Autor Tópico: O RAW e o Raw - novo artigo no ABC da Fotografia em RAW  (Lida 1573 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2009, 20:41:15
Ivan, vc arrasa sempre! As perguntas do cara lá tb estão ótimas, ficou muito legal o artigo. Posta lá no post do Sganzerla no outro fórum sobre os conversores pra jogar uma luz. Eu infelizmente não posso essa semana...  :D

Estou aqui no aguardo do artigo do uniWB. Sabe que eu comecei a brincar com iluminação criativa, gelatinas nos flashs e tal, e aí o uniWB ficou meio inviável na falta do filtro magenta, pois com ele pelo menos dava pra dar uma visualizada no que eu estou fazendo com as cores. Compor cor em cima daquele verdão é impossível. Só que eu nunca achei o CC30M, ou nenhum outro CCXXM pra comprar aqui, só no exterior. Vc conseguiu achar por aqui? Mas agora acho que a tal história do uniWB ficou meio inútil, mesmo com o filtro magenta. Quando vc está fazendo a luz é muito legal poder brincar com o WB "on camera", iluminar uma parte da foto com uma cor e compensar ela pra alterar as cores da parte que vc não está iluminando, por exemplo, se estiver no uniWB não rola, vc perde o controle do efeito.

Agora, pra quem não ilumina, ainda mais que com menos luz expor certinho à direita vai fazer ainda mais diferença, acho que o uniWB pode ser legal.

Estou esperando mesmo é vc desmistificar o LAB. :assobi: Tô começando aqui a ler um livro sobre o assunto, e estou muito impressionado. Conceitos como os sharpens e noises da vida, e até mesmo foco(!), todos passam pelo LAB. É daquelas coisas com as quais vc toma contato e fica se perguntando como é que viveu até agora sem saber disso.

« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 20:50:03 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Betão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2009, 23:30:10
Muito bom como sempre Ivan, eu quase nunca posto algo, mas acompanho seus comentários desde 2005 nos bons tempos de "quebra pau", no bom sentido é claro, com o Léo Terra.

Abraço e se vc fizer um livro, como comentado em um desses posts, pode contar que serei um leitor.



Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2009, 08:21:07
 :ok:

Já vou conferir... estava aguardando a continuação das aulas tinha algum tempo... RAW vicia!

 :clap:


WildStar

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2009, 23:00:42
Obrigado, Ivan! Muito bom o artigo - é como tomar a pílula vermelha do filme Matrix. :)

Notei que se fala muito do RawTherapee e do ACR. Eu uso o Capture One no meu workflow. Alguma opinião sobre ele?

Abraços,

WS
Canon EOS 5D Mark II / 580 EXII
24-70L / 16-35L / 100-400L
Macbook Pro 15" 2.93GHz 8GB RAM 500GB HD


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2009, 17:00:29
Thiago, Betão, Oberdan, Wildstar;

Obrigado. Sou de fases, às vezes posto mais, outras vezes menos. Estou com algumas idéias sobre novos textos, que aprofundam este último artigo (ou melhor, que o expandem). Vamos ver se saem -risos.

Abraços,
ivan