Autor Tópico: Neopan SS 100  (Lida 4167 vezes)

Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 14 de Maio de 2009, 10:41:47
Olá, Pessoal.

Essa é minha primeira participação aqui no fórum, sempre leio vários fóruns pela net e sempre consigo tirar minhas dúvidas e aprender muito. Porém, agora me deparo com uma situação complicada, pois fotografo muito com filme (negativos, slides e agora P&B) e já moro em João Pessoa e aqui todo o mercado de fotografia virou digital (muitos nem sabem mais o que é foto analógica)é um problema na hora de revelar. Slide só revela crusado, o único slide que vende na cidade é o Sensia 100, dentro outras dificuldades.

Mas meu maior problema agora é com o filme Neopan SS 100, da Fuji. Bati um rolo inteiro e deixei em um laboratório e sabem o resultado? Nada! Revelaram no C41 e perdi todos as fotos de uma viagem. Ignorantes! Já andei lendo algumas coisa e agora sei que não se pode revelar esse filme no C41, mas em lugar algum da rede consegui a informação de qual proceso usar ou quais químicos são os corretos.

Penso em começar a revelar filmes em casa, mas não tenho o conhecimento e acho que aquina cidade tb não vende os químicos...teria que errar muito antes de ter boas fotos, acredito. Por isso fico com medo.

Pois bem. Se alguém poder me ajudar em relação a revelação desse filme serei muito grato.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2009, 13:52:42
Hoje em dia os labs que fazem pb estão muito raros, praticamente extintos, e restritos aos grandes centros. A saída é comprar um tanque, revelador e fixador, ler um pouco na internet e revelar. Não tem mistério.
Eliverto Scherer<br /><br />


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2009, 14:23:46
É, vc vai ter q revelar vc mesmo. Tem muitas lojas boas q vendem os quimicos pela internet, vc pode começar qdo quiser.
Pra inicio, compre um tanque com espirais, termometro (que meça no mínimo de 15 a 30 graus), revelador e fixador. Só isso já é o suficiente pra começar.

Abraços,
Lucas



Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2009, 14:49:51
Certamente alguém aí em João Pessoa revela filme PB, basta procurar. Maa ainda assim confere a dica do pessoal de você mesmo aprender a revelar seus PBs.


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2009, 18:14:43
Certamente alguém aí em João Pessoa revela filme PB, basta procurar. Maa ainda assim confere a dica do pessoal de você mesmo aprender a revelar seus PBs.

Elmo, se tem alguém aqui em João Pessoa revelando P&B, essa pessoa tá muito bem escondida! Hehehe...pq já procurei muito. Até com o pessoal do curso de Jornalismo da UFPB eu já falei. Eles só tão tendo aulas teóricas quando o assunto é revelação, pelo menos foi o que eu soube. Mas se não houver ninguém, vai ter eu...hehehe, tô muito afim de começar a revelar.

Obg a todos!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2009, 18:32:26
Tem um tópico que eu lembro de ter criado e/ou participado chamado "revelação de filme pb" ou algo parecido. Dê uma procurada na busca que eu acho que você encontra. Se você fotografa pouco (menos de 1 filme pb a cada 15 dias), não sei se vale a pena revelar em casa, a não ser que você tenha amigos para dividir os químicos.

É uma tarefa simples, porém trabalhosa (e terapêutica, pois você é forçado a só pensar na revelação por cerca de 40 min).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2009, 20:17:45
Bcal13, bem-vindo ao time!   :)

Seguinte, tô na mesma fissura que você: Aprender a revelar filmes PB. Pelo que o pessoal aqui já me passou, não é coisa de outro mundo. Vai precisar de uns equipamentos tipo uma tanque apropriado, um espiral p/35mm ou outros formatos que você fotografe e os químicos (revelador e fixador). Quanto à teoria, você pode pedir ajuda aqui mesmo para os nosso amigos e também pesquisar na net sobre o assunto. O Maurício (nosso colega aqui) já me passou a dica de um livro (Revelação em Preto e Branco: A Imagem com Qualidade" de Millard W. L. Schisler, editora Senac). Ainda não comprei mas já pesquisei e você encontra usado em sebos (www.estantevirtual.com.br). Já é um bom começo. Os livros do mestre Ansel Adams também são uma boa referência.
Dê uma olhada nesse tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31388.0
Abraço.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2009, 20:58:00
Elmo, se tem alguém aqui em João Pessoa revelando P&B, essa pessoa tá muito bem escondida! Hehehe...pq já procurei muito. Até com o pessoal do curso de Jornalismo da UFPB eu já falei. Eles só tão tendo aulas teóricas quando o assunto é revelação, pelo menos foi o que eu soube. Mas se não houver ninguém, vai ter eu...hehehe, tô muito afim de começar a revelar.

Obg a todos!

Bcal13,

Qual o seu nome, hein? Tratar você assim é meio esquisito.

