Autor Tópico: Compensação EV x ISO  (Lida 5249 vezes)

charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2009, 08:32:37
Ta, tudo bem, mas se a 1a. cena sai escura ou você queria mais clara, como exemplo, porque nao alterar o tempo e nao o EV?

Claro que sou um mero fotografo AMADOR, mas até hoje não entendi bem a utilidade do EV, uma vez que temos o controle de ISO, velocidade e abertura, ainda mais na digital que podemos ver a foto logo após ser captada e analisar se precisamos ou nao alterar alguma configuração para que saia como desejamos.

E para mim tem outro problema, deixar a máquina decidir, neste caso, para 1/4s pode trazer consequencias meio desastrosas pra foto, DOF zero e possivel foto tremida, se tirada na mão. Não seria mais fácil aumentar o ISO? Ok, dai poderia ter ruido.....   É, tudo lei de compensação......

Sei lá. Estou meio filosofando ......

Charles



Cara, marquei touca neste post  :D
Fui pra prática
Bati duas fotos em manual com a D300, uma zerando o fotometro e outra com +5EV = a mesma exposição

Bati duas com prioridade de abertura, primeira 1/125s f/1.8. O outra com +5EV foi automaticamente para 1/4s f/1.8 e estourou, claro.

Valeu, pessoal.
Abraço a todos


Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2009, 09:19:39
Ta, tudo bem, mas se a 1a. cena sai escura ou você queria mais clara, como exemplo, porque nao alterar o tempo e nao o EV?

Claro que sou um mero fotografo AMADOR, mas até hoje não entendi bem a utilidade do EV, uma vez que temos o controle de ISO, velocidade e abertura, ainda mais na digital que podemos ver a foto logo após ser captada e analisar se precisamos ou nao alterar alguma configuração para que saia como desejamos.

O EV é utilizado p/ quanto estamos utilizando os modos automáticos da câmera. Nesses modos vc não tem controle sobre a fotometria, e mesmo que vc coloque em prioridade de velocidade, quando vc diminuir a velocidade a câmera fechara o diafragma p/ manter a mesma quantidade de luz.
O único modo de vc dizer a câmera que quer mais luz é o EV.


E para mim tem outro problema, deixar a máquina decidir, neste caso, para 1/4s pode trazer consequencias meio desastrosas pra foto, DOF zero e possivel foto tremida, se tirada na mão. Não seria mais fácil aumentar o ISO? Ok, dai poderia ter ruido.....   É, tudo lei de compensação......
Sei lá. Estou meio filosofando ......
Charles

Nesse caso não adiantaria se estivesse no automático, pois vc aumentaria o ISO e a câmera, novamente p/ manter a quantidade de luz, aumentaria a velocidade ou fecharia o diafragma, o EV continua sendo o único modo de "dizer" a câmera o quanto de luz vc quer a mais ou a menos do que ela acha o ideal.

[]'s
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 09:20:33 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2009, 08:33:02
Eu nunca conseguia compreender a compensação de exposição.  Descobri que isto ocorri por que sempre ficava com a máquina na configuração manual.

Vou tentar explicar:  a clássica cena da Neve.
  1o) quando sua máquina está em algum modo automático (qualquer que seja, prioridade de abertura, velocidade, total) a máquina irá regurlar as configurações de ISO, Abetura e Velocidade para que, junto com a luz refletida, o resultado seja um EV=0.  Mas sabemos, tanto pela teoria quanto pela prática, que, uma vez que a neve reflete muita luz (e sua fotometria está ocorrendo nela) a imagem sairá "subexposta".
      Sabendo que isto ocorrerá, é o momento de usar a compensação de exposição.  Você informa à máquina que ela deverá compensar a configuração em +1 ou +2 ponto. Pontanto, se a máquina estiver com prioridade de velocidade, ela irá alterar a abertura em +1 ou +2 pontos.  Ação equivalente na prioridade de abertura ou total.

  2o) quando a máquina está configurada em Manual, você mesmo faz esta compensação, ou seja, encontra o EV=0 e depois altera a abertura ou velocidade ou iso para incrementar +1 ou +2 pontos na exposição.


  Portanto, fazer compensação de EV impacta diretamente na quantidade de ruido de maneria diferente da forma como o ISO faz.  O ISO impacta na quantidade do ruido devido a carga elétrica.  A alteração do EV impacta por que a exposição sai do ideal.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2009, 11:48:27
Na minha visão, alterar o EV altera somente o valor de referência do fotômetro.

Pra mim a resposta mais simples e correta foi essa apesar do termo "alterar o EV" estar mal utilizado ( o valor EV é uma medida de exposição ).

A COMPENSAÇÃO DO FOTÔMETRO, que geralmente é apresentada em valores de +EV ou -EV ( ex.: -1EV , +2EV ) muda só a referência do fotômetro mesmo. É como se seu fotômetro estivesse descalibrado propositalmente.

Como vai ficar em modo automático depende do programa da câmera. Se esse modo permite a alteração automática do ISO a cam pode fazê-lo pra atingir a exposição calculada pelo fotômetro com nova referência.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2009, 12:43:47
Dá uma olhadinha nesse link, talvez ajude.
http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais.htm


Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Maio de 2009, 16:13:01
Dá uma olhadinha nesse link, talvez ajude.
http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais.htm

Valeu! To lendo agora mesmo.