Autor Tópico: Cabeça cheia de ruídos  (Lida 8341 vezes)

Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Dezembro de 2004, 01:08:26
Kara, esse lance de ruído te deixa encanado mesmo, digo isso por que estou super a fim de comprar uma S5100 e vejo muitas controvérsias sobre ela. Só não comprei ainda por causa dessa dúvida que está me deixando louco.
O Ivan e outros, por exemplo, são a favor da mq. Outros por sua vez acham que ela ainda tem muito ruído e que isso atrapalha.
O que sei é que a S5100 gera menos ruído do que a S5000, só não sei o quanto. E como é uma máquina lançada há pouco tempo é difícil encontrar usuários dela para fazer comentários.
Estou entre a S5100 e a Panasonic Fz10. Uma vez que o que interessa é o Zoom, e o preço é claro.
Algumas coisas que levei em consideração:
S5100 .....formato RAW
FZ10........estabilizador de imagem (acho que isso, pra mim, vai fazer falta)
S5100.....já vem com o adaptador de lentes
Fz10.......A lente LEICA que é muuuuuito boa
S5100....Pilhas recarregáveis (fica mais barato pra ter sobressalentes do que  comprar outra bateria pra Fz10)
Fz10......Macro de 5cm contra 10 cm da outra.

Confesso que estou apaixonado pela aparência da S5100, acho a FZ10 mais 'feinha'. Mas estou com a pulga atrás da orelha com esse lance de ruído. Não sei qual das duas apresentaria um produto final melhor.
Eu sei que esse é um asunto bem batido mas o q acontece é que ainda não consegui coletar dados suficientes para a minha decisão.
Se alguém quiser opinar sobre minha dúvida, acho que iria ajudar bastante.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 01:15:08 por Alexandre »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2004, 09:42:57
Cara nem dá para comparar a FZ10 com a S5100, na categoria Ultra Zoom a S5XXX é o equipamento de pior performance ótica e de pior qualidade de CCD (Na 5100 isso melhorou, mas de forma insuficiente para acompanhar as concorrentes).
As de CCD Sony apresentam menos ruido, A Panasonic (que usa CCD próprio) é um equipamento que apesar de ter um pouco mais de ruído que as concorrentes de CCD Sony, tem uma ótica realmente invejável.
Na fator qualidade quando se hierarquisa qualidade de imagem como fator principal de decisão Panasonic e Minolta dominam a catagoria Ultra Zoom com folga enquanto a Fuji é a pior colocada.
A Fuji só ganha quando relacionada com o fator preço. Ai sim ela tem alguma vantagem.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 16:07:02 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


bruno_kiau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2004, 15:28:21
Leo Terra, então vc não indicaria uma Fuji S5100? Esse sensor 1/2.7 é muito pequeno para 4MP? Considerando o preço/qualidade não seria o melhor custo/benefício?
Bruno Araujo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2004, 16:05:01
Sem dúvida ele é pequeno para 4MP, apesar das demais companias tbm estarem usando sensores deste tamanho para 4MP, O interessante é que o CCD da Fuji é o pior em termos de ruído, posto que anteriormente era ocupado pela Panasonic, mas que hoje não se observa mais níveis de ruído tão elevados nas Panasonic.
Fora a ótica que nas Fuji deixa bastante a desejar. ;)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 16:08:27 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:28:54
Alguém ai tem coragem e conhecimento para contrariar o Leonardo.

PelamordeDeus!

 


bruno_kiau

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:31:27
Putz... Tava querendo pegar uma S5100 mas com o Leonardo falando isso... Pegar outra super zoom que não a fuji acho meio difícil por causa do $$.
Bruno Araujo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:46:44
Citar
Alguém ai tem coragem e conhecimento para contrariar o Leonardo.

PelamordeDeus!
Hehehhe Pq Coragem?
Se tiver conhecimento já é o suficiente. :)

Sei que ando meio estressado ultimamente mas o fórum ainda é o que me alegra heheheh Trabalho é fogo, desculpe se fui grosseiro com alguém. :)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 18:48:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2004, 18:56:14
bruno_kiau, eu também estou na pilha pra pegar a S5100, e o Leo tb está me desanimando.  Ainda mais que a minha grana não ta dando pra ir além dela (nem espremendo).
Será que ela seria realmente um má escolha?

Gostaria de ver mais opinioes sobre o assunto.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2004, 19:02:53
Alexandre ela seria uma boa escolha se o maior peso de sua árvore de decisão fosse custo.
Tudo depende do que vc mais valoriza, se você valoriza muito a qualidade de imagem vc acaba caindo em outras câmeras, da mesma categoria, se vc valoriza mais o preço você acaba caindo na S5100, é tudo uma questão do que pesa mais na sua decisão, preço ou qualidade de imagem?
Ambas podem te atender, uma com menor custo mas pior qualidade, a outra com maior custo ou maior qualidade, isso é muito pessoal :)
Vc tem que escolher o que pretende valorizar, é lógico que a S5100 vai te atender como UZ, mas você nunca poderá comparar os resultados dela com os de uma Panasonic por exemplo, porém o dono da Panasonic nunca poderá dizer que pagou o que vc pagou da câmera. Infelizmente são raros os casos onde qualidade e preço andam juntos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2004, 19:26:59
Olha, Alexandre, não é preciso coragem para contestar o Leonardo. Às vezes é preciso dedicação somente, e isso pode faltar, pois, no nível normal de interesse não se vai levar cada discussão ao extremo.

