Autor Tópico: 6x6 - câmeras  (Lida 10227 vezes)

Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Online: 16 de Maio de 2009, 20:27:34
fora as TLR, quais cãmeras conseguem fazer fotos no formato quadrado, 6X6??

nas hassel vc pode trocar os chassis e fazer né? e quais outras?


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2009, 21:44:11
Um punhado:

Holga
Rollei 6008 AF
Brownie Hawkeye (mas é formato 620)
Bronica SQA
Bronica EC_TL
Certo-Phot
Mamiya 6
Kiev 60
Super Ikonta 521, 533
Zeiss Ikonta, todas as B
Weltur
Silvestri H25
Sputnik
Baldix
AGFA Jsolette
Vollenda 620
Hassel
Rittreck
Hapo 66-E
Ansco Titan

Essa lista não vai terminar nunca.




Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 17 de Maio de 2009, 12:56:05
hahahahahaahahahahahahaah

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

po Elmo, mas isso é lista de colecionador!!!!!! provavelmente eu vou morrer antes de ver metade dessas cãmeras....hauhauahuaauhaua

me referia ás marcas mais tradicionais e conhecidas, que circulam no mercado com mais facilidade, tipo pentax, mamiya, hassel, rolei, fuji...

mas valeu a resposta! :ok:


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2009, 09:19:51
Po, mas na lista tem Mamiya, Bronica, Hassel!
hahahahahaahahahahahahaah

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

po Elmo, mas isso é lista de colecionador!!!!!! provavelmente eu vou morrer antes de ver metade dessas cãmeras....hauhauahuaauhaua

me referia ás marcas mais tradicionais e conhecidas, que circulam no mercado com mais facilidade, tipo pentax, mamiya, hassel, rolei, fuji...

mas valeu a resposta! :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2009, 09:50:55
Po, mas na lista tem Mamiya, Bronica, Hassel!

É isso aí. E, Anderson, uma Holga você encontra em qualquer esquina.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2009, 12:13:39
ando pesquisando, pois não vai tardar eu entrar no MF...e o formato 6x6 muito me atrai...fico de olho nos anúncios, estou na captura de uma boa Rolei, mas sempre quando aparece uma que agrada em cheio a grana tá curta...Hassel então tira até o sono...hehehehe

fora o 6x6, estive pesquisando sobre a Pentax 645N...econtrei algumas com preço razoável, e um bom set de lentes disponível...oque os amigos podem me dizer dessa camera??

sei que o tópico se iniciou no 6x6, mas é bom que o assunto rende e mais gente participa. :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2009, 16:29:15
Nada substitui uma 6x6, na minha opinião. Mas uma 645 é legal pois rende mais do rolo. Eu me atrapalho um pouco com câmeras de Médio Formato com uma lente só. Não sei se é a ergonomia, sei lá...

Além de 6x6, tem que ser TLR.

O resto é legal também. 8-)


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2009, 17:20:48
vejo que o quadradão seduz mesmo a galera...hehehe

eu também estou me rendendo ao formato 6x6, tenho até feito imagens na digital já imaginando o crop quadrado...

gosto do 6x7 também...acho ele um bom meio termo entre os outros formatos..nem tão quadrado nem tão retangular...

mais alguém aqui gosta?


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2009, 17:31:28
Lembrando q a 645n é uma câmera eletrônica, ou seja, a idade pode ser um problema maior do q se fosse uma totalmente mecânica!

Abraços


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2009, 17:33:55
Lembrando q a 645n é uma câmera eletrônica, ou seja, a idade pode ser um problema maior do q se fosse uma totalmente mecânica!

Abraços

é verdade Lucas...a alternativa a ela, na mesma marca seria a ótima Pentax 67, não é??

elas usam as mesmas lentes??


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2009, 07:33:19
é verdade Lucas...a alternativa a ela, na mesma marca seria a ótima Pentax 67, não é??

elas usam as mesmas lentes??

Não. Cada formato tem o seu próprio set de lentes. Mas, se você pensa em comprar uma Pentax 67 também poderá ter apenas um corpo de 645, e nesta, usar todas as lentes da 67 usando um adaptador para isso. Dê uma pesquisada em algo como: "Pentax 67 Lens to Pentax 645 Body Adapter".

Esse adaptador não é tão fácil de encontrar, mas não é impossível. Com um pouco de paciência ele aparece.

Desculpe-me por falar o óbvio: é legal lembrar que o círculo de imagem para cobrir 6x7 cm (o real desse formato da Pentax é 55 x 70 mm) é bem maior que os 4,5 x 6 cm da 645. Então, em usando as lentes da 67 com adaptador no corpo da 645, em qualquer abertura vai se usar somente o "meio" da lente 67, ou seja, somente o filé mignon. A qualidade ótica da Pentax para médio formato é algo que agrada a muitos fotógrafos pelo mundo afora.

