Autor Tópico: Tô fazendo uma Pinhole!  (Lida 9935 vezes)

Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 15 de Maio de 2009, 09:47:44
Olá, amigos! Meu nome é Bruno e sou bem novato aqui...é apenas meu segundo tópico!

Então...Minha namorada e eu estamos constriundo uma pinhole! Meio sem noção de nada. O primeiro desafio foi decidir qual material utilizar, entre eles: madeira, plástico, papelão, acrílico, borracha e por ai vai. Acredito que cada um desses tenha suas vantagens e desvantagens, mas pelo preço e pela facilidade de manuseio, ficamos com a borracha. Compramos uma folha de uma barracha bem firme, ela tem mais ou menos 3mm de espessura e acredito que a câmera fique bem resistente e leve. Sim, mas essa foi a parte fácil. Tenho dúvidas em relação às medidas, à distância do furo para o filme (quero usar 120mm), em como definar a angulação (quero grande angular) e também, mas já posteriormente, sobre o tempo de exposição, já que nunca fotografei com uma micro abertura, fico inseguro.  :ponder:

Vi a pinhole do Elmo e estou impressionado com o acabamento. Parabéns!

Help me! :D


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2009, 11:39:41
Vai publicando sua evolução pra gente aqui :worship:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2009, 12:29:45
Opa, Leo

Eu já tinha lido esses outros tópicos, mas não sanaram minhas dúvidas. Tava analisando aqui meu projeto...estou pensando em fazer uma pinhole que seja facilmente adaptável aos filmes 135mm e 120mm...quanto ao encaixe da bobina é fácil...não sei direito sobre a distância do furo para cada um deles.

Dicas?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2009, 13:03:47
Então, a distância do furo vai equivaler à distância focal do seu sistema em termos de ângulo de visão. Quanto mais próximo mais aberto será o ângulo. Eu recomendo uns 45mm pois dá um ângulo de visão legal no 135.
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 13:13:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2009, 15:04:00
Oi, Bruno.

Legal você se dispor a fazer uma Pinhole.

Na minha opinião, a regra de Pinhole é só uma: Não há regra.

Distância entre o furo e o filme, o que der. Uma caixinha de fósforos pode dar ótimas fotos e a distância deve ser de 10 mm. Olha essa aqui que consegui com essa Lata de Sardinhas com uma distância de 20 mm:





A minha de madeira que viu, para filme 120, tem 25 mm. Dá uma senhora grande angular. Particularmente não gosto de 45 mm pra filme 135, visto que o enquadramento da foto fica meio difícil. Com uma distância focal menor, fica mais fácil dar uma dentro.

Quanto ao material, qualquer coisa que sirva de câmera escura tá valendo. Quanto mais bem acabado melhor.

Aqui um procedimento pra vc calcular e MEDIR o orifício (usando um scanner) de acordo com a distância focal que você se disponibilizar a arriscar:

http://ca.geocities.com/penate@rogers.com/diameter.htm

Tenho preferido fazer o orifício em papel alumínio. Melhor que em chapinha de aluminio.

Vai por mim, a primeira sempre sai uma b..., mas a segunda dá um show  :clap:, portanto, não desanime.

Uma boa experiência prévia é fazer em caixinha de fósforos, veja em:

http://www.matchboxpinhole.com/

ou no vídeo:

http://www.metacafe.com/watch/884241/matchbox_camera/

E BOA DIVERSÃO!!!!

Em tempo: Qualquer porcaria que sair de uma pinhole é uma felicidade danada, ou seja, é satisfação garantida.





« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 15:12:49 por Elmo »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2009, 16:06:29
Elmo,

Muito legal a da caixa de fósforo...



 :clap: :clap: :clap:

Você chegou a fazer uma dessa??
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


murilocontro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Murilo Contro / Design + Fotografia
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2009, 17:47:03
Para avançar o filme é no "zoiometro" nessas pinholes?  :assobi:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2009, 21:35:07
Você chegou a fazer uma dessa??

