Autor Tópico: Compensação EV x ISO  (Lida 5240 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 12 de Maio de 2009, 13:32:37
Pessoal, pelo que sei o aumento do ISO faz com que o sensor receba um dopping de corrente para capturar a imagem com pouca luz, o que vai produzir ruído por interferência magnética entre os pixels quanto maior for a dopagem (ISO maaaiss altos)

E na compensação EV? O que acontece? Quando se coloca +3EV o sensor é dopado também?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2009, 13:34:51
Depende da configuração utilizada..... Em Manual não...
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2009, 13:53:39
Depende da configuração utilizada..... Em Manual não...

Não entendí, Guto. Manual referente a exposição? tipo diafragma/obturador? Porque em qualquer configuração pode se alterar a compensação da exposição para mais ou menos.  :ponder:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2009, 14:00:49
wdantas,

Interessante a sua pergunta. Eu acho que são coisas diferentes. Quando se compensa (EV) eu acredito que apenas muda o tempo que o sensor fica exposto ou também a abertura da lente para diminuir ou aumentar a incidencia de luz sobre o sensor.

No ISO eu nem imagino o que ocorre fisicamente....de filme são películas mais sensíveis a luz.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2009, 14:11:15
Não entendí, Guto. Manual referente a exposição? tipo diafragma/obturador? Porque em qualquer configuração pode se alterar a compensação da exposição para mais ou menos.  :ponder:
Dantas, depende do equipamento utilizado e das configurações. Se você estiver em total automático e "pedir" -3ev de compensação, a máquina que vai decidir o que fazer de acordo com o que foi programada: Mexe na abertura, mexe na velocidade ou altera o ISO.
Se você estiver no manual e quiser alterar o EV em 3 pontos, a decisão sobre o que vai mexer é sua. Portanto se você não alterar o ISO o ruído não será modificado. Existem outyros fatores envolvidos, mas a grosso modo é isso.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2009, 14:12:21
wdantas,

Interessante a sua pergunta. Eu acho que são coisas diferentes. Quando se compensa (EV) eu acredito que apenas muda o tempo que o sensor fica exposto ou também a abertura da lente para diminuir ou aumentar a incidencia de luz sobre o sensor.

No ISO eu nem imagino o que ocorre fisicamente....de filme são películas mais sensíveis a luz.

Pois é. Alteração do tempo, da abertura ou do dopping no sensor? Nos dois primeiros casos, se o ajuste for manual, como fica? Se for automático, então não é o expecificado no exif. Nesse caso, 5.6 +3EV = ?? Ou 1/250 +3EV = ??

Na película é mais fácil. Ou ajusta de acordo com o filme colocado, ou dá uma "puxada" e compensa na revelação.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2009, 14:15:03
Dantas, depende do equipamento utilizado e das configurações. Se você estiver em total automático e "pedir" -3ev de compensação, a máquina que vai decidir o que fazer de acordo com o que foi programada: Mexe na abertura, mexe na velocidade ou altera o ISO.
Se você estiver no manual e quiser alterar o EV em 3 pontos, a decisão sobre o que vai mexer é sua. Portanto se você não alterar o ISO o ruído não será modificado. Existem outyros fatores envolvidos, mas a grosso modo é isso.

É o que acabei de colocar acima pro Leandro.
Automático, o que se deve ler em relação a abertura e velocidade?
Se manual, o que acontece? Esta é a grande questão, rsrs
Veja bem que as variáveis são apenas 3
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 14:16:22 por wdantas »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2009, 14:18:50
As aberturas, exposições e EVs são hipotéticos, mas eu acredito que:

No modo de prioridade de abertura você define f/2.8, e a câmera vai puxar +3EV prolongando a exposição;
No modo de prioridade de exposição você define 1/250, e a câmera vai puxar +3EV usando uma abertura maior;
No modo manual você mesmo decide o que deseja alterar, se é o ISO, a abertura ou a exposição, e fotometra para a direita;
Em raw você pode puxar a exposição como faria na revelação de um filme (só que o sensor digital é mais sensível a recuperações de sombras que a película);
No automático eu não sei, mas acho que a câmera mudaria o que for mais adequado. Se ela for inteligente, consegue detectar que a sua velocidade de exposição já está no limite para se conseguir uma foto sem tremores, então aumenta a abertura ou ISO no lugar pra não piorar a situação.
« Última modificação: 12 de Maio de 2009, 14:23:03 por Bucephalus »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 12 de Maio de 2009, 14:25:30
As aberturas, exposições e EVs são hipotéticos, mas eu acredito que:

No modo de prioridade de abertura você define f/2.8, e a câmera vai puxar +3EV prolongando a exposição;
No modo de prioridade de exposição você define 1/250, e a câmera vai puxar +3EV usando uma abertura maior;
No modo manual você mesmo decide o que deseja alterar, se é o ISO, a abertura ou a exposição, e fotometra para a direita;
Em raw você pode puxar a exposição como faria na revelação de um filme (só que o sensor digital é mais sensível a recuperações de sombras que a película);
No automático eu não sei, mas acho que ele mudaria o que for mais adequado...

Veja, que deveremos expecificar numa foto:
Caso 1 - f/2.8 não é f/2.8 e sim a nova abertura f/2.8+3EV = f/
Caso 2 - 1/250 não é 1/250 e sim a nova velocidade 1/250+3EV = 1/
NO MANUAL O BICHO PEGA
Porque há alteração na exposição e no entanto, vc colocou o que queria ISO, velocidade e abertura. Daí, onde foi mexer a eletrônica?

AUTO é como saboneteira, a cam resolve onde vai mexer mesmo


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Maio de 2009, 14:47:28
Então você quer saber o valor de um EV, é isso? Tem aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Exposure_value#EV_as_an_indicator_of_camera_settings

No manual eu acho que não vai existir nenhuma alteração por parte da máquina, quem faz a compensação é você.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2009, 15:43:43
Então você quer saber o valor de um EV, é isso? Tem aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Exposure_value#EV_as_an_indicator_of_camera_settings

No manual eu acho que não vai existir nenhuma alteração por parte da máquina, quem faz a compensação é você.

Cara, marquei touca neste post  :D
Fui pra prática
Bati duas fotos em manual com a D300, uma zerando o fotometro e outra com +5EV = a mesma exposição

Bati duas com prioridade de abertura, primeira 1/125s f/1.8. O outra com +5EV foi automaticamente para 1/4s f/1.8 e estourou, claro.

Valeu, pessoal.
Abraço a todos



blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2009, 19:06:54
Na minha visão, alterar o EV altera somente o valor de referência do fotômetro.



Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2009, 19:41:48
Na minha visão, alterar o EV altera somente o valor de referência do fotômetro.

Se não me engano é isso mesmo, o EV da digital só mexe no valor do fotometro, ai dependendo da configuração ela calcula abertura, velocidade e ISO.

Quando vc tira uma foto com EV +3 ela vai fingir que tem 3x menos luz na foto e vai bater a foto como se fosse uma cena mais escura. Saindo assim a foto mais clara.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2009, 20:08:28
Uma pergunta. Compensação EV funciona no modo total automático da câmera?


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2009, 09:51:15
Acho que depende da câmera, mas mas geralmente na camerazinha verde ele colocam um um modo totalmente userproof então talvez o EV não funcione.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.