Outra coisa. As lentes para 67 são mais fáceis de se encontrar que as 645. O preço também, por vezes, é mais barato.

O peso. Este é o quesito importante, pois, sair à rua com uma Pentax 67 é algo a se pensar. Ela é bem pesada. Nela, objetivas de 90 ou 105mm até dá pra encarar no "braço" mesmo. A partir de 150mm, 165mm, daí o bicho pega, ela vai exigir um bom tripé.

Das Pentax 67 você vai encontrar quatro modelos:
  • Pentax 6x7 (assim mesmo, com "x" no meio dos números)
  • Pentax 6x7 c/ MLU (Mirror Lock Up, ou Trava de Espelho)
  • Pentax 67 (aqui sem o "x" no meio, todas com MLU, e como evolução, uma construção bem melhor que as anteriores)
  • Pentax 67 II (último modelo, eletrônica, muito cara, só se o freguês fizer mesmo questão dela)

Aquela primeira 67, sem Trava de Espelho, esqueça. Para velocidade igual ou inferior a 1/30s, esse dispositivo faz muito diferença. É que a batida do espelho é um verdadeiro "cataploft". Uma pancada mesmo. E eu, particularmente, adoro esse barulho.
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2009, 09:07:40
Anderson, vc está procurando uma câmera MF para trabalhos profissionais?
Se for para 'uso amador', uma TLR é diversão garantida. Além disso é bem mais barata, gostosa de operar e são charmosas pra caramba. É a melhor porta de entrada para o MF, na minha opinião.
E quando digo para uso amador estou generalizando pela restrição das lentes fixas mas em termos de qualidade não deixa nada a desejar. Muitas dessas TLRs tem as lentes bem afiadas e nada impede que sejam usadas para trabalhos profissioanais ainda que seja em aplicações específicas.
Abs.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2009, 13:17:46
Braga, obrigado pela aula. Eu quero muito uma Pentax 67, mas sempre me perdia nas variaçoes. Se não for abusar muito de vc, se tiver algum site onde eu possa entender melhor essas diferenças, e ver tb as lentes q existem pra esse sistema, vc me passa?


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2009, 14:23:52
ando pesquisando, pois não vai tardar eu entrar no MF...e o formato 6x6 muito me atrai...fico de olho nos anúncios, estou na captura de uma boa Rolei, mas sempre quando aparece uma que agrada em cheio a grana tá curta...Hassel então tira até o sono...hehehehe

fora o 6x6, estive pesquisando sobre a Pentax 645N...econtrei algumas com preço razoável, e um bom set de lentes disponível...oque os amigos podem me dizer dessa camera??

sei que o tópico se iniciou no 6x6, mas é bom que o assunto rende e mais gente participa. :ok:

Anderson, pode ir de Pentax 645n sem medo. Desde que esteja com boa conservação, é claro. É uma câmera completa.
"I see dead pixel!!!"


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2009, 14:51:05
sensacional a explicação Braga!!!!!!

 :worship: :worship: :worship: :worship:

e Glauco, que bom que está por aqui também...tinha iniciado essa conversa, inclusive no seu tópico mesmo lá no esquina, mas acabou morrendo e nem achei o tópico mais...

o assunto é vasto, pois como disse, gosto de espalhar a brasa para ver o fogo render...hehehehe...e num tópico que começou com uma boba pergunta sobre o 6x6, já sairam respostas esclarecedoreas sobre outros formatos...

eu gostei muito da 645N...e com essa explicaçao do Braga ela acabou ficando mais sedutora...
Mas vamos continuar por aqui com as opiniões. :ok: :ok:



Anderson, vc está procurando uma câmera MF para trabalhos profissionais?
Se for para 'uso amador', uma TLR é diversão garantida. Além disso é bem mais barata, gostosa de operar e são charmosas pra caramba. É a melhor porta de entrada para o MF, na minha opinião.
E quando digo para uso amador estou generalizando pela restrição das lentes fixas mas em termos de qualidade não deixa nada a desejar. Muitas dessas TLRs tem as lentes bem afiadas e nada impede que sejam usadas para trabalhos profissioanais ainda que seja em aplicações específicas.
Abs.  :ok:

Guto, é , e ao mesmo tempo não é para uso profissional...gostaria de entrar no formato mais pela paixão pela fotografiamesmo, já que hoje meu trabalho profissional é 100% digital...mas nada que impessa executar trabalhos com o formato assim que me sentir seguro para fazer um trabalhoconsistente, de qualidade, e enquanto vou aprendendo vou fazendo minhas fotinhas...hehehe...