Elias, fiz um monte e nos meus cursos ensino o  povo a fazer, olha uma turma aí:



« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 21:40:51 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2009, 21:36:42
Para avançar o filme é no "zoiometro" nessas pinholes?  :assobi:

Isso depende da Pinhole, fiz uma com uma pecinha de plástico rígido que quando passava pelos buraquinhos do filme de 35 dava uns "clecs". Era só contar os barulhinhos.
« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 21:37:40 por Elmo »


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2009, 22:24:12
Boouuaa, Elmo!!!!

Os links vão ajudar muito, cara; Obrigadão! Mas uma coisa ainda não ficou muito clara pra mim, seguinte: a distância do orifício até o filme vai definir o ângulo de visão da câmera, correto? Quanto mais próximo maior a angulação, correto? E a distância focal, é determinada pelo quê? Como saber a distância mínima que posso fotografar um objeto?


 :shock:


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2009, 02:43:00
Elias, fiz um monte e nos meus cursos ensino o  povo a fazer, olha uma turma aí:


Muito legal, Elmo!!

Nunca brinquei com pinhole... qQualquer hora pego pra fazer uma dessa!

Os tempos de exposição, você costuma usar a base que estava naque link que você passou mesmo??

Citar
Outside, sunshine: 1 or 2 seconds

Outside, cloudy conditions: 5 seconds

Indoors, normal room lighting: 5 - 10 minutes



Tem algumas imagens fácil aí que você fez com ela, pra compartilhar com a gente?

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2009, 06:28:34
Oi, Elias e Bruno.

Respondendo aqui rapidamente, pois dou aula daqui a pouco e na volta explico melhor.

Quando ao tempo de exposição,evidentemente vai depender do iso do filme também. Então segue abaixo uma boa tabela extraída do livro "Pinhole Photography -From Historic Technique to Digital Application" de Eric Renner:



Ou então desse material do Luciano Sampaio em "Guia Prático de Fotografia Pinhole":



Mas confesso que, na verdade, o meu método é tentativa e erro até sacar qual é a da minha câmera Pinhole no primeiro filme, depois que eu vi a M... que ficou é que tenho a idéia de como proceder nos seguintes. Infelizmente não sou tão detalhista como é preciso ser, então acabo gastando mais material e apelando pela intuição mesmo.

Quanto a expor algumas fotos, tenho imensa preguiça de digitalizar pinhole. Mas aqui vão algumas amostras dos resultados de dois grandes amigos (hoje minha referência no assunto, de norte a sul do Brasil): O Wilton Matos de Fortaleza (Caixa de Fósforos) e o Catarinense Marcos Campos (Lata de Sardinhas):

http://www.flickr.com/photos/wiltonmatos/sets/72157612988947583/

http://www.flickr.com/photos/marcoscampos/sets/72157601239341097/

O pouco que sei, consegui desses dois malucos.

Em tempo:

Bruno, a grosso modo não ha necessidade de se preocupar com foco em Pinhole.

« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 06:36:18 por Elmo »


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2009, 10:12:29
Vlw, Elmo

Tô com a estrutura dela quase pronta. Com em dúvida se faço o orifício em latinha de refri ou em papel alumínio, como vc disse que prefere. Teria alguma justificativa? Achoq ue hj, até o final do dia, tenho ela montadinha.

Abs


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #14 Online: 16 de Maio de 2009, 11:17:06
Bruno, no caso da latinha, o melhor furo que já consegui foi por meio da pressão da agulha até deformar a lata e, após isso, lixar a saliência. Dá trabalho e nem sempre se acerta, necessitando fazer tudo novamente. Quando vejo no scanner, o buraco dificilmente está circular, mas sim mais ovalado.

Com o papel alumínio faço o sequinte, deslizo o papel alumínio em uma folha de papel normal até deixá-lo bem liso. Recorto um pequeno pedaço de papel mais duro (da aba de uma caixinha de remédios, por exemplo), coloco atrás do papel alumínio e faço uma pequena pressão com a agulha sobre esse último. Coloco em frente ao meu olho, se eu conseguir enxergar alguma cena nítida do outro lado, o buraco está grande demais. Caso eu consiga ver a cena mas se a mesma estiver hachurada, o buraco está de bom tamanho (isso é a MINHA experiência, com o meu olho e a minha visão e os meus resultados). No Scanner o efeito circular se apresenta mais frequente com esse método.

Dessa forma, o papel alumínio é mais pragmático.
« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 11:19:13 por Elmo »