Autor Tópico: Latitude Mensurada em JPG  (Lida 34497 vezes)

Leo Terra

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Resposta #15 Online: 13 de Setembro de 2005, 02:11:50
Não testamos a D70, mas até onde eu sei o sensor das duas é absolutamente o mesmo, porque a sony faz apenas 1 sensor APS de 6MP, que inclusive é exatamente o mesmo usado nas Pentax *ist D e DS e nas Minolta Maxxum 7D e 5D.

A metodologia usada foi a de ir expondo e subexpondo uma imagem e analisando os canais até ver quando uma das cores deixava de ser corretamente saturada.
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Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2005, 08:58:19
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Não testamos a D70, mas até onde eu sei o sensor das duas é absolutamente o mesmo, porque a sony faz apenas 1 sensor APS de 6MP, que inclusive é exatamente o mesmo usado nas Pentax *ist D e DS e nas Minolta Maxxum 7D e 5D.

A metodologia usada foi a de ir expondo e subexpondo uma imagem e analisando os canais até ver quando uma das cores deixava de ser corretamente saturada.
Não Leo Terra.. não é o mesmo não..
Telio Oliveira - Palmas/TO

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Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:00:27
Telio Oliveira - Palmas/TO

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Ivan de Almeida

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Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:18:35
Muito interessante, só discordo do Leonardo dizer que 1 ponto é o dobro da latitude, simplesemente porque a latitude é medida em pontos. Transpondo a latitude para o sistema de Zonas, com o qual tem parentesco, um ponto de latitude é apenas uma zona a mais que não ficará tototalmente preta nem branca. Provavelmente o que o Leo quis dizer é que é o dobro da luz.

Falando ser duas vezes mais seria como se ao invés de 6 zonas houvessse 13 zonas, e não se trata disso, evidentemente, mas sim do dobro da luz.

Mas a experiência é fantástica, e resolve várias dúvidas persistentes. Parabéns, Leo.

A baixa latitude dos sensores das Canons digitais há em RAW também. Eu andei convertendo alguns arquivos RAW de amigos, e me surpreendi como eles eram fechados nos tons e como estouravam fácil.

Vou experimentar aqui com a s7000 em JPEG e RAW. Depois posto.


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Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2005, 11:21:07
Ivan o conceito de latitude é por intensidade luminosa, pode ver que é inclusive a mesma mensuração usada pela Fuji ao mensurar a capacidade de latitude da S3 em relação às outras câmeras, porém quando passamos isso para pontos ele já é uma progreção geométrica de razão dois, se em um ponto temos o dobro de intensidade luminosa em uma progreção linear temos então exatamente o dobro da latitude, ou em um caso de 2 pontos teríamos 4X (ou 400%) mais latitude e assim por diante, mesmo porque o EV não é uma unidade do sistema internacional então a mensuração de latitude deve ser padronizada em candelas (apesar de ser conversível) e neste caso tem o dobro da latitude porque quando medido em Candelas (sistema internacional) há o dobro de unidades :).
Só lembrando que Exposure Value (EV) não é um conceito de unidade absuluta, ela só é conversível para outra unidade porque foi padronizado um 0 que envolte outros 3 fatores de exposição, mas ele não pode ser usado para mensuração de sensibilidade e de intensidade de luz como valor absoluto, por isso não faz sentido usarmos o EV para nada mais do que a equação de exposição, quando mensuramos latitude convertida para EV estamos apenas facilitando o nosso trabalho.

Telio, não achei o ponto onde ele diz se tratar de um novo sensor, na verdade ele cita que pelo desempenho de ruído é um nvo sensor não cita nenhuma núncio oficial, mas todos aqui sabemos que o desempenho de ruído tem mais a ver com software do que com mudanças de sensor, todos os reviews que vi citarem mudanças no sensor se basearam exclusivamente em mudanças na imagem para fazer tais afirmações, o que é totalmente incorreto, os que foram buscar informações do fabricante provavelmente encontraram apenas alterações de software, vi inclusive outros reviews como o do Phil e veja o que ele diz:
"The only key difference between the D50 and D70 from an image pipeline point of view is that the image processing algorithm has now been tweaked to improve rendition of highlight detail (to clip less and have a softer roll-off to the highlight). " Neste ponto de informações eu gosto do Phil porque ele é o mais próximo dos fabricantes. (www.dpreview.com)

No site da Nikon não é citado New Sensor em nenhum momento em todos os comentários aparece new processor.

