Autor Tópico: Tô fazendo uma Pinhole!  (Lida 9936 vezes)

Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #15 Online: 16 de Maio de 2009, 11:24:28
Hummmm...boa sacada essa de espiar pelo buraquinho! heheheh...é, vou tentar assim tb!

Vlw mais uma vez!

 :ok:


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #16 Online: 16 de Maio de 2009, 11:36:42
Olá, Elmo!

Muito interessate os resultados obtidos...

Nunca me interessei por fazer uma pinhole, pois sempre que ouvia falar pensava na lata de leite ninho com papel fotográfico...
Mas essas utilizando filme, fica bem mais prático. Qualquer hora faço uma.

Tinha ficado encucado como funcionava o filme, na lata de sardinhas...
No flicker do Marcos Campos deu pra desvendar o mistério...



Teria algum link com passo a passo pra fazer a da sardinha, como o link que passou da caixa de fósforo? (se bem que com base no passo a passo da caixa de fósforo.. e essa foto da lata de sardinha.. já dá pra se virar)
Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #17 Online: 16 de Maio de 2009, 13:02:40
Caramba! Tô com pinhole nos meus projetos imediatos, mas essa da sardinha foi demais: não precisa depois ficar retirando um monte de fita isolante pra recuperar o filme sem quebrar a caixa de fósforos...
É assim que vou tentar.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #18 Online: 16 de Maio de 2009, 15:13:12


Teria algum link com passo a passo pra fazer a da sardinha, como o link que passou da caixa de fósforo? (se bem que com base no passo a passo da caixa de fósforo.. e essa foto da lata de sardinha.. já dá pra se virar)

Encontrei um tutorial de como fazer a pinhole com a lata de sardinha... no blog do Marcos Campos, clique aqui pra baixar o Manual em PDF.

Link do blog, onde encontrei o manual:

http://marcoscampos.com.br/blog/?p=133

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #19 Online: 16 de Maio de 2009, 15:29:38
Já que o assunto aqui é pinhole, compartilho com os amigos uns links interessantes que encontrei no Blog do Marcos Campos...


Pinhole feita de coco:


http://marcoscampos.com.br/blog/?p=217



Fotos de casamento com pinhole:

http://marcoscampos.com.br/blog/?p=177

Clique aqui para conferir as fotos, num slide show. Vale a pena!!


Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2009, 00:10:38
Muito maneiro esse link! Fotos excelentes, ainda mais para uma pinhole.

[ ]s

Formel


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2009, 10:17:55
Bruno, alguns detalhes da Sete de Nove II.

Em primeiro lugar, um dos furos:



Coloquei a bobina cheia do lado direito, mas pode-se evidentemente, elaborar pra funcionar de qualquer maneira. Tem-se contudo de dar um jeito dela permanecer alinhada, para não "enjambrar" o filme no rolo que vai puxar o mesmo. Para tanto coloquei um pino abaixo (fixo) e um acima (móvel) como se vê, usando um puxador de gaveta de madeira:



A bobina vazia (assim como todas as câmeras de Médio Formato) é que puxa o filme. Para tanto improvisei uma lingueta em outro puxador de gaveta. Puxo o filme até o engate e começo a tracionar.





Essa tração se dá até o aparecimento da marca no papel do início do filme.



Calculei e verifiquei que a cada dois giros da bobina (que foi marcada para isso) corresponde a uma nova exposição, sendo que a primeira ocorre a quatro giros após aparecer a marca acima. Pensei até em colocar uma janelinha com um filme vermelho para poder verificar o número da exposição, mas eu deveria ter, previamente, elaborado melhor a medida do quadro para isso dar certo.

Daí é só fechar a tampa e curtir:



No momento estou acabando a Sete de Nove III, mas dessa vez ela irá funcionar (se funcionar) com folhas de filme 4x5. A qual pretendo usar tanto o chassis quanto o roll film Calument tentando, portando fotos usando filme 120 em formato 6x7.

Taí o princípio da moça:



Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2009, 10:34:46
Tbém tô pensando em fazer uma...gostei da brincadeira.
 :ponder:


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2009, 12:07:31
Caraca, Elmo

Hehehehe...eu num projetei a minha tão bem assim não. Aliás, nem teve projeto, mas ta dando certo...um errinho aqui outro ali, nada que um estilete e uma super bonder não resolva. Mas é só minha primeira, já tô com algumas idéias pra outras.

Sim, mas falando de projeto. Tô com receio que o filme não esteja, exatamente, no lugar correto para a incidência de luz. Alguma dica? Ele está a 40mm do furo, mais ou menos. Longe demais? Bom? Terei minha grande angular assim?

Outra coisa. O material que usei foi uma borracha bem firme, a folha dela tem cerca de 4 mm de espessura, o buraco que fiz com a furadeira tem 5mm de diâmetro. Ele ficou um pequeno "túnel". Fico me perguntando se seria melhor colar o "pinhole" por trás do furo grande ou na frente. Isso vai influenciar?



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2009, 13:20:49
Elmo, o nome "Sete de Nove" é por causa da "Sete de Nove" da Voyager o seriado?

[ ]s

Formel


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #25 Online: 17 de Maio de 2009, 21:37:41
Elmo, o nome "Sete de Nove" é por causa da "Sete de Nove" da Voyager o seriado?

[ ]s

Formel

É isso aí, Formel  :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #26 Online: 17 de Maio de 2009, 21:38:36
Pessoal, convidei o Wilton Matos pra participar dessa sala conosco e nos dar algumas dicas.

Vamos ver se ele aceita. ;)


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2009, 12:42:31
Tô na fase de fazer o furo com a agulha. Fiz alguns testes, scaniei, medi no photoshop, mas ainda fica muito vago. Acho melhor ir no achômetro, mesmo. Pra isso preciso das superdicas de vocês.

1) É CORRETO AFIRMAR QUE QUANTO MENOR O FURO, MELHOR?
2) FIZ A CÂMERA COM UM MATERIAL GROSSO (4 MM). COLO O FURO DO LADO DE DENTRO OU DE FORA?
3) SE O FURO NÃO FICAR BEM REDONDINHO, TEREI PROBLEMA COM AS FOTOS?

Por enquanto só essas dúvidas.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2009, 12:52:57
Bcal13... Vamos lá...
1) Não... Existem duas abordagens para o tema, eu particularmente prefiro a abordagem que diz que o ponto ótimo ocorrerá quando o tamanho dos círculos formados pelo fenômeno de cáustica for igual ao tamanho dos círculos oriundos da difração. Este tamanho vai variar de acordo com a distância entre o furo e o plano da mídia. Furos muito pequenos terão maior difração, euqanto furos muito grandes terão maior cáustica.
2) O furo tem que estar na superfície mais fina possível.
3) Perderá um pouco de nitidez.
« Última modificação: 18 de Maio de 2009, 17:05:22 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2009, 16:19:57
Bruno, coloque do lado de dentro da câmera, pois se fizer do lado de fora, a luz poderá, após passar pelo furo, sofrer uma refração nas bordas da câmera.

Furos não tão circulares dá problema de nitidez, como o Leo disse.