Autor Tópico: Filme?! Tô fora!  (Lida 8225 vezes)

Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Maio de 2009, 21:40:43
Já vi essa frase na assinatura de alguém em algum forum de fotografia por aí.

Mensagem curta, inteligente e um bom gosto tão refinado com as palavras que me faz inveja de quem a criou.


FILME?! TÔ FORA. SAÍ PRA COMPRAR.
-22.352971,-48.775582


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2009, 22:27:25
Já estou até imaginando uma camisa frente e verso com essas frases  :assobi:


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2009, 00:05:10
Já vi essa frase na assinatura de alguém em algum forum de fotografia por aí.

Mensagem curta, inteligente e um bom gosto tão refinado com as palavras que me faz inveja de quem a criou.


FILME?! TÔ FORA. SAÍ PRA COMPRAR.

que legal, eu ja tinha visto isso a um tempão , nem lembrava mais..foi bom que agora eu ate salvei para não esquecer mais..hehe , muito boa mesmo..valeu!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2009, 07:33:56
Cara que susto quando li o título desse tópico. Logo pensei: "se o Braga pulou do barco é pq a coisa tá feia mesmo."
Ufa...hehehehe.
Muito criativa a frase. Vou pegar emprestada para fazer uma camisa como o Pedro sugeriu.  :)
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2009, 09:55:50
hahaha...  muito boa mesmo, mas cada vez ela precisa de um complemento.
 "E posso demorar p/ achar"

Infelizmente tá ficando assim.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 10:53:31
Legal a idéia da camiseta. Também gostei!
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2009, 14:24:50
Aí eu discordo! É bem fácil achar pra vender, se vc quer algum específico começa a complicar, mas aí temos a internet ;-)!
hahaha...  muito boa mesmo, mas cada vez ela precisa de um complemento.
 "E posso demorar p/ achar"

Infelizmente tá ficando assim.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2009, 17:33:22
Nada..., está cada vez mais difícil achar. Acha fácil aqueles da Fuji que ficam pendurados nas bancas de jornal apanhando sol, chuva, frio, umidade, etc. Filme PB está cada vez mais difícil, cromo, mais ainda, médio formato está os olhos da cara e mais difícil ainda. Não vou nem citar chapa. Sem contar o custo de revelar!

Daqui um tempo filme será coisa de artista, ou para aplicações muito específicas.  :(

[ ]s

Formel


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2009, 13:13:33
Não sei aonde vc mora, em SP basta ir no centrão q tudo isso q vc falou é facilmente encontrado. E tem muitos sites q vendem  PB, chapas, cromo, etc. Inclusive, alguns dos itens q vc citou nunca foram "fáceis" de achar, como chapas, cromo 120... Aliás, médio formato sempre foi mais caro. Mas basta procurar um lugar especializado q eles estão lá ;-)
Se estiver precisando de filmes, e não estiver conseguindo encontrar, me manda uma MP q eu encontro pra vc!

Abraços,

Lucas

Nada..., está cada vez mais difícil achar. Acha fácil aqueles da Fuji que ficam pendurados nas bancas de jornal apanhando sol, chuva, frio, umidade, etc. Filme PB está cada vez mais difícil, cromo, mais ainda, médio formato está os olhos da cara e mais difícil ainda. Não vou nem citar chapa. Sem contar o custo de revelar!

Daqui um tempo filme será coisa de artista, ou para aplicações muito específicas.  :(

[ ]s

Formel


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2009, 14:06:01
Aqui em BH também está tranquilo. :ok:


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2009, 14:31:02
Sou do RJ. Acho que aqui realmente tem muita coisa que sempre foi difícil de achar. Mas falei isso pq a coisa de dez anos eu achava filme PB com facilidade, mas hoje aqui no RJ(capital) só tem uns quatro lugares em que vende ainda. E a revelação é complicado também. Coisas que antigamente eram simples e está cada vez pior.

Achar acha, mas antes era tranquilo.