Não faz o menor sentido a Sony ter feito outro sensor com exatamente as mesmas especificações do da D70 e tal sensor não constar da lista de sensores a venda da Sony. Normalmente após lançar a câmera que vai usar um sensor específico eles já colocam o modelo na lista de sensores disponíveis para que outros fabricantes o usem.
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Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2005, 11:33:08
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A baixa latitude dos sensores das Canons digitais há em RAW também. Eu andei convertendo alguns arquivos RAW de amigos, e me surpreendi como eles eram fechados nos tons e como estouravam fácil.

Vou experimentar aqui com a s7000 em JPEG e RAW. Depois posto.
Ivan eu tenho reparado que os sensores Fuji São ruins em Altas luzes mas ótimos em baixas luzes, principalmente os com super CCD (queria ainda pegar o teste da S5000 que fizemos lá).

Achei muito interessante o como a Fuji consegue compor isso, e o interessante é que isso explica inclusive porque as câmeras Fuji tem imagens tão mais escuras, porque o ponto 0 fica deslocado em direção às altas luzes. :)
Quando optei por colocar o 0 tbm foi exatamente para que as pessoas vissem o porque uma câmera solta imagens mais claras ou mais escuras que a outra.
Vou refazer o da S3 aqui tbm.
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Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2005, 11:43:55
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Ivan o conceito de latitude é por intensidade luminosa, pode ver que é inclusive a mesma mensuração usada pela Fuji ao mensurar a capacidade de latitude da S3 em relação às outras câmeras, porém quando passamos isso para pontos ele já é uma progreção geométrica de razão dois,

Leo, não esperava mesmo que você concordasse -risos. Sim, é isso mesmo, é uma progressão com razão dois, mas latitude é em pontos, não em intensidade luminosa, embora corresponda a uma intensidade luminosa, o que faz pouca diferença para a fotografia uma vez que o realmente importate é haver mais um degrau de zona capturável.

Aliás, você mesmo no início do seu artigo estipula para as câmeras latitudes em pontos, não em intensidade luminosa, o que é coerente com a tradição da linguagem fotográfica.

Você pode dizer: Um ponto de latitude representa a capacidade de lidar dom o dobro da quantidade de lua. isso é correto. Mas não que a latitude é o dobro, pois no conceito de latitude já está implícita essa progressão geométrica com razão dois.

 


Ivan de Almeida

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Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2005, 11:50:44
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Ivan eu tenho reparado que os sensores Fuji São ruins em Altas luzes mas ótimos em baixas luzes, principalmente os com super CCD (queria ainda pegar o teste da S5000 que fizemos lá).

No caso da s5000 e da s7000, cãmeeras em que tenho muita experiência, me parece que a Fuji optou por podar as altas luzes na conversão JPEG de forma relativamente severa, por confiar na latitude para baixo. Isso, aliás, é o que driblo fazendo superexposição relativa em RAW, ganhando aí um tantão. O somatório do corte do rabo das altas luzes com a curva de contraste agressiva e com o JPEG agressivo (que empobrece os tons e agrava a coisa), dá esse resultado que você falou, mas isso não é inerente ao sensor, pois em RAW o resultado é bem outro. Por isso são cãmeras tão diferentes em JPEG e em RAW.

Ivan


telio

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Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2005, 11:54:45
Léo.. veja esse review: http://www.steves-digicams.com/2005_reviews/nikon_d50.html

Citar
The D50 incorporates a new 6.1 effective megapixel Nikon DX Format CCD image sensor and a highly advanced image processing engine. 3D Color Matrix Metering II ensures accurate exposure control in all types of lighting situations by automatically comparing input from its frame-wide metering sensor to a large onboard database of over 30,000 scenes from actual photography. Newly developed exposure evaluation methods detect highlights and shadows in the frame, and compensate for them to help prevent inaccurate exposure. Shutter speed choices extend from 30 seconds to an action-stopping 1/4,000 second. High-speed flash sync speeds up to 1/500 second makes great fill flash photography possible and the i-TTL flash technology makes it automatic.

