Autor Tópico: Minha nova paixão  (Lida 4649 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2009, 10:46:03
Por mim só direi que sou fã de uma determinada marca depois que experimentar a todas, como isso será impossível, nunca me direi Rollista, Minoltista ou Hassista. E se um dia me virem dizer algo desse tipo, me sacudam, puxem minha orelha.


Mas Guto, entendo a manifestação do Rogério, porque você disse que "melhor que Zuiko só Zeiss e Leica. Nikon e Canon nem se comparam". Isso não se faz!  >:(, eu tenho uma Contaflex aqui, com objetiva Zeiss Ikon, que está longe de produzir imagens como a sua Zuiko, na OM-1.


Das máquinas SLR analógicas que eu tenho atualmente e que posso contar nos dedos pois não são muitas, a OM-1 é a melhor. Das lentes, posso comparar com algumas manuais da Canon e Nikon que tenho. As Zuiko são, sem dúvidas, as mais bem construídas.
Digo isso a grosso modo pois só posso comparar com os equipamentos que tenho e pelo que leio sobre o assunto na net. Mas falar da qualidade das lentes Zuiko é chover no molhado. Qualquer fotógrafo que se interessa um pouco pelo assunto sabe disso, já leu ou já ouviu falar da fama dessas pequenas notáveis.

Quanto a produzir ou não imagens boas isso não é somente responsabilidade das lentes e nem das câmeras. As imagens feitas com a Pinhole não me deixam mentir. Nem lentes aquelas 'caixinhas' tem e as fotografias são ótimas. Certamente o fotógrafo é ótimo também e sabe usá-la para tirar proveito disso.

Elmo, gosto muito da sua visão romântica da fotografia analógica. Volto a comentar que adoro máquinas analógicas e gosto especialmente das fotografias feitas com filme mas valorizo muito mais o fotógrafo em detrimento do equipamento usado.

Considere então minha opinião sobre a Olympus como sendo totalmente passional e tente levar minhas opiniões pelo lado mais romântico da coisa também. Na verdade, a gente fotografa com umas câmeras que já passaram da época. Algumas são um verdadeiro 'cangaço' mas a gente tá lá, insistindo com a bichinha. As lentes tem uma sujeirinha aqui outra ali e algumas até com fungos mas para nós, apaixonados, elas são as melhores. O fotômetro muitas vezes é no olhômetro mas a gente fica feliz da vida quando conseguimos fotos bonitas. Compramos filmes que são caros e limitados em quantidade sendo que simplesmente poderíamos fazer várias fotos com uma digital por um custo bem menor. Porque será?
Tudo isso é movido pela paixão.  :wub: (Preste atenção no título desse tópico aberto pelo Ivan)

E vamos que vamos...
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 10:52:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #16 Online: 12 de Maio de 2009, 11:56:55
Linda câmera! E essa lente deve ter um desfoque lindo!

Notei que ela tem uma janela em frente ao viewfinder... Seria algum recurso pra ajudar na fotometria?

A Pentax MX também tem isso. No caso da MX, é uma gambiarra para se enxergar o anel de aberturas da câmera. Através dessa janela, cabe justamente a inscrição da abertura selecionada na objetiva.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #17 Online: 12 de Maio de 2009, 13:12:33
Essa Minolta é a cara da F1! Linda, parabens!

Abraços


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 12 de Maio de 2009, 14:32:25
Ivan, tenho essas que você citou.
Meu set de lentes Zuiko (por enquanto):
28mm f/2.8
50mm f/1.4
50mm f/1.8
50mm f/3.5 macro
135mm f/3.5
200mm f/4.0
Custei achar essas lentes do jeito que eu queria e dificilmente irei me desfazer delas. Gostaria de ter uma 100mm 2.8 e uma zoom pela versatilidade. Ainda estão nos meus planos.
Em se tratando de lentes manuais, na minha opinião, melhor que Zuiko só Zeiss e Leica. Nikon e Canon nem se comparam. Se pesquisar na net verá que as opiniões são unânimes.
Mas isso assunto para outro tópico.
Abs



Maneiro o seu set de lentes!
Eu não tenho muita experiência com a ótica Zuiko, mas gosto muito de ler a respeito, e quando disseram que nossa opinião é mais "passional", eu concordo. Eu me descrevo como Minolteiro fanático, minha mãe era Minolteira desde adolescente, ai já sabe ne? rsrs

Voltando ao assunto lentes, eu acho que cada marca tem uma filosofia, uma característica... pelo que eu vejo, as Zuikos são excelentes nas grande-angulares, pareo pra Zeiss por exemplo, a Minolta já tem uma filosofia parecida com a Leica, ambas as marcas geram resultados muito parecidos (mais voltado para o bokeh) enquanto Zeiss o forte é a resolução, e um bokeh não tão bom quanto a Minolta ou Leica. (claro que isso não serve de regra)

esse texto aqui fala bastante da filosofia da Minolta, Leica e Zeiss:

http://www.dyxum.com/columns/dPhotoworld/Historical_perspective_Minolta_lens_design_philosophy.asp



