só. Vê se não demora. Até eu já consegui, é bem simples, basta cronometrar bem os tempos, depois em cada filme você testa uns segundos a mais, baixa a temperatura, e cada um sai um resultado. Você vê o que mais te agrada e sempre segue o método escolhido.

Abraço.
Mauricio Polli


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2009, 19:21:28
Eu tenho tentado padronizar ao máximo! Mesmo filme, mesmo revelador, mesmo tudo rs. Pra ir sentindo as coisas. É interessante passar a fotografar, pensando na revelação. Tem acontecido isso comigo!
Abraços

Oi Guto,

Estou pesquisando, quem sabe entre nessa, deve ser um hobby muito gratificante. Ma$ a certo$ aspecto$ a serem estudao$.

Quando você começar a revelar vai ver só. Vê se não demora. Até eu já consegui, é bem simples, basta cronometrar bem os tempos, depois em cada filme você testa uns segundos a mais, baixa a temperatura, e cada um sai um resultado. Você vê o que mais te agrada e sempre segue o método escolhido.

Abraço.


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 02:27:23
Nunca tinha ouvido falar do fotografo e da tecnica. Muito legal. Obrigado por compartilhar
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2009, 13:15:02
É interessante passar a fotografar, pensando na revelação. Tem acontecido isso comigo!

Ainda que seja no digital, fotografar é isso! Pensar no resultado. Tem gente que usa digital e, ao tirar o cartão de memória da câmera, a foto tá pronta. É só mandar imprimir e fazer a encadernação.

Vou mais longe, tem gente que nem usa o LCD da câmera. Isso mesmo! Trabalha com ele desligado.

Pena eu não poder citar seu nome aqui. Mas ele é meu amigo e é fotógrafo lá na região de Campinas.
-22.352971,-48.775582


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2009, 08:37:54
Citar
Pelo que entendi das lentes, vou precisar uma pra 35 e outra pra, 6x6? Ou outra pra 6X9?
Sobre o porta negativos, o vendedor me passou que dá pra usar o 35 e o 120, agora vou ter que ver se já vem esse acessório.

Esse ampliador tem o porta negativo com lâminas deslizantes, que adapta-se aos negativos de 35mm e 120, só até o formato 6x6. O 6x7 ou 6x9 não cabem.
abs
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 08:39:51 por Arnaldo Tomazetti »


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2009, 15:12:06
Esse ampliador tem o porta negativo com lâminas deslizantes, que adapta-se aos negativos de 35mm e 120, só até o formato 6x6. O 6x7 ou 6x9 não cabem.
abs

Pois é. E eu até estou pensando em uma 6X9, daí não tem como ampliar nesse ampliador.

Valeu!!

Abraço.
Mauricio Polli


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2009, 15:52:18
Pessoal, aproveitando o post do Polli, to precisando de uma ajuda. Adquiri um Durst M700 recentemente, mas ele esta sem o negative carrier e as mascaras. Alguem teria um desses jogado no quartinho dos fundos e gostaria de doar/vender/emprestrar/trocar???

To cheio de 6x7 em casa e meu ampliador so faz ate 6x6.

abs

Yan
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax



ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2009, 22:56:33
Possuo um Omega D2-XL e realizo ampliações de filme até 6X6.
Acontece comigo também: fotografar pensando na ampliação.

Obede
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2009, 17:31:56
Ainda que seja no digital, fotografar é isso! Pensar no resultado. Tem gente que usa digital e, ao tirar o cartão de memória da câmera, a foto tá pronta. É só mandar imprimir e fazer a encadernação.

Vou mais longe, tem gente que nem usa o LCD da câmera. Isso mesmo! Trabalha com ele desligado.

Pena eu não poder citar seu nome aqui. Mas ele é meu amigo e é fotógrafo lá na região de Campinas.

Pensando nisso esses dias, cheguei a conclusao de que para ter controle TOTAL sobre a foto só fazendo voce mesmo o processo inteiro. Desde a captura ate a ampliacao. No  caso do digital acho o mais complicado, pois depende de muuuitas coisas, começando pela calibragem do monitor e por ai vai...
Se voce mesmo faz todo o processo ate a ampliacao, é voce que controla todas as etapas, podendo atingir o resultado pretendido muito mais facilmente...
"Film is not dead, it just smells funny."



oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2009, 12:43:46
se quizer papel posso ver pra vc...abs