Talvez a diferença não seja especificamente o Sensor e sim o Matrix II.. Agora, quanto aos ruidos.. MESMO EM RAW, os ruidos da D50 são muuuuiiottto melhores.. Por isso que eu acho que tem algo novo nela..

 
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Resposta #24 Online: 13 de Setembro de 2005, 12:01:30
Ivan o conceito de latitude é físico e nasceu até antes dos conceitos de zona de exposição quando se faziam experiências com RX, ele é submetido ao sistema internacional de unidades e portanto deve respeitá-lo, tanto que todos os fabricantes usam o conceito de dobra de latitude quando se tem ganho de um ponto, se eu capturo um intervalo de 10 candelas e passo a capturar um intervalo de 20 candelas tenho 2X mais latitude.... :) Lembre-se que EV é uma unidade usada apenas para facilitar os cálculos na equação de exposição ele não é usado em nenhuma mensuração matemática do processo, além da equação de exposição, que simplesmente depende de uma tabela para relacionar a passagem de dobras de luz, temos que f/1.4 = -1EV ao mesmo passo que temos que ISO 100 = 0EV, ou seja não é uma unidade de forma própria, ela pode ser covnertida tanto para candelas como para abertura, velocidade e ISO, sendo apenas um facilitador de cálculo. :)

O sensor me pareceu ter comportamentos diferentes sim, me lembro que o da S5000 deu muito diferente do da S5100 com relação a cair para a sombra, estou esperando o pessoal me passar o resultado para postar, eu reaferi o da S3 Pro agora e ele teve um resultado muito parecido, lembrando é claro que ISO não é opção, do fabricante, o 0 deve ficar no ponto de máxima saturação que se estiver deslocado para a luz alta irá gerar imagens escuras, se estiver deslocado para a baixa irá gerar imagens claras, é lógico que vc pode fazer correções por software depois, mas padrão do fabricante é o 0 na máxima saturação por ser uma obrigatoriedade da norma ISO., esse comportamento é interessante porque mostra que a maioria dos sensores não tem exposições em curvas normais (0 no meio) sem contar que a fotografia digital me parece ser mais escura porque a maioria tem saturação máxima perto das altas luzes, nos filmes isso nem sempre acontecia, haviam negativas que geravem fotos mais claras porque tinham seus pontos de saturação máxima mais próximos da sombra, isso explica um monte de coisas da fotografia digital, como fotos mais escuras e mesmo com boas latitudes a facilidade de se estourar o fundo.
Eu queria fazer depois um teste em RAW, mas esse daria muito mais trabalho.

 
Leo Terra

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Resposta #25 Online: 13 de Setembro de 2005, 12:05:25
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Léo.. veja esse review: http://www.steves-digicams.com/2005_reviews/nikon_d50.html

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The D50 incorporates a new 6.1 effective megapixel Nikon DX Format CCD image sensor and a highly advanced image processing engine. 3D Color Matrix Metering II ensures accurate exposure control in all types of lighting situations by automatically comparing input from its frame-wide metering sensor to a large onboard database of over 30,000 scenes from actual photography. Newly developed exposure evaluation methods detect highlights and shadows in the frame, and compensate for them to help prevent inaccurate exposure. Shutter speed choices extend from 30 seconds to an action-stopping 1/4,000 second. High-speed flash sync speeds up to 1/500 second makes great fill flash photography possible and the i-TTL flash technology makes it automatic.

Talvez a diferença não seja especificamente o Sensor e sim o Matrix II.. Agora, quanto aos ruidos.. MESMO EM RAW, os ruidos da D50 são muuuuiiottto melhores.. Por isso que eu acho que tem algo novo nela..
Então, o Esteves falou a mesma coisa, que o negócio dela é o novo sistema de processamento e medição matricial (mas sistema de medição matricial não afetaria a latitude, o processamento sim), o ruído em RAW dela eu ainda não vi, mas diziam que o da 7D em RAW era menor tbm e se arrebentaram hehehehe! Pq a Minolta divulgou o modelo de sensor e era o mesmo da D70, pra mim a diferença continua sendo um software mais bem feitinho.

