Autor Tópico: Minha nova paixão  (Lida 4607 vezes)

Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Maio de 2009, 23:09:07
Galera, aproveitei que uma amiga minha tido ido a NY, e comprei de um cara de um forum la uma Minolta XE7 por uma pechincha de 150 dolares, e pedi pra ela trazer. Como já estava muito barato, ainda mais com uma 100mm 2.5, eu comprei sem medo...

Qnd minha amiga chegou eu não acreditei, a câmera parecia que tinha saído da loja, isso se tratando de uma câmera fabricada em meados de 1974/75!

Um pouco sobre ela:

"1974 Minolta XE-1/XE-7 35mm SLR Camera

Minolta’s first 35mm auto-exposure SLR camera with fixed pentaprism. It has aperture priority auto only. Editor’s notes: this camera was developed jointly with Leitz, and uses the Copal-Leitz electronic shutter. The chassis, shutter and many parts of the XE-1 formed the basis for the Leica R3, the first auto exposure Leica reflex and successor to the manual Leicaflex SL2 (it was no longer called Leicaflex, just Leica, as the ‘R’ indicated reflex). The XE-1 is regarded as one of the best engineered SLRs ever made. It had a polycarbonate prism top housing. This can be removed easily giving access to calibration screws for the CdS TTL metering."

A câmera é um espetáculo, o shutter é hiper silencioso e o avanço do filme é super macio... simplesmente humilha as minhas Olympus OM1 e OM2
Ta certo que as Olympus são mais compactas, mas a qualidade da Minolta e a qualidade das objetivas Rokkor, não são pareo pra nenhuma outra fabricante.

segue umas fotos q fiz rapidamente aqui só com a luz do abajur e da tela do computador rsrs









Ela ainda veio com um Tmax carregado... vamos ver o resultado  :)



« Última modificação: 11 de Maio de 2009, 23:10:00 por Ivan Lee »
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2009, 00:06:44
Parabéns pela cam. Novinha mesmo.

Quer vender sua OM-1?  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:
OM-2 não. Somente a OM-1 com algumas lentes Zuiko que vc tiver.  ;)
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 00:14:18 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2009, 00:17:19
Parabéns pela cam. Novinha mesmo.

Quer vender sua OM-1?  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:
OM-2 não. Somente a OM-1 com algumas lentes Zuiko que vc tiver.  ;)

ai ai não me tenta...rsrsrs

Preciso pensar um pouco...  :ok:

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2009, 00:24:50
Linda câmera! E essa lente deve ter um desfoque lindo!

Notei que ela tem uma janela em frente ao viewfinder... Seria algum recurso pra ajudar na fotometria?

Mas eu não sei porque vcs querem tanto SLR silenciosa.  :assobi:
Eu adoro o som dos obturadores e do espelho das SLR mecânicas. Costumava disparar a KX em 1/8 só porque gostava do som que fazia. Parecia música hehe.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 00:25:30
ai ai não me tenta...rsrsrs

Preciso pensar um pouco...  :ok:


Hehehehehe. Na verdade já tenho dois corpos da OM-1 mas como um homem apaixonado faz muita besteira na vida, não descarto a possibilidade de comprar outro corpo se tiver novinho.
Quanto às lentes, aí sim...se for vender alguma que complete meu set, ficarei feliz!  :D

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2009, 00:38:12
Hehehehehe. Na verdade já tenho dois corpos da OM-1 mas como um homem apaixonado faz muita besteira na vida, não descarto a possibilidade de comprar outro corpo se tiver novinho.
Quanto às lentes, aí sim...se for vender alguma que complete meu set, ficarei feliz!  :D

Abs

A minha OM1 ta legal, comprei ela bem velhinha e suja e mandei pra uma limpeza, e ficou legalzinha... agora as duas 50 1.4 q eu tenho estão sujinhas, tenho uma 28 2.8 q ta legal...

A OM2 eu comprei no Ebay por 48 dolares, ta super nova...

Se vc tivesse alguma meia-tele Zuiko eu me interessava  :) ou uma Zuiko 50 1.4 em bom estado (limpa), pq não tive sorte com essas duas.
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2009, 00:39:18
Linda câmera! E essa lente deve ter um desfoque lindo!

Notei que ela tem uma janela em frente ao viewfinder... Seria algum recurso pra ajudar na fotometria?

Mas eu não sei porque vcs querem tanto SLR silenciosa.  :assobi:
Eu adoro o som dos obturadores e do espelho das SLR mecânicas. Costumava disparar a KX em 1/8 só porque gostava do som que fazia. Parecia música hehe.

Boa pergunta, eu não sei rsrs

Vou até dar uma procurada a respeito!
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2009, 00:45:47
Aqui está: "Ilumination window for viewing the shutter speed through the viewfinder"

http://www.geocities.com/mikkonis/xefeatur.html

Mais sobre o shutter:

"The XE's shutter is developed exclusively for it and Leica R3 as a co-operation between Leitz and Copal from Japan, with Minolta adding the experience it gained in designing the shutter of XM. It is called Copal-Leitz (CLS) shutter, and unlike the XM's shutter, which is horizontally moving metal blade shutter made of titanium, it is vertically moving metal focal-plane shutter with six curtain blades. It is one of the quietest and most precisely working shutters ever made in 35mm SLR - the Modern Photography called it "far quieter and jar-free than any [similar] shutter used by anyone else"
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2009, 06:09:20
Mas eu não sei porque vcs querem tanto SLR silenciosa.  :assobi:
Eu adoro o som dos obturadores e do espelho das SLR mecânicas. Costumava disparar a KX em 1/8 só porque gostava do som que fazia. Parecia música hehe.

