Autor Tópico: Iluminação nas macro fotografias?  (Lida 1864 vezes)

Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 11 de Setembro de 2005, 22:23:29
Olá amigos, estou aqui novamente com mais algumas dúvidas e peço ajuda. Faço uso de uma Fuji S5100 e o flash acoplado a ela não está me atendendo p/ fotografias macro.

Vejo que iluminação é tudo numa fotografia e gostaria que me indicassem um equipamento de iluminação apropriado p/ fazê-las ou me dessem algumas dicas sobre a iluminação artificial que devo fazer uso em minhas macro fotografias. A intenção e fazer uma seção de fotografias em casa com a finalidade de ilustrar um livro e creio que o fundo também deve ser discutido. O tema será o apresentado abaixo.




Desde já, agradeço a todos!!!


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2005, 15:51:38
Nenhuma dica???  

Estive pensando em fazer uso de lâmpadas dicróicas, mas não sei se poderiam dar um bom resultado. Gostaria de saber se alguém já fez uso de uma iluminação como essa?

Estive pesquisando e vi um flash p/ macro fotografias, creio que da marca Cokin, talvez seja uma opção, mas existe a questão do investimento. Alguém poderia me dizer se podem ser adaptados a Fuji S5100 e o seu custo aproximado?

Obrigado!!!   ;)  


Juliano_Ramos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
    • http://
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2005, 20:44:06
Olá Fausto:

  Esta foto é de uma isca de Fly....para pesca ?
############
Juliano Ramos
Nikon
Fotos no Flickr
SulFotoClube
############


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2005, 22:39:23
Pode ser uma pergunta boba, ou não..  :mf_w00t2:

Calibrou o balanço de branco? (WB)

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


epassarin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo e Designer Grafico
    • STUDIO 3 MULTIMIDIA
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2005, 10:12:25
Citar
Pode ser uma pergunta boba, ou não..  :mf_w00t2:

Calibrou o balanço de branco? (WB)

Abraços,
Ate hoje nao sei como se calibra esse tal de WB na minha D70...Como funciona isso...eu nunca calibrei nada, so clico e pronto.
Poderia me falar algo a respeito.

Quanto a questao do post, um flas na parede acho que resolveria seu problema se a parede for realmente branco...digo apontado pra parede...
Studio 3 Multimídia
Emerson Passarin


Fausto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2005, 21:21:37
Olá Juliano!!!
Sim, esta mosca é de fly e pretendo expor uma coleção delas em meu fórum sobre pesca. Será um trabalho de orientação p/ novos mosqueiros e estou estudando as melhores formas de iluminação p/ essas moscas.

Olá Marcos!!!
Cometi o erro de não calibrar o WB. Tenho esta câmera fazem poucos meses e estou aprendendo novas técnicas e principalmente em como calibrar o white balance, isso é essencial. Prometo que estarei fazendo isso em minhas próximas fotografias.

Olá epassarin!!!
Vou providenciar uma iluminação na parede, ela não é da cor branca, é gelo, mas assim mesmo está muito escura e sua dica será usada.


Renan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
    • http://www.flickr.com/photos/renanschmidt/
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2005, 14:14:40
fausto a iluminação de macros pode vir de diversas formas. No seu caso o fundo levemente escuro ajuda a escurecer mais ainda a foto.

Eu quando tiro foto de macro não constumos usar flash pois quase sempre estoura ainda mais da distancia do seu macro. A melhor forma é usar uma luz que incide sobre o objeto, desta forma não causara sombras.

Não neste caso mais a utilização de mesa de iluminação muitas vezes ajuda dependendo do que quer fotografar.

Neste caso que postou vc consegue corrigir o balanço de branco facilmente no PS.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2005, 14:16:01 por Renan »
Nome: Renan Barros Schmidt
Cidade: Porto Alegre - RS
Equipamento: Lumix Fz20
Lente:36-432mm IS
Cartão: 512Mb Scan Disk
Pagina: Flickr /renanschmidt/