Ainda afirmo que, certamente, existe alguém aí que conhece do riscado. Pode estar bem escondido, como disse, mas existe, existe. Tente falar com antigos fotógrafos de casamento.

Sei que é muito interessante ter alguém pra te acompanhar nas primeiras revelações, mas não essencial. Se vc fizer as coisas bem direitinho, com a receita de bolo anotadinha, fica fácil.

A primeira vez nem dói, acredite.


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2009, 22:49:51
Olá Bcal13,

Comecei a pouco tempo revelar P&B e posso te garantir que é muito prazeroso, como o Francisco já disse é terapêutico, e digo eu: desestressante.
Em 2 meses já foram 8 filmes e nenhum deu errado, pelo menos o pessoal daqui gostou do resultado.
Praticamente comecei sozinho sem nenhum curso. Li o tópico do Francisco sobre revelação mais o livro que o Guto já indicou. Não tem erro. É só cronometrar o tempo.

Quanto aos químicos eu indico: www.diafilme.com.br 

Abraço.
Mauricio Polli


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2009, 22:55:25
Bcal13, bem-vindo ao time!   :)

Seguinte, tô na mesma fissura que você: Aprender a revelar filmes PB. Pelo que o pessoal aqui já me passou, não é coisa de outro mundo. Vai precisar de uns equipamentos tipo uma tanque apropriado, um espiral p/35mm ou outros formatos que você fotografe e os químicos (revelador e fixador). Quanto à teoria, você pode pedir ajuda aqui mesmo para os nosso amigos e também pesquisar na net sobre o assunto. O Maurício (nosso colega aqui) já me passou a dica de um livro (Revelação em Preto e Branco: A Imagem com Qualidade" de Millard W. L. Schisler, editora Senac). Ainda não comprei mas já pesquisei e você encontra usado em sebos (www.estantevirtual.com.br). Já é um bom começo. Os livros do mestre Ansel Adams também são uma boa referência.
Dê uma olhada nesse tópico:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31388.0
Abraço.  :ok:


Oi Guto,
Pelo que eu saiba, que andei lendo em algum tópico por aí, você já está com o tanquinho, espiral...

Tô curioso pra ver os resultados. Aliás, acho que não sou só eu que está curioso :assobi: :assobi: :assobi:

Será que demora? :D :D
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2009, 23:34:24
Será que demora? :D :D

Pelo histórico... ano que vem! :assobi:


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2009, 08:50:21
Bcal13,

Qual o seu nome, hein? Tratar você assim é meio esquisito.

Ainda afirmo que, certamente, existe alguém aí que conhece do riscado. Pode estar bem escondido, como disse, mas existe, existe. Tente falar com antigos fotógrafos de casamento.

Sei que é muito interessante ter alguém pra te acompanhar nas primeiras revelações, mas não essencial. Se vc fizer as coisas bem direitinho, com a receita de bolo anotadinha, fica fácil.

A primeira vez nem dói, acredite.

Hehehe...

Meu nome é Bruno, Elmo! te add há pouco tempo no flickr, falei de umas câmeras e tal, fiz uma pequena redação lá no meu comentário! Hehehe

E tá sendo um prazer participar aqui do fórum!


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2009, 12:44:38
Encontrei na net um .pdf tipo manual de instruções do Neopan SS 100. Agora tô querendo revelar P&B em casa. Onde consigo, num precinho bem bacana, o Tanque e a espiral? Alguém tem uma dica? Ou, até mesmo, de sobra?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2009, 08:27:51
Oi Guto,
Pelo que eu saiba, que andei lendo em algum tópico por aí, você já está com o tanquinho, espiral...

Tô curioso pra ver os resultados. Aliás, acho que não sou só eu que está curioso :assobi: :assobi: :assobi:

Será que demora? :D :D
Olá Maurício.
Pelo meu histórico, vai demorar um pouco.
Eu fotografo muito pouco apesar de gostar muito. Tenho um 'paradigma' que carrego comigo: só faço o click quando acho que o momento é bastante oportuno (pra mim, lógico). Isso evita que eu fique com um monte de fotos sem sentido. Fotografar por fotografar eu não curto. Ainda mais na condição de amador e carregando uma câmera analógica. Fico mais seletivo nessas condições. Até no digital está acontecendo isso.
Não tenho nenhum filme PB no momento mas quando terminar algum vou fazer um curso intensivo com o Elmo para revelar meu primeiro negativo. Se ficar legal, mostrarei os resultados.
Falta-me um scanner para eu publicar fotos com filmes na net. Tenho umas fotos legais em casa que fiz recentemente. Já pensei em comprar um mas, sinceramente, tenho medo de fazer um mal negócio. Pois,como disse, fotografo pouco e não sei até quando os filmes vão 'sobreviver'. Espero que por bons longos anos ainda. Para quem fotografa bastante com filmes, vale a pena o investimento.
Abs.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 08:36:26 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!