Eu concordo contigo, Rogério. SLR tem que ser barulhenta. A FM-10 dá um som que é uma maravilha.

Ivan, parabéns pelo brinquedo novo. Tá finíssima. Mas cuidado, a XE tem um problema sério na alavanca de avanço do filme, trava fácil. Mas é só ir com carinho... :wub:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2009, 06:52:00
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2009, 08:05:16
MINOLTA - Machinery and INstruments OpticaL by TAshima
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2009, 08:45:50
A minha OM1 ta legal, comprei ela bem velhinha e suja e mandei pra uma limpeza, e ficou legalzinha... agora as duas 50 1.4 q eu tenho estão sujinhas, tenho uma 28 2.8 q ta legal...

A OM2 eu comprei no Ebay por 48 dolares, ta super nova...

Se vc tivesse alguma meia-tele Zuiko eu me interessava  :) ou uma Zuiko 50 1.4 em bom estado (limpa), pq não tive sorte com essas duas.
Ivan, tenho essas que você citou.
Meu set de lentes Zuiko (por enquanto):
28mm f/2.8
50mm f/1.4
50mm f/1.8
50mm f/3.5 macro
135mm f/3.5
200mm f/4.0
Custei achar essas lentes do jeito que eu queria e dificilmente irei me desfazer delas. Gostaria de ter uma 100mm 2.8 e uma zoom pela versatilidade. Ainda estão nos meus planos.
Em se tratando de lentes manuais, na minha opinião, melhor que Zuiko só Zeiss e Leica. Nikon e Canon nem se comparam. Se pesquisar na net verá que as opiniões são unânimes.
Mas isso assunto para outro tópico.
Abs

« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 08:49:00 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2009, 08:52:26
Em se tratando de lentes manuais, na minha opinião, melhor que Zuiko só Zeiss e Leica. Se pesquisar na net, verá que as opiniões são unânimes.
Mas isso assunto para outro tópico.
Abs

Ôpa! Vamo parando com isso que nos analógicos não é lugar pra  :fight: de marcas. Alé pinhole aqui tá fazendo bonito!  :clap:

Sugiro que abram um tópico e postem as fotos feitas com suas lentes e a gente mesmo avalia o produto enquanto curte os belos tons dos filmes.  :wub:

Assim a disputa vale à pena!! hehehe  :D
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2009, 09:27:05
Ôpa! Vamo parando com isso que nos analógicos não é lugar pra  :fight: de marcas. Alé pinhole aqui tá fazendo bonito!  :clap:

Sugiro que abram um tópico e postem as fotos feitas com suas lentes e a gente mesmo avalia o produto enquanto curte os belos tons dos filmes.  :wub:

Assim a disputa vale à pena!! hehehe  :D
Rogério, quem está brigando aqui? hehehe.
Não quero poleminzar.  :ok:
Assim como existem os apaixonados pelas Rolleiflex, Minolta, Pentax (:assobi:), Leicas e afins, também existem os felizes proprietários das Olympus OM-1 com suas lentes Zuiko. Na verdade é uma questão de afinidade mesmo pois em relação à qualidade, a maioria dessas máquinas analógicas e lentes manuais antigas são todas bem construídas e oferecem uma qualidade até bem maior que as atuais lentes de foco automático. Nós que gostamos das antigas, somos privilegiados. Podemos ter qualidade a um custo mais baixo.
Quando falo da Olympus e Zuiko é por conhecimento de causa pois tenho outras lentes de outras marcas também mas considero as Zuiko um patamar acima. Logicamente, é uma opinião pessoal e não deixa de ser passional.

Não há disputas. Cada um tem uma preferência por determinado equipamento e sabendo fotografar, essas diferenças ficam quase imperceptíveis. Quando vejo uma foto bonita, a última coisa que me passa pela cabeça é com qual equipamento o cara usou. Dou todos os créditos para o fotógrafo.

Mas você tem razão. Aqui não é lugar de discutir isso. Até porque, ninguém vai encontrar essas preciosidades mais em lojas para comprar...rs. Somos apaixonados por fotografia, por máquinas mecânicas e filmes e isso é o que interessa. Quando um colega mostra uma relíquia como essa Minolta aí, temos mais é que bater palmas.

Grande abraço  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2009, 09:58:15
Eu novamente concordo com o Rogério e como bem começou a dizer o Guto, afinidade nada tem a ver com qualidade. Portanto, quem aqui disser que uma ou outra câmera ou objetiva é melhor que outra, está fazendo uma heresia frente à essência dessa sala.

Tenho nas analógicas o mesmo pensamento que tenho a respeito aos meus cachimbos, uns são mais agradáveis que outros pelo toque ou no seu todo, de acordo com o prazer quase inefável que eles me oferecem.

Não posso, dessa forma, dizer que prefiro minha Rollei que minha Kinax, pois isso depende. Evidentemente nunca compararei a definição das imagens obtidas entre elas, e cada uma tem sua hora de me dar prazer. Na verdade elas estão ali para somente me servir, são minhas prostitutas que consomem meu parco dinheirinho. Cada uma me dando um prazer diferente.  :D

Por mim só direi que sou fã de uma determinada marca depois que experimentar a todas, como isso será impossível, nunca me direi Rollista, Minoltista ou Hassista. E se um dia me virem dizer algo desse tipo, me sacudam, puxem minha orelha.

Mas Guto, entendo a manifestação do Rogério, porque você disse que "melhor que Zuiko só Zeiss e Leica. Nikon e Canon nem se comparam". Isso não se faz!  >:(, eu tenho uma Contaflex aqui, com objetiva Zeiss Ikon, que está longe de produzir imagens como a sua Zuiko, na OM-1.