Há também algo que nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais claro para mim: que tanto faz qual câmera os demais escolhem. Isso não é da minha conta, e cada um deve julgar por suas próprias idéias. Cada um terá aquilo que julgou melhor, e isso não me afeta. Não me cabe defender câmeras, mas simplesmente usá-las.

Não concordo com o Leonardo quanto aos méritos excepcionais das Minolta, que são muito criticadas por aberrações cromáticas por exemplo, na faixa das superzoons. Concordo com a liderança das Panasonic em imagem em JPEG, sem dúvida. Mas não me apetece discutir isso, pois não ganho dinheiro da Minolta, da Fuji, da Canon, da Panasonic, nem de qualquer outra.

Mas sempre achei que ninguém deve comprar uma câmera porque outro alguém a disse boa ou ruim. Eu nunca fiz isso, sempre comprei tendo analisado muito por minha própria conta. O fato é que as opiniões alheias são desbalanceadas em relação às nossas, ainda que expressadas na melhor intenção.

 


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2004, 19:42:22
Ivan, nao concordo com vc pelo sequinte: quando se faz um comentario tecnico nao e pra dendencia alguem a comprar ou nao comprar. E simplismente a opniao de quem tem mais know-how ou ja teve esse modelo.
Aqui nos states este tipo de avalizacao seje de produto, empresa e muito comum e de muita credibilidade. O que sempre acontece e que todos nos sempre esbarra na mesma variavel que e a "grana" por isso esses topicos nojentos.

Concordo na segunda parte do seu comentario. Se cada um soubesse o quando pode/quer investir e se preocupasse apenas com as duvidas tecnicas esses topicos seria uma grande fonte de saber.  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2004, 19:50:05
Carlos:

Se lembrarmos todas as discussões sobre câmeras, vamos perceber que quase nunca houve comentários isentos sobre nenhuma delas. Por isso é que estou um pouco cansado de discutir isso.

Provavelmente a isenção plena é impossível, mas a coisa está muito longe disso. O debate se torna emocional, e isso conduz a mais enganos que a ausência dele.

Ivan


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:32:14
Acho que o item ruido deveria ser a útilmo item a ser analizado na compra/avaliação de uma camera.
Existem muitos outros aspectos importantes a serem considerados, nitidez, definição, usabilidade, etc.
Ruido e uma coisa que sempre vai estar presente, não importa que seja uma camera amadora de $100 ou um DSLR de $20mil. Devemos e aprender lidar com o ruido, e não tentar procurar algo que o elimine (impossibilidade).
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2004, 20:47:04
Bom Ivan, eu sou bastante isento em meus comentários, não tenho apego a nenhuma marca de equipamento, como disserem em outro tópico chego a ser promícuo na escolha e no uso de minhas câmeras :)
Tenho equipamentos meus que não gosto, assim como tenho equipamentos de terceiros que eu gosto muito e assim vai. Na minha visão escolher com o coração ou com apego um equipamento é o maior passo rumo ao erro na decisão.
Já escolhi por apego, eu era totalmente viciado em Fuji quando comecei na era digital, cheguei a fazer muitas compras equivocadas em nome desta paixão que eu tinha pela marca, nas de filme eu comprava sem apego mas também sem critério, escolhia qq uma com lente intercambiável e corpo de metal ou policarbonato que estava bom.
Mas dei muita cabeçada por causa do meu amor por Fuji, cheguei a defender a S602 em relação a Minolta Dimage 7, hoje eu me dou conta de como isso era ridículo, tenho uma S602 e ela não chega aos pés da Dimage 7, fiz um péssimo negócio e adimito que fiz besteira quando comprei com o coração.
De uns 2 anos para cá não caio mais nesse erro de me apaixonar por marcas e isso foi ótimo, pois depois que eu comecei a ser mito criterioso nas minhas escolhas (sem ver o logotipo escrito em cima do equipamento) passei a ter um índice de satisfação bem maior com meu equipamento, além de ter notado uma boa valorização de meu trabalho.

Por isso sempre recomendo que todos observem todas as marcas com o máximo de isenção possível, esqueçam os logotipos e tentem escolher por fatores puramente técnicos, eu garanto que todos que desencanarem de ficar defendendo ou valorizando uma ou outra marca e passarem a fazer suas análises por categoria e tipo de equipamento certamente passarão a ser bem mais felizes com seus equipamentos.

Falo isso com a isenção de um cara que possui 4 marcas de equipamentos diferentes em casa e está insatisfeito com uma única unidade (S602) e mesmo assim sempre estuda os equipamentos da marca para possíveis compras (sendo que inclusive estou de olho para conhecer a S3).

Pk, ruído pode ser relevante sim, ele prejudica a resoluçõ real da foto (nitidez), então é super importante a análise dos níveis de ruído. :)
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2004, 20:48:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2004, 21:54:22
Citar
Pk, ruído pode ser relevante sim, ele prejudica a resoluçõ real da foto (nitidez), então é super importante a análise dos níveis de ruído. :)
Acho que o correto e dizer que a Relação Sinal/Ruido e importante na analize da qualidade da imagem.
Em vez de dizer essa "camera tem ruido demais", diriamos "essa camera tem um péssima relação sinal/ruido". :)
O que vejo eo pessoal comparando o ruido sozinho, como numa foto em condições ruims de luz, onde o sinal (quantidade de luz) já esta muito fraco, diminuindo a relação S/R.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S