Eu lembrei de um programa que vi ontem no GNT(Acho que foi no GNT). Neste programa (Mundo SA) a reportagem em questão abordava a volta do vinil, e o dono de uma das empresas mostrada na reportagem disse que a filha dele, quando tinha oito anos no final da década de 90 já não sabia o que era vinil. Ele chegou em casa com uma vitrola e ela perguntou - O que é isso? - Ele - Isso é para tocar música! Ela achou que ele estava brincando com ela, não acreditou que um troço com uma agulha pudesse tocar música!

O que ilustro com isso é, daqui a pouco vai acontecer o mesmo com o filme! Isso é normal, coisas antigas acabam por ser substituídas. Não tem nada haver com gostar ou não. Adoro filme, gosto de entrar no laboratório e ver a imagem surgir como mágica. Mas daqui a pouco a nova geração de fotógrafos, não vai nem saber o que é isso, o cara vai achar que papel fotográfico é um tipo de papel que vc usa na impressora. Se vai ser bom ou ruim já é outro papo, mas que é uma tendência isso é.

O SENAC que até a turma passada tinha aula de laboratório já na próxima turma não vai ter mais. Acho uma pena isso, mas como eu disse é uma tendência. Está acontecendo, mesmo que eu não goste.  :(

Agradeço sua ajuda, mas por enquanto só estou usando PB o que ainda se acha por aqui. Mas pode deixar que se eu precisar eu falo.  :ok:

[ ]s

Formel


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2009, 15:15:54
Cara, eu acho só um saco essa coisa de dizer q vai ser substituído e ponto final.
É um pouco de implicância ficar repetindo q vai acabar, q vai acabar... É óbvio q vai! Tudo um dia acaba, mas tem razão ficar se preocupando com isso? Porque vai acabar daqui a X tempo, devo parar de usar agora?
O filme, assim como o vinil, não vai acabar. Vai, e isso é um baita de um talvez, virar cult, ficando mais díficil, mais caro, mais raro, etc. Mas não vai sumir, assim, do nada. Um belo dia todos os fabricantes, em uníssono, dizem: "não vamos mais fabricar filme fotográfico!". Imagine o q a Ilford vai fazer rs!
Aliás, o mais provável é acabar o papel fotográfico, e não o filme em si. O consumo diminuiu drasticamente, a tendência é diminuir mais, mas ainda é fabricado, e nenhuma das grandes (fuji, kodak, ilford) tem planos declarados de abandonar a produção. Ninguém q defenda o fim do filme mostrou qualquer "prova" de q os fabricantes, no dia X do mês Y do ano Z vão abandonar a produção. Ou seja, é mera especulação, com base em indícios meio óbvios ("as pessoas estão comprando mais digital do que analógico")
Não sei de onde saem tantos profetas! É claro q as coisas são substituídas, mas é um processo tão longo e demorado que as pessoas ficam datando (daqui a X anos), e esses anos vão se passando e o prazo vai sendo alterado conforme a necessidade rs.
Veja, não quero q me leve a mal, pois não é um ataque a vc, de forma alguma, é um desabafo. Desabafo de ver na sala de analógicos esse tipo de "previsão". Prefiro continuar no "mundo dos moranguinhos", onde ainda existem filmes, e o dia q acabar, acabou, afinal também tenho (e uso bastante) minha digital.

Abraços,

Lucas


Sou do RJ. Acho que aqui realmente tem muita coisa que sempre foi difícil de achar. Mas falei isso pq a coisa de dez anos eu achava filme PB com facilidade, mas hoje aqui no RJ(capital) só tem uns quatro lugares em que vende ainda. E a revelação é complicado também. Coisas que antigamente eram simples e está cada vez pior.

Achar acha, mas antes era tranquilo.

Eu lembrei de um programa que vi ontem no GNT(Acho que foi no GNT). Neste programa (Mundo SA) a reportagem em questão abordava a volta do vinil, e o dono de uma das empresas mostrada na reportagem disse que a filha dele, quando tinha oito anos no final da década de 90 já não sabia o que era vinil. Ele chegou em casa com uma vitrola e ela perguntou - O que é isso? - Ele - Isso é para tocar música! Ela achou que ele estava brincando com ela, não acreditou que um troço com uma agulha pudesse tocar música!