Minha decepção ficou com a Canon, muito ruim o resultado dela. Eu se fosse a Canon parava de querer fazer sensor e deixava isso na mão de alguma empresa especialista, como Fuji, Sony, Kodak ou Matsushita, que tem feito bons sensores. :/
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Resposta #26 Online: 13 de Setembro de 2005, 12:19:16
Leo.. eu acabei de comprar uma D50.. e já fiz alguns RAW.. e vou te dizer, o ruido dela em RAW é sim menor que da D70(s)

Ah.. tinha esquecido .. o esteves fala: "The D50 incorporates a new 6.1 effective megapixel Nikon DX Format CCD image sensor"
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 12:22:32 por telio »
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Resposta #27 Online: 13 de Setembro de 2005, 12:40:12
Leo.

Há um limite de utilidade nos debates, e não vejo nenhuma utilidade nesta questão da latitude. Em vários debates com você paro por ter havido perda de sentido, sem que isso signifique absolutamente achar que você tem razão. Este é um deles. Diiria que às vezes você é mais persistente do que o razoável. Nesse, entraríamos por uma longa discussão sobre o conceito de dobro (dobro é sempre relativo à unidade de medição, se você está usando a unidade EV, então o dobro é em EV, se está usando intensidade luminosa, então o dobro é intensidade luminosa. Ao usar a palavra dobro com referência a uma unidade enquanto está usando no discurso outra unidade, isso provoca erro lógico no discurso, só isso). Não dá para fazer uma análise usando uma unidade com características próprias (progressão geométrica)  e depois dar uma cambalhota discursiva e usar um conceito de outra unidade, linear, fazendo sinonímia entre o dobro de uma e o dobro de outra.

Dizendo de forma simples:

Um ponto a mais de latitude medida em EV, como você mesmo fez no início, significa o dobro da latitude qse essa for, não usualmente, medida em intensidade luminosa, mas significa somente 1 zona a mais de captura.

O dobro da latitude em EV (EV vezes dois) convertido em intensidade luminosa significa intensidade de luz inicial multiplicada por dois elevado à diferença entre EV e EVx2

O problema do que você disse foi ter misturado uma unidade com outra, usando a palavra dobro transcontextualizada.

Deixa prá lá. O experimento da medição de latitude é muito interessante, e é isso que vale.

Abraços,
Ivan

 


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Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2005, 12:59:02
Texto sobre a mensuração da latitude:
By Vincent Bockaert

"The dynamic range of a sensor is defined by the largest possible signal divided by the smallest possible signal it can generate.  The largest possible signal is directly proportional to the full well capacity of the pixel.   The lowest signal is the noise level when the sensor is not exposed to any light, also called the "noise floor".



Practically, cameras with a large dynamic range are able to capture shadow detail and highlight detail at the same time. Dynamic range should not be confused with tonal range.

Segundo a definição de latitude deste texto 1 ponto equivale ao dobro da latitude, pois a unidade de latitude não é EV :)

Mas de qualquer forma, como vc disse isso não é relevante no momento e eu entendi o seu ponto de vista tbm, mas de qualquer forma queria dar andamento em testes com RAW e assim que vc conseguir fazer o teste com a S7000 me passe para eu adicionar tbm. :)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 13:15:13 por Leo Terra »
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Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2005, 13:27:36
Leo. você pode me descrever mais ou menos o método que usou, para que eu possa reproduzí-lo o mais parecido possível?

Por exemplo, o objeto-referência para o teste. O resto é mais ou mesmo óbvio, mas queria saber o objeto-referência, como ele dispunha das informações cromáticas (se dispunha) para analisar os canais.

Debater com você faz parte, Leo -risos. Na verdade, a gana de procurar a razão é um poderoso impulso para desenvover conhecimento.

Abraços,
Ivan