 
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 12 de Maio de 2009, 17:42:05
Vou fazer um comentário meio off-topic. Eu tenho percebido algo no ar. Estamos presenciando iniciativas voltadas para a sustentabilidade; a própria crise dos subprimes está servindo para que as pessoas mudem a sua relação com o capitalismo. Depois de praticamente 3 décadas de consumo, com produtos maquiados como novidade a cada semestre, voltamos a desejar consumir produtos que durem. Não queremos que, na próxima crise, o nosso carro nos deixe na mão ou a conta de luz da nossa casa vá às alturas.

Produtos orgânicos e edifícios sustentáveis podem custar mais caro, mas já se mostram como alternativas atraentes para quem busca uma solução de longo prazo. Eu estou por fora das inovações no mundo das câmeras fotográficas. A minha K100d só vai ser trocada quando parar de vez, mesmo com alguns dead pixels que são até descartados pelos conversores raw. As minhas câmeras de filme parecem mais atraentes do que há alguns anos atrás.

A fabricação e o processamento de filmes pode ser poluente, mas seria mais poluente do que a fabricação de milhões de câmeras compactas e reflex na China? Além disso, podemos tomar algumas medidas para não descartarmos químicos nos rios. Eu mesmo tenho estocado químicos velhos em garrafas pet para um dia neutralizá-los (ainda não sei como) ou encaminhar a alguma instituição responsável pelo descarte desses produtos.

Agora é o momento de produzirmos menos novidades e refletirmos sobre tudo o que foi produzido nos últimos 30 anos. É a era da reciclagem, sem que isso implique em ser bicho-grilo ou provoque frustrações por não estarmos consumindo tanto.

 
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 17:42:51 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Maio de 2009, 18:52:52
Vou fazer um comentário meio off-topic. Eu tenho percebido algo no ar. Estamos presenciando iniciativas voltadas para a sustentabilidade; a própria crise dos subprimes está servindo para que as pessoas mudem a sua relação com o capitalismo. Depois de praticamente 3 décadas de consumo, com produtos maquiados como novidade a cada semestre, voltamos a desejar consumir produtos que durem. Não queremos que, na próxima crise, o nosso carro nos deixe na mão ou a conta de luz da nossa casa vá às alturas.

Produtos orgânicos e edifícios sustentáveis podem custar mais caro, mas já se mostram como alternativas atraentes para quem busca uma solução de longo prazo. Eu estou por fora das inovações no mundo das câmeras fotográficas. A minha K100d só vai ser trocada quando parar de vez, mesmo com alguns dead pixels que são até descartados pelos conversores raw. As minhas câmeras de filme parecem mais atraentes do que há alguns anos atrás.

A fabricação e o processamento de filmes pode ser poluente, mas seria mais poluente do que a fabricação de milhões de câmeras compactas e reflex na China? Além disso, podemos tomar algumas medidas para não descartarmos químicos nos rios. Eu mesmo tenho estocado químicos velhos em garrafas pet para um dia neutralizá-los (ainda não sei como) ou encaminhar a alguma instituição responsável pelo descarte desses produtos.

Agora é o momento de produzirmos menos novidades e refletirmos sobre tudo o que foi produzido nos últimos 30 anos. É a era da reciclagem, sem que isso implique em ser bicho-grilo ou provoque frustrações por não estarmos consumindo tanto.

 

:clap: :clap: :clap:
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 12 de Maio de 2009, 20:46:10
(...)Além disso, podemos tomar algumas medidas para não descartarmos químicos nos rios. Eu mesmo tenho estocado químicos velhos em garrafas pet para um dia neutralizá-los (ainda não sei como) ou encaminhar a alguma instituição responsável pelo descarte desses produtos.

No laboratório que trabalho vai uma empresa +/- de 15 em 15 dias recolher os galões com químico. Compram por R$10 o galão.
(desculpem desviar o assunto do tópico  :assobi:)

Minha única experiência com analógico é com a cinquentinha f/1.4 que comprei recentemente. Estou adorando ela  :wub:
A Pentax tem um sistema bem interessante para utilizar as lentes mecânicas  :ok:


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #22 Online: 12 de Maio de 2009, 21:45:27
Em breve quero desfrutar desse sistema! :D
A Pentax tem um sistema bem interessante para utilizar as lentes mecânicas  :ok:


jorjão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2009, 10:10:48
UAU!! :D QUE COISA LINDA HEIM....CONSIDERO UMA BELA AQUISIÇÃO..BOA SORTE!!!