O que ilustro com isso é, daqui a pouco vai acontecer o mesmo com o filme! Isso é normal, coisas antigas acabam por ser substituídas. Não tem nada haver com gostar ou não. Adoro filme, gosto de entrar no laboratório e ver a imagem surgir como mágica. Mas daqui a pouco a nova geração de fotógrafos, não vai nem saber o que é isso, o cara vai achar que papel fotográfico é um tipo de papel que vc usa na impressora. Se vai ser bom ou ruim já é outro papo, mas que é uma tendência isso é.

O SENAC que até a turma passada tinha aula de laboratório já na próxima turma não vai ter mais. Acho uma pena isso, mas como eu disse é uma tendência. Está acontecendo, mesmo que eu não goste.  :(

Agradeço sua ajuda, mas por enquanto só estou usando PB o que ainda se acha por aqui. Mas pode deixar que se eu precisar eu falo.  :ok:

[ ]s

Formel


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2009, 16:01:53
Lucas, concordo com tudo o que você disse mas entendo a posição do Formel. Porém, ficar discutindo se o filme vai acabar não resolve nada. Parece-me que o ProValue da fuji, por exempo, já está descontinuado. Fico chateado mas é a realidade. Já comentei isso lá no Esquina da Foto. Se não tiver consumidor, indústria nenhuma vai amargar prejuízo fabricando uma coisa que não vende. Isso é um fato. O que podemos fazer?
Bem, pelo que eu vejo aqui e em outros fóruns, existem ainda uma admiração pelos filmes por parte de muitos fotógrafos, principalmente dos que já tiveram uma experiência anterior com fotografia analógica. Quem começou a fotografar com digital certamente tem a tendência de seguir pelo caminho da tecnologia e não vai se interessar muito em voltar no tempo. Salvo algumas exceções. Da minha parte, estou sempre incentivando pessoas a fotografarem com filmes. Por diversão até. Nem que seja fabricando sua própria pinhole já vale a experiência e quem admira fotos nítidas e de qualidade também pode encontrar isso nos filmes. Eu mesmo fiquei surpreso quando voltei a fotografar com filmes pois na minha juventude não tive a oportunidade de ter câmeras analógicas boas e também fazia minhas fotografias sem muita técnica. Hoje já uso meu conhecimento em conjunto com os bons equipamentos que comprei a um custo baixíssimo em relação às digitais e consigo fotos bem legais.
Como eu gosto de fotografar com filmes estou fazendo a minha parte. Aproveitei que as câmeras analógicas usadas estão num preço bom e comprei algumas pois adoro a mecânica dessas máquinas. Compro meus rolos de filmes e vou fotografando. Até quando, não sei. Espero que ainda por muito tempo. E se todos que gostam de filme tiverem o mesmo pensamento, esse tempo de vida do filme ainda irá se estender um pouco mais pois haverá consumo mesmo que pequeno.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2009, 16:38:02
Então Guto, o problema de longe está no Formel, tanto q o q postei foi um desabafo, e não um ataque, aliás se foi entendido assim, peço muitas desculpas a ele!
O fato é q pelo menos a quatro anos eu ouço q o filme vai acabar. E eu não discordo q vá rs, afinal tudo um dia vai acabar. O q acontece é q são especulações. Muitas linhas de filme foram descontinuadas, outras estão aí. O provalue saiu como vc citou, mas o Pro 160S continua firme e forte. Eu particularmente não uso filme colorido, então confesso q não me preocupo com esse tipo de filme. A linha PB dificilmente vai morrer por completo assim do dia pra noite. O q eu acho um porre é ver esse movimento de "pseudo-preocupação" com o filme. Pessoas q não usam filme ficam dizendo q o filme vai acabar para as pessoas q usam o filme. Ora, se o sujeito não usa mais, nunca usou, não quer, qual o problema do filme acabar? A mim se o filme acabar, paciência, bola pra frente, eu realmente não fotografo com filme tendo essa preocupação.
Faço algumas considerações: O filme é universal, o formato 135 e o 120 são utilizados por  todas as câmeras. As q tentaram investir em outros formatos se deram mal (vide as cameras 110 q vc mostrou esses dias). Nada impede ninguem de fabricar um filme. O processo é conhecido. Os formatos são extremamente populares. Quem sabe não aparece aí alguma produção menor, com um custo mais alto? Eu realmente prefiro não especular, pois não prevejo o futuro. Porém muitas pessoas fazem essas previsões, de q já era, morreu, vai acabar, etc. Repito: por que se preocupar se não usa? Parece até uma pontinha de ciúme, inveja de quem está feliz usando o filme... Acho q cada um tem q ser feliz do jeito q melhor convém!

Abraços,

Lucas

Lucas, concordo com tudo o que você disse mas entendo a posição do Formel. Porém, ficar discutindo se o filme vai acabar não resolve nada. Parece-me que o ProValue da fuji, por exempo, já está descontinuado. Fico chateado mas é a realidade. Já comentei isso lá no Esquina da Foto. Se não tiver consumidor, indústria nenhuma vai amargar prejuízo fabricando uma coisa que não vende. Isso é um fato. O que podemos fazer?
Bem, pelo que eu vejo aqui e em outros fóruns, existem ainda uma admiração pelos filmes por parte de muitos fotógrafos, principalmente dos que já tiveram uma experiência anterior com fotografia analógica. Quem começou a fotografar com digital certamente tem a tendência de seguir pelo caminho da tecnologia e não vai se interessar muito em voltar no tempo. Salvo algumas exceções. Da minha parte, estou sempre incentivando pessoas a fotografarem com filmes. Por diversão até. Nem que seja fabricando sua própria pinhole já vale a experiência e quem admira fotos nítidas e de qualidade também pode encontrar isso nos filmes. Eu mesmo fiquei surpreso quando voltei a fotografar com filmes pois na minha juventude não tive a oportunidade de ter câmeras analógicas boas e também fazia minhas fotografias sem muita técnica. Hoje já uso meu conhecimento em conjunto com os bons equipamentos que comprei a um custo baixíssimo em relação às digitais e consigo fotos bem legais.
Como eu gosto de fotografar com filmes estou fazendo a minha parte. Aproveitei que as câmeras analógicas usadas estão num preço bom e comprei algumas pois adoro a mecânica dessas máquinas. Compro meus rolos de filmes e vou fotografando. Até quando, não sei. Espero que ainda por muito tempo. E se todos que gostam de filme tiverem o mesmo pensamento, esse tempo de vida do filme ainda irá se estender um pouco mais pois haverá consumo mesmo que pequeno.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2009, 17:25:33
Tranquilo, Lucas. Acho que ninguém aqui leu seu manifesto como um ataque. Também sou da tua opinião. Cada um faz o que gosta e realmente acho que quem tem algum preconceito sobre a fotografia analógica é pq realmente não a conhece de fato. E se não a conhece está perdendo uma ótima oportunidade pois é muito prazeiroso e consegue-se excelentes resultados. Além disso, o momento é ótimo. Há alguns anos atrás, não iria conseguir comprar as belas máquinas e lentes que tenho de maneira alguma.

[Para descontrair] Falando em fotografar com filmes (rs), estou com um filme na Pen que não acaba nunca. Putz!!! Estou levando a maquininha pra tudo quanto é lado e hoje mesmo já fiz mais 3 fotos. Acabei de conferir aqui e ainda faltam mais de 40 fotos. O legal é que quando revelar o filme será uma total surpresa pois já até esqueci o que fotografei nas primeiras fotos. Já compro poucos filmes pq fotografo pouco e agora com essa pen... :doh:

Se depender da minha produção fotográfica e da pen, essas indústrias de filmes vão falir com certeza.  :no: :no: :no: 

Acho que não sou o mais indicado para ser o garoto propaganda de filmes...hehehe.

Abs
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 17:29:56 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!